Glúten – Ajuda na Parte I de Como Recuperar nosso sistema Imunológico

gluten para minha vida comigoPara que possa ter uma ajudinha maior na 1a etapa do plano de Recuperar seu Sistema Imunológico, hoje vou desenvolver um pouquinho o assunto do glúten.

O glúten é encontrado em muitos grãos. Arroz e aveia não contém glúten. No entanto, a aveia é, frequentemente, processada em fábricas que processam grãos que contêm glúten e devem ser evitados, a menos que o rótulo diga: Sem glúten. 

Você deve ler os rótulos para determinar se um produto é realmente livre de glúten, porque o trigo e os outros cereais que contêm glúten são frequentemente encontrados em muitos alimentos processados.

Aqui vai uma ajudinha.

Alimentos com Glúten (trigo, cevada, centeio, espelta):

  • Pão, bolos, bolachas, muffins, donuts, cereais, massas, aveia, molhos prontos de salada, sopas prontas, algumas carnes (ex.: almôndegas) e alguns molhos de soja/shoyo.

Alimentos alternativos ao glúten:

  • milho (organico), batata (preferencialmente a doce), arroz (negro, vermelho, 7 grãos, branco, integral), grãos de soja, tapioca, trigo sarraceno, mandioca, mandioquinha, quinoa, amaranto, alfarroba,…

Opções de farinhas para bolos, pães, massas, crepes,…:

Procure consumir farinha orgânica. A forma como a farinha for moída (o ideal é moinho de terra) tem um efeito sobre o desempenho, sabor e densidade nutritiva finais. Para aqueles que são sensíveis ao trigo, há uma grande variedade de farinhas sem trigo e de baixo glúten. Verifique sempre a embalagem do fabricante. Dê preferência por comprar em lojas que vendam produtos a granel pois é muito mais econômico.

  • Amaranto: sem glúten, mas contém glicogênio; forte farinha de noz doce; rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio; rico em proteínas com alto valor biológico; não é recomendado para portadores de diabetes, pois possui alto índice glicêmico. Quando um alimento conta com alto índice glicêmico, a absorção de glicose é rápida o que leva ao aumento das taxas de glicose no sangue e pode causar uma hiperglicemia o que agrava o diabetes. Pessoas com doenças renais também devem evitar o grão por ele ser rico em proteínas e o excesso do nutriente poder sobrecarregar os rins. Não usar em receitas que precisam de cozimento levedura.
  • Farinha de Arroz integral: usar para: pães massa, biscoitos, massa de pizza (para torná-lo crocante); textura granulada; substituto em pequenas quantidades; em pães, deve ser combinada com farinha pegajosa como aveia, centeio ou batata; para fazer pão 100% de farinha de arroz deve adicionar goma xantana, uma goma vegetal; comprar em pequenas quantidades pois estragasse rápido;
  • Farinha de trigo sarraceno/Mourisco: usar em panquecas, waffles e massas; não use em molhos pois vai se transformar numa cola; acrescenta sabor saudável para assados;
  • Farinha de milho: deliciosa para panquecas, bolos e tortilha, bem como para engrossar molhos; a farinha de milho tem um elevado teor de nutrição.
  • Farinha de Grão de bico: rico em proteínas, cálcio; usar em crepes, pão achatado, em hummus e falafel;
  • Polenta: farinha de milho moído grosso; Um alto teor de vitaminas;
  • Quinoa: sem glúten, mas tem glicogênio; contém o dobro da proteína da farinha de milho ou de arroz; usar em pão; tente 50% em receitas de bolo; usar 100% para panquecas, crepes, bolos, biscoitos e cookies;
  • Soja: acrescenta umidade para assados e aumenta a quantidade; usar não mais que 25% em bolos e ainda menos em pães, caso contrário, eles vão subir demasiado depressa;
  • Chia: boa para o bom funcionamento do intestino; possui uma quantidade maior de fibras e proteínas do que a mesma porção da farinha de trigo; menos calórica e possui uma carga maior de minerais como magnésio, fósforo e potássio. Veja o que já escrevi aqui sobre esta semente mágica AQUI;
  • Farinha de côco: rica em fibras, melhora o transito intestinal, rica em proteínas, baixo índice glicêmico, auxilia digestão, boa para imunidade, etc. Pode misturar com outras farinhas. Seja para fazer pratos doces ou salgados;
  • Farinha de linhaça: benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer (rica em fitoestrógenos). Suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem o acúmulo de gordura no corpo; rica em ácidos graxos; protege contra inflamações. 

Farinhas sem gluten

Estas são fotos de algumas embalagens. não estou sugerindo nenhuma marca ;)

Ajudou? Querem receitas não é? rsrs…:)

#3semanasSemGluten #SistemaImunologico #ImunidadePower #leiamOsRótulos #Éfácil #SemChoppNaSexta #SemPizzaNoDomingo #SãoSó3Semanas :)

Fontes de Pesquisa: The Immune System Recovery Plan – Susan Blum, M.D., M.P.H with Michele Bender; posts anteriores; minhas nutris de plantão 😉
 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Glúten – Ajuda na Parte I de Como Recuperar nosso sistema Imunológico

  1. ANDREA
    30 de junho de 2020 às 17:56

    Preciso retirar a farinha sem gluten das receitas da minha filha pois ela tem resistencia a insulina, como faço para saber a conversão para usar a farinha de linhaça ou farinha de coco ….

Escreva um comentário

*