Outubro Rosa #11

Use Preservativo!

Alguns tipos de vírus, associados a infecções crônicas, estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer. Exemplo disso é o  HPV (vírus do papiloma humano). Quando não é tratado e se torna crônico, pode se transformar numa lesão e, posteriormente, num câncer.

Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV (vírus do papiloma humano), associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.

As lesões precursoras ou o câncer em estágio inicial não apresentam sinais ou sintomas, mas conforme a doença avança podem aparecer: sangramento vaginal, corrimento e dor (nem sempre nessa ordem). Nesses casos, a orientação é sempre procurar um posto de saúde ou seu médico ginecologista, para tirar as dúvidas, investigar os sinais ou sintomas e iniciar um tratamento, se for o caso.

Para além de usar preservativo, faça o exame preventivo anual (citopatológico/papanicolau). Este exame é gratuito nos postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do SUS.

Nota: A vacina, usada na prevenção do câncer de colo do útero, já está sendo ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 11 a 13 anos. dica#11_outubrorosa

#OutubroRosa #PrevencaoHPV

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*