Andar a pé

Quanto do seu dia você anda a pé?

Eu sempre fui uma amante das caminhadas. Não gostava de academias (hoje em dia adoro) mas estava sempre disposta a por as minhas_MG_0230 pernocas para caminhar. Na verdade, além de gostar sentia esta necessidade. Você sabia que este é um dos melhores exercícios que podemos fazer para o nosso corpo e para a nossa mente?

Os Suíços são os maiores consumidores do mundo de chocolate e, mesmo assim, são magrinhos! Sabe porquê? Os estudos dizem que é porque fazem o máximo de coisas a pé no seu dia a dia. Já os americanos caminham apenas 10% do tempo e sabemos bem as taxas de obesidade que o país vive.

Caminhando você trabalha as pernas de alto a baixo. E se a passada for larga, trabalha até o bumbum! Se andar suficientemente rápido, tem até mais benefícios cardiovasculares do que a corrida pois não coloca as articulações em perigo.

Os aspetos mais importantes da caminhada são a postura e a respiração. Cabeça e costas eretas, com o queixo para cima, olhando fixamente um ponto além. Ombros soltos e para trás (tipo peito estufado). Inspire e expire profunda e lentamente. Concentrar-se na respiração vai melhorar o valor meditativo da sua caminhada. Liberte seu pensamento e siga….

Aprender a ficar à vontade em um espaço onde apenas você é importante requer prática. Mas os benefícios são incríveis! Comece por caminhar 30 minutos todos os dias e vá aumentando. E sempre que poder fazer alguma tarefa a pé, faça. Deixe o carro ou o transporte público para quando precisa mesmo. Experimente o desafio.

Se quiser incrementar, suba escadas! Os resultados desta atividade são maravilhosos para o #OrgulhoNacional (#bumbumnalua). 1h subindo escadas são 1100 calorias gastas!

Acompanhe meus treinos e minha alimentação no Instagram. Saiba como passei dos 31% de gordura para os 18% @minhavidacomigo

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “Andar a pé

  1. Maria
    22 de outubro de 2014 às 16:20

    Eu faço-o com muito prazer. Pode não ser diariamente, e conforme as condições atmosféricas, mas caminho.
    Hoje, foi um dos dias. Regra geral, são cerca de 5 a 6 km.
    E quase todas as compras e ou assuntos para tratar, vou a pé.
    Também frequento o ginásio.
    Beijinho

  2. Pedro Castanheira
    22 de outubro de 2014 às 14:51

    Sim caminhar é o que podemos fazer de mais saudável.
    Enquanto somos jovens andamos a pé para todo o lado, corremos para apanhar os transportes públicos, andamos de bicicleta, brincamos, saltamos muros, corremos e a nossa energia não tem fim.
    Quando entramos no mundo do trabalho as coisas começam a funcionar ao contrário; mais tempo sentados, o transporte é o nosso carro e leva-nos até à porta do escritório, deixamos de andar, de correr e o sofá faz grande concorrência à cadeira do trabalho.
    Portanto andar é o mínimo que devemos fazer.
    Vamos todos começar a passear

  3. 22 de outubro de 2014 às 14:01

    aprendi a andar a pé com vc meu amor!

Escreva um comentário

*