Suplementos Proteícos proibidos

Há umas semanas o programa Fantástico, da Rede Globo, mostrou uma reportagem que tem causado “furor” e muitos questionamentos para quem pratica atividade física e faz uso de suplementos. Eu incluo-me nesta lista e por isso fui conversar com a nutri Andreia Pinchelli (quem cuidou de mim no tratamento, como já falei várias vezes:) ). E ela deu uma explicação sobre o que está acontecendo. 

“Quando se fala em suplementos, muita gente pensa que todos são iguais!!! Mas o que realmente difere um produto do outro? No caso dos suplementos proteicos, basicamente, devemos nos preocupar com:

  1. O tipo de proteína que este suplemento apresenta;
  2. A qualidade e confiabilidade da matéria prima e do fornecedor;
  3. A quantidade de proteína em gramas, que este contém pela porção do produto (por ex. 20g de proteína por 30g de Pó);
  4. A adição de corantes (que deve ser a menor possível, e se possível naturais), bem como a adição de edulcorantes. 

Crédito: site kilorias da Band

Crédito: site kilorias da Band

De modo geral, as empresas tendem a misturar proteínas “melhores”, e portanto (mais caras), com outros tipos de proteínas (mais baratas) com o objetivo principal de deixar o produto mais barato. Geralmente os suplementos proteicos com a melhor relação custo-benefício são um pouco mais caros. No entanto, por conterem proteína de melhor qualidade e em maior quantidade por porção, a quantidade a ser usada por dose, será menor, usamos menos. E para além disso tem um risco menor para a saúde e garante o resultado.

O que me leva a escolher o suplemento é a confiabilidade do fornecedor, a marca do produto. A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), proibiu a comercialização de diversos produtos, após análises, devido à composição real ser diferente daquela informada na rotulagem. E isto é uma fraude contra o consumidor.

Grande parte das inadequações referem-se ao teor de carboidratos declarados no rótulo e o encontrado no produto. Há marcas com 1000% a mais no teor de carboidrato do que o referido no rótulo!!!! Alguns tiveram, após análise, a presença de ingredientes não declarados na rotulagem, que pode gerar risco de sáude ao consumidor, se este for por ex. alérgico ao ingrediente não declarado. Também foi identificado teores de proteínas menores do que aqueles declarados na rotulagem.

Confira na íntegra, aqui no site da ANVISA, os suplementos proibidos de comercialização.

Ressalta-se que essa listagem infelizmente é crescente (e, esta sendo constantemente atualizada), e portanto devemos ficar muito atentos ao adquirir um suplemento proteico. Portanto: CUIDADO: VOCÊ PODE ESTAR SENDO LESADO… NãO USE SUPLEMENTOS SEM INDICAÇÃO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO! ;)”

Obrigada querida nutri pela explicação ;).

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Suplementos Proteícos proibidos

  1. anacanomeira
    14 de setembro de 2014 às 10:48

    Por vezes a preguiça é maior e pegamos no titulo sem ler nas entrelinhas e realmente nem todos os suplementos são iguais e nem todos são saudáveis.
    Temos que tomar atenção. Muita atenção

Escreva um comentário

*