Leptina, Grelina e a obesidade (hormônios)

Na semana passada terminei de ler um livro do Deepak Chopra e, entre várias coisas, uma delas chamou MUITO  a minha atenção. Dois hormónios que o nosso corpo produz: a Leptina e a Grelina.

O autor faz um alerta para os perigos da gordura abdominal e explica que estas células de gordura segregam, constantemente, hormônios para a corrente sanguínea. Principalmente Grelina (o hormônio que aumenta o apetite). Este hormônio é contrabalançado pela leptina, o hormônio da saciedade. Deepak diz que quanto mais gordura temos, mais produzimos o hormônio da fome (Grelina). Ou seja, quanto mais gordura temos mais fome temos. Uma ironia super cruel, certo?

E isto me deixou reflexiva e quis entender um pouquinho mais como funcionam estes dois hormônios. E para isso, quem me deu um “help” foi a nutri Mariana Ferri d’Ávila.

Alguns estudos recentes têm demonstrado a relação de tecido adiposo e a produção de hormônios que regulam o metabolismo, em especial os hormônios leptina e grelina, que estão ligadas ao controle da obesidade.

Leptina: É um hormônio peptídico, formado por 167 aminoácidos. Esse hormônio é produzido nos adipócitos e age no hipotálamo diminuindo o apetite, aumentando o gasto energético, regulando a função neuroendócrina e atuando no metabolismo da glicose e lipídeos.

Como é produzida pelo tecido adiposo, quanto maior a gordura corporal, maior será a quantidade de leptina. Enfim, quando seus níveis estão altos, a ingestão alimentar diminui e quando seus níveis estão baixos induzem ao consumo em excesso de alimentos.

Apesar de em obesos existir uma alta concentração de leptina, esses indivíduos ainda têm um grande apetite. Isso acontece porque a maioria das pessoas com obesidade apresenta resistência à leptina graças a menor quantidade de receptores desse hormônio no sistema nervoso central, assim sendo, as células do hipotálamo não recebem os sinais da leptina para reduzir a alimentação.

Grelina: É um hormônio produzido especialmente pelas células do estomago. Ele também atua no hipotálamo e ao contrário da leptina, estimula o apetite, além de estimular a liberação do hormônio do crescimento (GH) e controlar o balanço energético. Pesquisas em roedores mostraram que a ingestão alimentar foi incentivada pela elevada concentração de grelina, o que levou à obesidade justamente devido a esse aumento na ingestão alimentar. Estudos mostraram também que após ingerir alimentos, a concentração de grelina não diminuiu em obesos, causando um aumento do consumo alimentar.

Mesmo após o médico solicitar a dosagem desses hormônios e iniciar estratégias para regularizá-los, as pessoas podem ter dificuldade de redução de peso, caso as mudanças no estilo de vida não ocorram, como hábitos alimentares saudáveis e prática constante de atividades físicas.

leptina e grelina

Fonte: /sites.google.com

Interessante não é? Mais uma razão para controlarmos o nosso peso e procurarmos um profissional para termos uma alimentação balanceada, adequada à nossa necessidade. Cada um tem o seu biotipo, somatotipo, genética e seu estilo de vida. E existe sempre uma solução adequada a cada caso.

Obrigada Mariana pela explicação.

Fontes:
1-Gustavo R. da Mota, Angelina Zanesco. Leptina, Ghrelina e Exercício Físico. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, 51/1:25-33, 2007.
2-Lúcia Andréia, Silvana Maria Passos, Vanessa Ramos Leal de Lima, Sayonara Rangel Oliveira. A importância da homeostase entre os limites de leptina e da grelina no controle da obesidade.
3-Ricardo Eguchi, Nadia Carla Cheik, Lila Missae Oyama, Claudia Maria Oller do Nascimento, Marco Tulio de Mello, Sergio Tufik, Ana Dâmaso. Efeitos do exercício crônico sobre a concentração circulante da leptina e grelina em ratos com obesidade induzida por dieta. Rev Bras Med Esporte, vol. 14, nº3, mai/jun 2008.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

9 Comentários to “Leptina, Grelina e a obesidade (hormônios)

  1. 6 de dezembro de 2018 às 20:18

    Texto muito completo!

  2. 27 de julho de 2017 às 13:39

    Tem algum medicamento que aumenta a leptina e que reduz a grelina? se sim quais?

    • Leda Gomes Abade
      19 de outubro de 2019 às 18:56

      Helen, consulte um endocrinologista, médico idea, porque pode ser Adenoma na sua Hipófise, estou na mesma situação que você e tenho apenas gordura visceral na barriga, ele te pedirá hormônios da hipófise no exame de sangue e ressonância magnética da cela turcica e aceite o contraste que nao tem perigo e também tomografia computadorizada em 3D DO pescoço, todas ou pulmão e região pélvica e abdominal total, mas é certeza que pode ser Adenoma na hipófise, pois eu tenho adenoma na minha hipófise e faço de tudo para emagrecer como manda o endocrinologista e não resolve, fique atenta vai olhar sua Hipófise é muito sério isso que estou te dizendo. Deus abençoe você.Leda Gomes Abade 43 anos.

  3. Hamona Lorena
    4 de outubro de 2016 às 23:36

    Qual o nome do livro? Gostaria de ler..

    • Viviane Oliveira Vieira
      27 de julho de 2018 às 23:18

      não consigo emagrecer até água que bebo eu engordo preciso de ajuda

      • 22 de outubro de 2018 às 16:03

        Olá Viviane,
        vc já procurou um médico e um nutricionista?

      • Leda Gomes Abade
        19 de outubro de 2019 às 19:10

        Consulte um endocrinologista, médico ideal, porque pode ser Adenoma na sua Hipófise, estou na mesma situação que você e tenho apenas gordura visceral na barriga, ele te pedirá hormônios da hipófise no exame de sangue e ressonância magnética da cela turcica e aceite o contraste que nao tem perigo e também tomografia computadorizada em 3D DO pescoço, todas ou pulmão e região pélvica e abdominal total, mas é certeza que pode ser Adenoma na hipófise, pois eu tenho adenoma na minha hipófise e faço de tudo para emagrecer como manda o endocrinologista e não resolve, fique atenta vai olhar sua Hipófise é muito sério isso que estou te dizendo. Deus abençoe você.Leda Gomes Abade 43 anos.

  4. selma m.
    8 de setembro de 2014 às 22:10

    otimo incentivo pra quem ainda nao acordou pra importancia de perde peso! parabéns

Escreva um comentário

*