Ana Ferreira – Histórias que Inspiram #11

Ana Ferreira Maio 2013

“A minha história pode ser igual a tantas outras mas é a minha, vou contar como a minha vida mudou de um minuto para o outro.

Um dia de manhã ao secar o meu cabelo (nunca o fazia toda nua) reparei que a minha mama fazia uma covinha, apalpei e nada via mas não desvalorizei. Consultei o meu medico de família e ele mandou logo fazer uma ecografia/ultrassom (aos 34 anos não se faz mamografia) depois da eco/ultrassom veio a indicação que era melhor fazer uma mamografia e assim fiz. E, como precaução, o médico pede uma biópsia da massa de 16mm. Isto tudo num espaço de 1 semana…

Fui enviada para o hospital de Pedro Hispano e aquando de uma nova eco/ultrassom, a médica diz me de imediato que vou ter que fazer uma mastectomia, pois afinal são 7 nódulos e não apenas 1!! Assim, de repente, fui diagnosticada com cancro/câncer de mama! Comecei a chorar muito e muito e muito. Queria ser mãe novamente e tinha uma redução mamaria marcada para dali a 1 mês.

Entrei no “hotel” ( sim sou muito bem tratada no hospital, parece mesmo um hotel) a 14 Maio para fazer o exame de gânglio sentinela…fui a 1ª a entrar no bloco. Resultado mastectomia com esvaziamento da axila.

E depois veio o pacote de tratamentos: quimioterapia ( 3+3) + radioterapia (25 sessões) + 2 anos de injetável mensal e 5 anos de tamoxifeno.

Correu tudo bem…aguentei-me forte, ao contrário do meu cabelo que…caiu todinho. :(

Comprei um peruca para o meu filho, com 2 anos e meio, não ver a mãe sem cabelo mas logo logo deixei de usar. Quando o cabelo começou a cair fomos os 3 cortar o cabelo bem curtinho. Em seguida meu filho viu o papai raspar o cabelo da mamãe.

Sempre que o levava à escola eu colocava a peruca. Um dia, ele vira-se para mim e diz:  ” mamãe deixa isso em casa. Tu és munita sem cabelo” e pronto comecei a andar carequinha e com muito orgulho na minha careca :)

Tratei de me por sempre “munita” para mim e para quem me ama, um batom nos lábios e risco nos olhos ( faz toda a diferença).

Sou uma sortuda. Tenho quem me ama, mesmo estando careca ou com muito cabelo

Organizei o meu aniversário de 35 anos ( iam me fazer essa surpresa mas eu sou mais “rata” ) convidei as 35 pessoas importantes na minha vida e doei as minhas “prendas” (dinheiro) à Laço (uma fundação de apoio a pacientes com câncer de mama, em Portugal).

Entretanto fiz uma sessão fotográfica quando estava careca (fotografar todos os momentos da vida).

Depois de terminar todos os meus tratamentos, no final de Novembro tive uma conversa com a minha médica oncologista. A nossa grande questão era se podia ter mais filhos. A médica foi muito clara ” com o tipo de cancro/câncer que tem é muito arriscado ter mais filhos”. Parece que os meus ovários “alimentavam” o meu cancro/câncer. Tomamos (eu e o meu grande amor) a decisão mais difícil de todas: Histerectomia (retirada do útero). Eu precisava “matar”o meu cancro/câncer “à fome”. Tomada esta decisão, a médica retirou o injetável e o tamoxifeno foi substituído pelo Letrozol.

Neste momento aguardo a reconstrução mamária. Oh, como anseio por esse dia!”Ana Ferreira Setembro 2013

Ana Ferreira
36 anos
casada, 1 filho de 3 anos
Portugal

Obrigada querida Ana por nos contar sua história. Força querida e muitas felicidades para você e para sua familia. Já já vão chegar seus peitos “novos”. 😉

Beijo no coração

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “Ana Ferreira – Histórias que Inspiram #11

  1. Ilcione
    29 de agosto de 2014 às 14:26

    É bom ver só guerreiras! parabéns Ana pelo seu alto astral!!! que Deus a abençoe!

  2. Sara
    29 de agosto de 2014 às 14:05

    Adorei s sua estória mais uma colega vencedora!!! parabens só fiquei com uma dúvida minha no meu caso!! eis a questão tamoxifeno ou outro!! vou questionar com meu médico conheço alguns casos que têem de parar o tamoxifeno por feitos colaterais.

  3. Paula Santos
    29 de agosto de 2014 às 10:14

    És grande! Que sorte a minha, as nossas vidas terem-se cruzado! Obrigada por todas as partilhas. <3

  4. Paula Santos
    29 de agosto de 2014 às 10:12

    És grande! Que sorte a minha, as nossas vidas terem-se cruzado! <3

Escreva um comentário

*