Somatótipos – qual a melhor alimentação e exercicios para o seu tipo de corpo?

Somatótipo é uma técnica de classificação do tipo corporal/físico que dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas: Endomorfia (adiposidade), Mesomorfia (muscularidade) e Ectomorfia (magreza)

Nós temos uma mistura dos três tipos físicos. No entanto, normalmente um acaba por ser mais evidente.

Cada um desses tipos apresenta certas características e deve seguir uma alimentação adequada juntamente com exercícios específicos. Por isso a nossa nutri Mariana Ferri d’Ávila preparou umas dicas de alimentação para cada um dos tipos. E também quais os exercícios físicos mais adequados. Veja onde você se “encaixa” e siga as dicas. 😉 Se tiver dúvidas, pergunte nos comentários para que todos possam beneficiar das respostas. 😉

biotipos homens mulheres minha vida comigo

ECTOMORFOS

Pessoas desse somatótipo possuem tendência para uma pequena quantidade de gordura corporal e Carolina ferraz ectomorfopouco volume muscular, sendo assim, são mais finos do que os demais e, de estrutura frágil e delicada. Quando engordam, ficam com membros finos e a gordura acumula-se mais na região abdominal.

Exercício Físico: Como esse tipo tem muita dificuldade em ganhar massa muscular e peso, normalmente as pessoas tendem a focar na musculação ou similar para ganho de massa (hipertrofia muscular).

Alimentação: A dieta dos Ectomorfos deve conter uma boa quantidade de carboidratos, divididos em até 8 refeições diárias e combinados com proteína de alto valor biológico e gorduras boas. Pessoas desse somatotipo não podem fazer jejuns prolongados nem pular refeições, pois perdem massa muscular com facilidade.

Exemplos de Ectomorfos: Muitas modelos de passarela; Carolina Ferraz; Débora Evelyn; Fiuk; Pedro Cardoso; Fernando Scherer; entre outros.

 

MESOMORFO

Esse somatótipo apresenta maior facilidade de ganhar volume e/ou definição muscular, que pode ou Claudia Raia Mesomorfonão, ser acompanhada da presença de gordura corporal. Em geral possuem corpo forte e atlético, volume do tórax maior do que o do abdómen, além de estrutura óssea maciça principalmente no punho e antebraço. Possuem pernas com tendência a serem mais grossas do que os demais somatótipos.

Exercício Físico: As atividades físicas devem ser com carga pesada e de maneira explosiva associada a treinos cardiovasculares. Deve-se focar em exercícios que alonguem a musculatura e melhorem a flexibilidade.

Alimentação:Os mesomorfos devem consumir uma boa quantidade de alimentos fonte de proteína. E devem tomar cuidado com os carboidratos simples ou de alto índice glicêmico, como doces, pães de farinhas brancas, massas, tortas, etc.

Exemplos de mesomorfos: Claudia Raia; Marisa Orth; Bruce Willis; Arnold Schwarzenegger; Vin Diesel; Scheila Carvalho, entre outros.

 

ENDOMORFO

É referente à adiposidade e tem como característica o arredondamento das curvas corporais. A pessoasusana-vieira endomorfo tem dificuldade em perder peso e apresenta gordura localizada no abdómen e nos quadris. Por isso tem uma aparência menos definida. Pessoas com esse tipo corporal têm maior dificuldade em adquirir um corpo atleta através de exercícios e alimentação, mas como sua estrutura óssea é forte e larga têm nela uma aliada no esforço para ganhar massa muscular. No geral, o pescoço é mais grosso e curto, assim como os braços e pernas, os quadris são mais largos do que os ombros e o corpo é mais flácido.

Exercício Físico: Os exercícios mais indicados são as atividades aeróbias, com gasto energético elevado. E, se for fazer musculação, é aconselhável que seja com pouca carga e mais repetições.

Alimentação: As refeições devem ser controladas, pois qualquer excesso pode causar um aumento de peso e de medidas. Como solução, costuma-se restringir a quantidade diária de calorias dividindo-as entre 5 e 6 refeições durante o dia fazendo um equilíbrio entre gordura, proteína e carboidrato.

Os Endomofos podem ficar magros mas com esforço sempre maior.

Exemplos de endomorfos: Shaquile O’Neal; Priscila Fantin; Suzana Vieira; Fausto Silva; Jô Soares entre outros.

Nota: Vale ressaltar que uma pessoa pode possuir características predominantes de um somatótipo e possuir características secundarias de outro. O correto é buscar auxilio de um profissional para estabelecer os exercícios necessários e adequados, e outro profissional para prescrever uma dieta correta e individualizada.

Gostaram? Ajudou? Obrigada Mari por nos esclarecer tão bem 😉

 

* fotos retiradas da revista Boa Forma e do jornal O Globo

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Somatótipos – qual a melhor alimentação e exercicios para o seu tipo de corpo?

  1. 27 de agosto de 2014 às 16:20

    Descobri meu tipo sou Mesoformo kkkk

Escreva um comentário

*