Exercício Físico e Câncer de mama

cancer mama exercicio fisicoFazer a quantidade mínima de exercícios recomendada por semana – 2,5 horas – antes e depois de ser diagnosticado com câncer de mama, está relacionado a melhor sobrevida e menor risco de recorrência, de acordo com um estudo de abril de 2020*.

Os pesquisadores descobriram que as mulheres que praticavam 2,5 horas de exercício de intensidade moderada por semana, antes e depois de serem diagnosticadas com câncer de mama, tinham:

– risco 55% menor de recorrência;
– risco 68% menor de morrer.

Mesmo as mulheres que começaram a se exercitar somente depois do tratamento do câncer de mama, tiveram benefícios: um risco 46% menor de recorrência e um risco 43% menor de morrer.

Os resultados também descobriram que algumas horas de exercícios semanais consistentes levaram aos mesmos benefícios de sobrevivência que os exercícios por períodos mais longos a cada semana.

Vale a pena dar uma chance ao exercício físico, concorda?
E estes são só alguns benefícios que enfoco hoje, por estarmos no Outubro Rosa, pois são vários os benefícios e se der uma olhada no meu feed você poderá ver.

Sugiro, depois do ok do seu médico, se estiver em tratamento, começar por caminhadas leves a moderadas e vá experimentando coisas novas, aumentando os estímulos e descobrindo as sensações que isso lhe traz. Se não está em nenhum tratamento, comece pelas caminhadas moderadas a vigorosas. É por aqui que sempre sugiro às minhas clientes começarem, principalmente se eram sedentárias. E depois encontrar uma atividade física que as satisfaça. Se não pode fazer todos os dias, faça 2 vezes por semana e mais um dia no fim de semana (neste caso, atividades mais vigorosas). Desenvolva força física, flexibilidade e resistência. E quando estas vezes já fizerem parte do seu hábito, acrescente mais uma. É melhor começar com pouco e criar a rotina do que querer fazer logo 5/6x na semana e não durar. Um passo por vez.

Desejo uma boa “endorfinada” e aproveite a energia que o exercício físico retribui.

Para atualizações sobre estes e outros assuntos de saúde, oncologia, neurociência, comportamento humano, nutrição e Medicina de Estilo de Vida, acompanhe-me no Instagram: https://www.instagram.com/minhavidacomigo/ Espero você lá. 😉

Um abraço,

Vânia
*https://academic.oup.com/jnci/advance-article-abstract/doi/10.1093/jnci/djaa046/5814214?redirectedFrom=fulltext

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*