Quimioterapia engorda?

quimioterapia engorda?Isoladamente, com os quimioterápicos e os anticorpos monoclonais, a quimioterapia NÃO ENGORDA.

O problema é que, em geral, essas drogas requerem outras medicações em simultâneo, como corticosteroides ou anti-inflamatórios esteroidais – por exemplo, a famosa dexametasona (Decadron). Essa medicação usada para quem faz Taxol ou Taxotere, pode, ao longo do tempo, provocar aumento de apetite e retenção hídrica. Outra coisa que acontece é o aumento do apetite ocasionado pela ansiedade.

Algumas pacientes em quimioterapia, por ansiedade, acabam aumentando a ingestão de alimentos (muitas vezes, alimentos mais calóricos), o que pode resultar no aumento do peso.
Um aumento de peso muito grande num período tão frágil diminui a nossa autoestima. Lembra-se? a estima que temos por nós.
Por isso, gerenciar a mente e os efeitos colaterais de tanta medicação não é fácil, mas é possível. Ter uma alimentação mais saudável, priorizando os alimentos à base de plantas e na sua forma integral não é fácil, mas é possível. Ter uma alimentação com orientação nutricional ajuda muito. Se necessário, procure também um acompanhamento de um Medical Coach ou de um Psicólogo que entenda sobre câncer e os seus inerentes tratamentos e efeitos físicos, emocionais e mentais.
Lembre: É apenas uma fase. E de cada uma das fases da nossa vida temos que tirar as melhores lições, os aspectos mais positivos. Mesmo quando parece que tudo é cinza e que não há nada de bom para aproveitar, existe sempre uma cor! E depende de nós encontrar a “cereja” que vai enfeitar o nosso bolo. É caminhando que se faz o caminho e a melhor forma de passar esta fase é caminhando, um dia de cada vez, da melhor forma possível.

Um beijo,

Vânia

certificacoes-associada-vaniacastanheira-minhavidacomigo

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*