O Poder do hábito

1. O poderdo habito Vânia castanheiraPara criar hábitos que persistam na sua vida, você precisa treinar o seu cérebro. Não é uma questão de força de vontade, mas de fazer um bom uso dela conhecendo o funcionamento do seu cérebro.

Existe uma ordem para algo se tornar um hábito, a repetição. Quando repetimos várias vezes a mesma rotina, comportamentos, exercícios e afins, o nosso cérebro se condiciona para que isso se torne um hábito, pois nosso cérebro é econômico, ele sempre tentará poupar energia para sobreviver. Por isso, quando repetimos algo e numa sequencia, ele transforma num hábito e passamos a funcionar de modo automático. Não é ele que avalia e julga se é bom ou não.
Ele apenas responde ao comando, o nosso comportamento. E se repetimos é porque precisamos para sobreviver.

Por isso, toda a vez que tentamos fazer algo novo, e ele é forçado a sair da zona de conforto, no início, surge uma dificuldade. O cérebro entende como um atentado à nossa sobrevivência. Estabelecer um novo hábito quer dizer que ele terá que aprender tudo de novo, remapear suas conexões neurais, e isso requer esforço e energia.

Por isso, antes de iniciar um novo hábito, planeje-se para que o consiga incluir na sua rotina, substituindo um hábito por outro. O nosso cérebro não lida com vazios. Dessa forma, você irá forçar o seu cérebro a sair da zona de conforto e iniciar algo novo que em, em breve, fará parte da sua rotina!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*