Lista de Ingredientes das embalagens

WhatsApp Image 2021-05-17 at 18.07.15

Sobre a lista de ingredientes:

✅Ordem dos ingredientes:

👉 a lista é colocada consoante a quantidade daquele ingrediente, em ordem decrescente.

O primeiro ingrediente da lista é o que tem mais, o segundo vem em segundo e é assim até ao último da lista que é o que possui em menor quantidade (se num produto “vegan” ou “sem glúten” o primeiro ingrediente da lista for açúcar, não é propriamente saudável e vai dar reações cerebrais e comportamentais que não queremos);

 

✅Tem algum ingrediente cujo nome desconheça e nem consegue ler bem?

Se não conhece, provavelmente é porque não é boa coisa e foge ao conceito de “comida de verdade”. Além de que pode ser uma das dezenas de formas de açúcar, corantes, conservantes, estabilizantes, aditivos, aromatizantes, adoçantes artificiais.

Esses produtos alimentícios passam por processos industriais que alteram a estrutura molecular e isso faz com que os processos de digestão, de assimilação e eliminação ocorram de uma forma menos natural;

 

✅ Quantos ingredientes tem?

Prefira o que tiver o menor número de ingredientes (e que reconheça como alimentos);

 

✅ Data de validade e a tabela nutricional. No entanto, se passa na lista de ingredientes nutritivos o resto é complementar e está associado.

O bolo que você faz em casa tem a de validade de 1 ano?

 

✅ Fuja de alimentos que tenham na lista: óleo de soja/milho/algodão; xarope de milho de alta frutose; qualquer coisa com a palavra “hidrogenado” no nome; glutamato monossódico (uma excitoxina – neurotransmissor famoso por matar células cerebrais); Nitratos e nitritos (que se transformam em nitrosaminas cancerígenas quando aquecidas em altas temperaturas); Bromato de potássio (encontrado no pão e em outros alimentos assados, ligado a vários cânceres. Proibido no Canadá, no Reino Unido e na União Europeia); Aromas, naturais ou artificiais(Mesmo quando dizem “naturais”, podem ser extraídos por meio de outras substâncias químicas que não são listadas. Por ex.: o sabor natural de baunilha vem das glândulas anais de castores. Vale dar uma pesquisada); Corantes artificiais: Associados a tudo, de câncer a hiperatividade em crianças; dentre outras substâncias cujo nome desconheça como alimento.

 

✅ Cuidado com os “sem açúcar” pois pode ter polióis demais (maltitol, xilitol, eritritol,…) que, em excesso, desregulam a nossa microbiota e, apesar de não terem calorias, o nosso cérebro entende como açúcar e dificultam a dessensibilização do paladar mais doce. Eu, por exemplo, fico com distensão abdominal e com dores intestinais.

Assustador o que uma lista de ingredientes nos pode dizer sobre aquele alimento – ou produto alimentício, para ser mais precisa, não é?

Portanto, compre menos coisas embaladas e mais em mercados,  de produtores nacionais, locais e, se possível, orgânicos. A comida que nos faz melhor é a que vem da natureza e não de máquinas que a processam.

Prefira alimentos da estação e locais. Descasque mais e desembale menos. Mas quando for “desembalar” o que está desembalando. 😍 ❤️ 😋

Beijos,

Vânia

certificacoes-associada-vaniacastanheira-minhavidacomigo

 

 

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*