Drenagem linfática pós cirurgia de câncer de mama

Uma das etapas mais dolorosas e marcantes, após o diagnóstico do câncer de mama, é a cirurgia na/s mama/s. E com ela podem vir alguns efeitos colaterais e/ou complicações.

A cirurgia pode ser:

  • Tumorectomia (retirada apenas do tumor);
  • Quadrandectomia (retirada do quadrante onde se localiza o tumor);
  • Mastectomia radical, que pode vir acompanhada ou não de linfadenectomia axilar (retirada dos linfonodos da axila) e da retirada ou não do músculo peitoral maior.

Para ajudar a esclarecer e a dar uma ajuda no “pós”, pedi à especialista no assunto Natália Bittencourt* que nos esclareça algumas dúvidas.drenagem

“Após a cirurgia podem ocorrer várias complicações como o aparecimento de fibroses, alterações circulatórias e respiratórias, parestesias, dor, rigidez, linfedema (inchaço), entre outras.

O tratamento do linfedema deve ser feito através da drenagem linfática manual, fortalecimento e alongamento muscular e massagem de fricção sobre a cicatriz. Sendo que seu tratamento deve ser iniciado o mais breve possível para evitar sua instalação na mama, lembrando que após instalado o quadro de linfedema não há mais cura para o mesmo, apenas controle.

A DLM (drenagem linfática manual) pode ser iniciada nos primeiros dias de pós-operatório, respeitando o limite de dor da paciente, visando sempre uma recuperação eficiente, preservando os movimentos do membro ou mantendo-os o mais próximo e mais funcional possível.

A DLM no pós operatório da cirurgia vai estimular a absorção e o transporte de líquidos intersticiais, de uma área em congestão até outras regiões que possuam linfonodos preservados e em perfeito funcionamento. Dissolvendo fibroses e edemas, estimulando os vasos linfáticos a transportarem a linfa.

O sistema linfático ele não é um sistema fechado e também não tem uma bomba. Ele precisa de agentes externos para poder transportar a linfa.”

A drenagem linfática manual deve começar sempre após a liberação médica. Pergunte a seu médico quando pode começar e se existe alguma condição que a impeça neste momento.

Nota – A Natália Bittencourt é proprietária da Clinica de Estética & Spa Lissage, em São José dos Campos.http://www.lissage.com.br/. Se quiser saber mais detalhes e marcar sua avaliação gratuita, entre em contato com a Natália pelo (12) 3303-2244.

vania castanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*