Como é a água que você bebe e a água com que toma banho?

agua

A água é essencial à nossa sobrevivência. Há mais de 15 anos que bebo litros de água por dia. No entanto, a única preocupação até há pouco tempo (4 anos) era se podia beber água da torneira ou não (em Portugal podia, no Brasil não). No entanto, as pesquisas vão aumentando, as informações estão cada vez mais acessíveis e, depois de uma crise grave de saúde (o câncer), fiquei muito mais alerta a tudo o que posso fazer para me manter saudável.

O alerta surgiu quando, no meio do meu tratamento, recebi um WhatsApp da minha Nutricionista que me acompanha há uns anos, antes do câncer, a dizer para eu beber a água da marca “X” pois tinha um nível mais baixo de sódio (e eu estava tomando corticóides, o que me deixava com mais retenção de líquidos) e um pH mais elevado que as outras águas minerais. Aquilo fez a minha cabeça dar um “safanão” e pensei “Agora até com a marca da água eu tenho que me preocupar?!!!!”  Sim! Tenho e devo!

Além das escolhas básicas da torneira ou da água mineral engarrafada, existem algumas características da água às quais devemos prestar atenção (e se você tiver alguma condição de saúde especifica talvez tenha que olhar a outras também): a alcalinidade da água + nível de sódio e de magnésio + se é livre de hormônios e de metais pesados.

A água alcalina (menos ácida) “reivindica trazer uma série de benefícios para a saúde, tais como prevenir doenças e atrasar o processo de envelhecimento”, como diz o Nutrólogo Lair Ribeiro. A versão alcalina hidrata e equilibra o organismo. Em lugares onde a água é naturalmente alcalina, a população tem expectativa de vida maior, porque ela restabelece o pH neutro (cerca de 7.4), combatendo o envelhecimento das células.

Mas afinal o que é a água alcalina?

O pH mede a acidez numa escala de 0 a 14, sendo “0”completamente ácido e “14” completamente alcalino. A água alcalina tem o PH um pouco mais elevado que a água da torneira (que ronda o pH 6/7). Alguma marcas anunciam PH de 8, 9 ou mesmo 10. A água normal tem um pH neutro e para que ela fique alcalina, precisa ser alterada. Aqui existem diversas opiniões mas, segundo os meus estudos e a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação é beber uma água com pH entre 6.4 e 8. No ponto de equilíbrio.

Para ter uma ideia, “o ácido de uma bateria tem pH 1 e o da água sanitária tem pH 13.3”, informa a Nutricionista Funcional Antonella Turci. Ou seja, eu prefiro o equilíbrio e tomo água entre 7.4 e 8.4)

 

Existem 2 maneiras de alcalinizarmos a água:

  1. Ionizando – Os ionizadores de água processam a água da torneira, dividindo o composto H20 que forma água em moléculas de hidrogênio e oxigênio. Removendo algumas das moléculas de hidrogênio acidificantes, o ionizador eleva o pH da água. Eu uso, em casa, há 1 ano, o filtro Fresh Nanno (da Acqualive*) que além de alcalinizar a água, adiciona o dobro de Magnésio, considerado o mineral da vida. Este mantém a saúde óssea, preserva a massa magra e ainda reduz risco de doenças como hipertensão, enxaqueca e Alzheimer. Coloco no filtro de barro que eu já tinha (aqueles tradicionais) mas a empresa tem a opção de filtro de vidro e cerâmica (um pouco caro mas também mais bonito) – troco os filtros a cada 6 meses;

Filtro nanno_Agua beber

2. Tomando água mineral onde foram adicionados minerais e outros ingredientes alcalinos (veja no rótulo se tem o pH acima de 7.4 e sódio baixo). A água mineral, que pega minerais como potássio e cálcio das rochas, pode naturalmente ser alcalina. Alternativamente, podem ser adicionados ingredientes alcalinos tais como bicarbonato. A minha favorita (pela composição e porque a fonte está perto da minha casa e por isso fica menos tempo ao sol, engarrafada, no transporte) é a Minalba, de Campos do Jordão. Eu optei pelos filtros pois sai mais barato do que comprar a água mineral adequada todas as semanas.minalba-composição-química-620x277

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% dos casos de doenças em todo o mundo vêm do consumo de água contaminada. Muitas vezes cuidamos da nossa alimentação, praticamos atividade física mas não prestamos atenção à agua que bebemos. Por isso resolvi fazer este post.

Em casa, para além da troca dos filtros da água para beber, também coloquei um filtro no chuveiro. Ele ameniza problemas respiratórios e de alergias, tais como asma, bronquite e rinite alérgica, dermatites e manchas na pele que são potencializados pela inalação dos vapores de cloro. Protege bebês e crianças, que são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do cloro. Deixa a pele mais hidratada, saudável e com aparência mais jovem.  Ajuda a preservar a oleosidade natural do cabelo. Melhora a qualidade do ar inalado durante o banho pois reduz a evaporação dos trihalometanos e outros subprodutos do cloro, prejudiciais à saúde. O filtro também é da Acqualive*. Já no 1º banho sentimos a pele mais hidratada e o cabelo mais brilhante.- Troco a cada 12 meses.

Filtro Chuveiro

Depois da minha última compra em que comprei o refil dos filtros da água de beber e em que resolvi comprar o filtro do chuveiro, entrei em contato com a Acqualive para ver se poderia oferecer para as leitoras do blog, sempre preocupadas com uma saúde melhor, algum desconto se quiserem adquirir algum dos produtos que têm a oferecer. Eu uso estes 2 mas eles têm mais opções (o meu sonho de consumo é o Habitah Fresh Vittro). E eles aceitaram dar 5% de desconto para quem entrar em contato com a Giovania neste e-mail vendaslorena2@acqualive.com.br (ou whatsaap (11) 98833-1518 ) e usar o código MVCVIDA. Gostou? :)

Uma excelente saúde,vania castanheira

Nota – este post é escrito consoante as minhas pesquisas e opiniões. Não é patrocinado/ pago por nenhuma empresa. 😉

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “Como é a água que você bebe e a água com que toma banho?”

  1. Silvia
    30 de julho de 2017 às 13:31

    Olá Vânia! Em Portugal você também usa ou usaria água da torneira, engarrafada ou filtro? O que acha melhor para esse caso? Beijinhos e continuação de uma vida muito feliz!

    • 31 de julho de 2017 às 09:10

      Olá Silvia, segundo relatório da http://www.ersar.pt/ não é necessário colocar filtro. De qualquer forma, esta semana chego a Portugal e vou procurar saber um pouco mais. De qualquer forma, fora a água da torneira (que vou beber) as águas engarrafadas que eu sugiro são: Carvalhelhos (pH 7.79), Evian (pH 7.2) e Fonte Viva (pH7). Mas sugiro olhar o rótulo pois o pH pode variar. Ajudou? Beijinhos

      • Silvia
        31 de julho de 2017 às 11:33

        Ajudou sim! Obrigada e bem vinda! Se precisar de alguma coisa no Porto, diga! Beijinhos.

  2. 29 de julho de 2017 às 14:58

    Excelente! Amei!Vou me programar para adquirir.

  3. 29 de julho de 2017 às 11:39

    muito interessante! Gostei!

Escreva um comentário

*