Dormir pouco não é motivo de orgulho

Vivemos numa sociedade que descrimina quem cuida de si, quem respeita o seu corpo e prioriza a sua saúde. Pensamos: “Quem precisa de apenas 4 ou 5h de sono por noite é génio, é inteligente e…sortudo!” E isto faz nos pensar pensar que nós, meros seres humanos mortais,….somos fracos, certo?! Errado! Hoje não acredito mais.

Estas pessoas ou estão tentando ganhar a “medalha” ou, se neste momento não se mostram ineficientes ao cuidar das tarefas no dia a dia, um dia vão sofrer as consequências.

Estudos demonstram que, com o tempo, o desempenho e as capacidades cognitivas e neurais destas pessoas que alegam não precisar dormir quase nada, vão decaindo e existem possíveis consequências graves. Para além de elevar o peso, causar depressão e até encurtar a vida. Falta de sono está relacionada a diversas doenças.

Adultos saudáveis precisam de sete a nove horas de sono para estarem no seu melhor. Um inquérito da Fundação Nacional do Sono nos Estados Unidos da América demonstrou que um colaborador norte-americano dorme em média seis horas e 40 minutos num dia de semana. Além disso, 30% dos inquiridos admitiram sentir-se sonolentos nas horas de trabalho. Estar cansado no trabalho é sinal de falta de sono – um défice de sono. A privação de sono condiciona a tomada de decisões e pode levar as pessoas a correrem riscos que não são normais. O défice de sono pode ser particularmente nocivo quando precisamos tomar decisões mais complexas que exigem que tenhamos pensamentos mais criativos e que  envolvem vários fatores.

dormir1-vaniacastanheira-minhavidacomigoDormir pouco também pode causar doenças mentais. Como referido pela revista Exame, “A qualidade do sono impacta diretamente nossa saúde física e mental. A insônia, inclusive, é um sintoma comum em pacientes que sofrem de ansiedade, depressão, esquizofrenia, bipolaridade e distúrbios de atenção.”

A psicóloga Jo Abbott, da Universidade Tecnológica de Swinburne, na Austrália, diz que cerca de 50% dos adultos com insônia têm problemas mentais e 90% das pessoas com depressão sofrem para dormir.

O professor Peter Franzen, da Universidade de Medicina de Pittsburgh, nos Estados Unidos, fez um estudo sobre a insônia em que concluiu que esta pode causar disfunções no circuito cerebral responsável pelas emoções. Ou seja, a culpa por nos sentirmos tristes, muitas vezes pode ser causada “apenas” pela falta de horas de sono bem dormidas.

Veja o exemplo das crianças: com sono esperneiam, gritam, choram, fazem manha. Nós, adultos também temos vontade de fazer isso mas aprendemos que isso não é socialmente aceitável.dormir2-vaniacastanheira-minhavidacomigo

Dicas para dormir melhor:

  • Conscientizar que precisa dormir entre 7 e 9h todas as noites;
  • Alimentar-se bem. Por exemplo, comer alimentos leves de fácil digestão 2h antes de dormir (sem cafeína, carne vermelha, frituras, etc). E que tal um chá de camomila ou de erva doce antes de se deitar? (veja com a sua Nutricionista);
  • Ter o quarto bem escuro;
  • Nao mexer em eletrônicos antes de dormir (ex.: celular, computador, televisão) pois a luz azul interfere em nossa produção natural de melatonina;
  • Se o lugar onde morar tiver muito barulho externo, coloque tampões de ouvido (eu uso todas as noites);
  • Fazer a cama ao acordar (é muito agradável, ao deitar, ter a cama feita);
  • Tenha cores relaxantes no quarto e nada que agrida a vista;
  • Veja com o seu médico se tomar melatonina é uma boa opção.

Tendo em conta a importância do sono, é de facto imperativo que prestemos atenção ao nosso sono para estarmos no nosso melhor. Se não estiver, procure um profissional que possa ajudar.

Boa noite :*

vania castanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*