6 dicas para começar o dia (como eu começo)

O dia começa ao acordarmos. No entanto, por vezes as poucas horas de sono ou as várias mal dormidas, podem fazer com que comecemos o dia já com pouca energia e desmotivadas. Acabamos por sair da cama arrastadas, ao invés de nos levantarmos com a motivação para enfrentar mais um dia, com vontade e não por obrigação.acordar

Não sou uma pessoa matutina. Não sou daquelas que começa o dia com um “yey, vamos que vamos” naturalmente. Vou acordando aos poucos e só me considero acordada depois do desjejum quando começo a sentir o meu corpo a reanimar ou depois de ir no banheiro. Por isso, e por ter um intestino caprichoso, acabei por criar pequenos hábitos que me fazem ter mais disposição física e mental e começar o dia da melhor forma possível. Por isso, depois que o despertador toca (ou eu acordo antes – o que prefiro) e de dar um bom dia bem meloso no maridão, aqui vão os meus hábitos. Pode ser que sirvam para você também.

#1 Água

Já durmo com uma garrafa de 1L do lado da cama. E bebo, no mínimo, 500ml ao acordar. É importante nos reidratarmos depois de tantas horas “a seco”.agua de manha

#2 Espreguiçar

Sabe aquela boa e velha espreguiçada intensa? É tão subestimada. Experimente se espreguiçar bastante e sair da cama se alongando para ver a diferença que dá no seu estado de espirito. Alongar o corpo bombeia o sangue, melhora a nossa postura e ajuda a evitar uma série de problemas de saúde. E ainda dá a sensação de sermos mais altas e magras 😉 .espreguicar minha vida comigo

#3 Kefir de Água e suco de 1 limão

Em seguida banheiro ou cozinha (depende da necessidade). Depois vou à cozinha para tomar o meu kefir (rico em lactobacilos, vitaminas e minerais) + um limão espremido e tomo de seguida. Dá um “up” na imunidade, ajuda o intestino a funcionar melhor (estimula os movimentos do intestino), acalma o estômago, equilibra o PH alcalinizando o corpo (elimina a acidez do corpo e o ácido úrico nas articulações), limpa a pele, dá energia, melhora o humor, hidrata e dizem que ajuda na perda de peso porque modera a compulsão por comida e doces e porque o kefir restaura a flora intestinal e ajuda na metabolizacao das gorduras (entre outras coisas). Depois disto vou-me vestir (para a academia). agua com limao

#4 Suco verde vitaminado

20 minutos depois tomo o meu “Suco Verde Vitaminado”. Ele é baixo em calorias mas rico em energia e super nutritivo graças ao teor de açúcar equilibrado fornecido pela mistura das frutas com os vegetais, cheios de fibras. Melhora a nossa pele, cabelo, dentes, unhas e a saúde de uma forma deliciosa. Ajuda a acelerar o metabolismo e melhora o funcionamento do intestino, fazendo com que reduza o inchaço e aumenta a queima de gordura visceral. A receita básica que usamos em casa é (para 2):

  • 1 folhas gigante de couve,
  • 1 maçã vermelha com casca/10 amoras pretas/ 10 framboesas/10 morangos/2 fatias abacaxi/1 maracujá
  • 2cm rodela pepino japonês ou 2 pequenos,
  • 4cm de gengibre
  • 1 colher sopa linhaça dourada
  • 20gr proteína de arroz (só para mim) e
  • água.

Dá cerca de 300/400ml para cada um e dá um “boost” no organismo logo de manhã que não há nada que me dê a mesma sensação (para mim é o melhor café da manhã do mundo). Para complementar eu tomo, depois do suco:

  • 2 ovos mexidos (para cada um)
  • 2 castanhas do Pará
  • 1 café espresso ou na prensa francesa com 1 colher chá de oleo de coco e canelasuco verde

#5 Exercício Físico

Já vou no automático. Nem penso muito. E a sensação do pós treino é algo que carrego comigo o resto do dia e que me dá uma leveza que não tem descrição. Na atividade física diária matinal (seja com treino funcional, musculação, ballet barre, yoga Iyengar, caminhada, bike, patins ou subir e descer as escadas do prédio, …) encontrei o santo remédio que me ajuda a lidar com os desafios de ser uma pessoa ansiosa. É uma forma de me manter no momento presente, de focar. Acabo por trabalhar mais a minha mente do que o meu corpo. E aqui aprendi que o nosso corpo deve fazer uma parceria com a nossa mente para que funcione na perfeição.corrida matinal

#6 Um bom banho

Daqueles que lava a alma e dá o restante da energia que faltava para aproveitar o meu dia ao máximo. Sempre que posso, termino com um jato de água gelada. Sou friorenta demais e quando está muito frio não consigo mas se você conseguir vai ver como traz benefícios mágicos.banho

Começando um dia assim a probabilidade de ter um dia bom é muito maior. Já começo sorrindo e plena, olhando o que me surge com uma perspectiva positiva e mais serena. Demorei para conseguir a minha “manhã ideal”. Temos que ir experimentando o que é bom para nós. Mudar velhos hábitos não é coisa fácil. Mas uma vez que os conseguimos mudar é para o resto da vida. Uma dica complementar é que não saio de casa sem tomar o café da manhã. É preferível acordar 15minutos mais cedo e incorporar este hábito. 😉 Quando, por acaso, tenho que fazer algum exame que precise de jejum, eu preparo o meu café da manhã e levo comigo.

Um grande beijinho e uma excelente semana,

Vânia

Quer adquirir hábitos saudáveis de uma vez por todas? Saiba como eu posso ajudar você, aqui. 😉

vania castanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

8 Comentários to “6 dicas para começar o dia (como eu começo)”

  1. Pollyanna Silva
    19 de outubro de 2017 às 10:26

    Olá Vânia,
    Parabéns pelo blog, muito bom os artigos..
    Queria que me esclarecesse sobre o suco verde se as frutas mencionadas: maçã vermelha com casca/10 amoras pretas/ 10 framboesas/10 morangos/2 fatias abacaxi/1 maracujá, são para serem usadas todas elas juntas ou são opções para variar a receita?

    • 19 de outubro de 2017 às 14:15

      Olá Pollyana,
      que bom receber sua mensagem. Essas sao todas opçoes. O “/” significa “ou”.
      Beijinhos e bom apetite

  2. 25 de junho de 2017 às 21:10

    Trata-se da marca Elasto gel Hiypothermia cap, li algumas informações que relatam que ajuda a evitar a queda do cabelo durante a quimioterapia.
    Alguém tem alguma informação segura sobre esse assunto.
    Aguardando e obrigada

    • 26 de junho de 2017 às 15:23

      Há muita gente que usa e ajuda a manter algum cabelo. Só que é muito desconfortável. Gela muito a cabeça.

  3. maria de lurdes lima
    14 de junho de 2017 às 16:36

    Olá Vânia querida,
    Kefir não pode ser comprado? Que engraçado, e ao mesmo tempo que coisa rara..temos que encontrar alguém que nos ofereça? Nunca ouvi falar..
    Beijinho e super energia,
    Lurdes Lima

  4. 18 de maio de 2017 às 15:36

    Acordo mais cansada do que quando fui dormir. Vou colocar essas dicas em prática pra ver se melhora.

  5. 7 de maio de 2017 às 12:27

    Olá, Vânia.
    Fico muito feliz quando leio os seus posts e vejo que a sua vida é dinâmica, cheia de energia.
    Desejo que continue sempre activa.
    Desculpe, mas pode dizer-me se Kéfir é alguma água especial, semelhante à nossa água alcalina com PH 7 ou mais?
    Obrigada.
    Beijiho

    • 7 de maio de 2017 às 19:21

      Olá Maria Aurora,
      O kefir é uma colônia de microrganismos, bactérias saudáveis que crescem de forma semelhante ao iogurte. Também é conhecido como Tibico que são os grãos transparentes que se alimentam de basicamente açúcar mascavo. Eles se multiplicam, consomem o açúcar, potencializam os minerais e em troca, fornecem uma bebida refrescante e levemente gaseificada. É geralmente indicado para vegetarianos, intolerantes à lactose ou a todos os que preferem utilizar a água como meio de fermentação, em substituição ao leite. Bom para: Equilíbrio da flora intestinal, melhoria na função de digestão dos alimentos, eliminação de alguns patógenos (bactérias causadoras de doenças), colonização do intestino com bactérias benéficas (probióticas) e aumento do sistema imunológico.
      Basicamente sao os tibicos (grãos) + água filtrada e açúcar mascavo. Bebo a água a cada 24h.
      A minha sugestão é colocar no Facebook se alguém da sua região tem para doar (eles não podem ser comprados). E quando receber a doaçào, o doador vai explicar como cuidar. É fácil, simples e muito benéfico para a saúde.
      Aqui dicas de como cuidar: < Manual Básico
      Beijinhos

Escreva um comentário

*