Como você está cuidando de você?

Cuidarmos de nós é mais importante do que quando abastecemos o carro ou recarregamos o nosso celular. Não podemos simplesmente deixar esgotar a nossa reserva, deixar a nossa “bateria” acabar e depois plugar na tomada, como se nada tivesse acontecido. Quando a nossa “bateria” se esgota, geralmente ficamos doentes, das mais variadas formas (gripe, dores em algum órgão, doenças de pele, intestinos, estômago, dores de cabeça, etc).

Temos que cuidar de nós em 3 níveis*:

1. Físico – através de uma Nutrição Saudável, de Exercício Físico diário, de Descanso (não só as 8h de sono mas pequenas pausas durante o dia que não requeiram atenção intelectual), de uso de técnicas de equilíbrio mente-corpo, com Relaxamento e Respiração para baixarmos os níveis de estresse e através de uma Estrutura, de um cronograma previsível e sustentável numa rotina de bem estar.

2. Emocional – estabelecendo Limites de quem somos em cada papel de nossas vidas; reconhecendo que apenas podemos Controlar a forma como entendemos as coisas e não as coisas em si; tendo Sistemas de Desabafo de frustrações, raiva e tristezas do dia a dia e tendo um Apoio Social onde buscamos apoio de informação e emocional, como sentar com amigos, grupos de apoio, um Coach, etc.

3. Mental – praticar Atividades Prazerosas e que não estejam relacionadas com obrigações ou tarefas; fortalecer Crenças internas que nos deem poder e alimentem a nossa espiritualidade e reconhecer quais os Fatores que nos geram mais Estresse e, na medida do possível, eliminá-los.

Destes 3 níveis, quais as áreas que você precisa dar mais atenção e, assim, se cuidar mais?

Beijinhos,

Vânia

*segundo o Medical Coaching Institute of Israel

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*