Como anda a sua Autoestima?

A autoestima é a crença que cada um tem sobre o seu valor e mérito como pessoa. E, de forma saudável, é uma necessidade básica do Ser Humano. Na dose certa é uma poderosa fonte de motivação produtiva que nos estimula a conseguir grandes coisas.

Quando ela está em desequilíbrio, o que acontece? Se o seu  desempenho fica aquém de seu padrão interno, ela pode se transformar num crítico interno, em crenças limitantes e numa potente fonte de emoções negativas. E isto impacta numa falta de habilidade de melhorar e manter o seu bem estar.

Uma autoestima equilibrada tem como benefícios:

  • aumentar a resiliência ao enfrentar desafios;
  • aumentar a iniciativa;
  • coragem de falar e estar em grupos;
  • ter sensações de felicidade em vários momentos no dia.

autoestima-minha-vida-comigoUma autoestima exacerbada pode levar ao narcisismo, à comparação social com outras pessoas, a um aumento da vontade de criticar os outros, a um aumento de julgamentos, etc. Quando a nossa autoestima é baseada na comparação de nós próprios com outros (ex.: atingir certos padrões, ter uma aparência mais “X” ou “y”ou atingir metas que outros atingiram), as metas são impulsionada pelo sucesso/fracasso dos outros ao invés da nossa própria motivação autônoma. E isto é especialmente prejudicial num contexto de comportamentos de saúde e bem-estar estar, pois a nossa principal motivação tem que vir de dentro, onde está o equilíbrio da nossa autoestima!

Como está a sua autoestima? Quais os valores e as crenças que fazem você ir atrás dos seus objetivos? Você se acha merecedora desses objetivos?

Se quiser responder a estas perguntas pode me mandar um email. Se não quiser, apenas pense nelas para você mesma 😉

Beijinhos e “boa rega” na sua autoestima interior :*

Fonte de Pesquisa – “Coaching – Psychology Manual”- Margarete Moore, Erika Jackson, Bob Tschannen-Moran
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*