Resolvendo a nossa cabeça

Há um tempo atrás li um livro que achei interessantíssimo, “The Tapping Solution”. Fiz até um post sobre uma parte dele. No entanto, escrevo novamente pois aprendi (num dos meus cursos) sobre como aplicar “tapping” na minha vida e nos meus clientes (estou fascinada) e lembrei-me de como a “Árvore do Toque”, descrita neste livro é fantástica. E pode ser um bom inicio para você avaliar alguma coisa que esteja gerando estresse ou ansiedade na sua vida.

Para além de experiências traumáticas que possamos ter tido no passado e das memórias negativas que tenhamos, a nossa vida no dia a dia, está repleta de pequenas experiências de luta ou de fuga. O chefe que não nos valoriza, o marido que não nos compreende, a balança que parece nossa inimiga, a conta bancaria que está sempre no vermelho, etc etc. Ou seja, a nossa “casa” está constantemente desarrumada. Temos um turbilhão de sentimentos que vamos deixando para trás (achamos nós) e não lidamos com determinada frustração. E isso não some, do nada…é claro! O corpo reclama! (e eu sei bem disso!!!) Estes sentimentos/eventos/momentos acumulam-se em camadas e passado um tempo sentimo-nos infelizes e já nem sabemos qual a verdadeira causa. Chegamos até a confundir as sensações que temos. Podemos começar com uma raiva por alguma coisa e depois descobrimos que, no fundo, o que sentimos é tristeza que afinal até pode é ser uma frustração por algo que não conseguimos conquistar ou alcançar.

“As experiências emocionais, físicas e espirituais são frequentemente compostas por várias camadas”, diz Nick Ortner, o autor do livro. E se nós não resolvermos estas questões, uma hora ou outra elas vão se manifestar. Não basta apenas pensarmos positivo (Lei da Atração) e esperar que os assuntos delicados sumam por si só, como se nada tivesse acontecido. Negar a sua existência não os faz desaparecer. Se surgem ervas daninhas no nosso jardim, não é por as ignorarmos, acreditando que elas vão desaparecer, que elas realmente vão sumir. Precisamos ir lá e arranca-las. “Quando tiramos algum tempo parra arrancar as ervas do passado, o que nos resta é um “EU” saudável, vibrante, feliz e realizado”, diz o autor. Não devemos apagar emoções mas sim processá-las. E como consequência boa, conseguimos sempre tirar alguma lição positiva de tudo o que acontece conosco, seja bom ou mau.

Resumidamente, vou explicar o que o autor classifica como sendo os 4 principais alvos que temos que resolver nas nossas vidas, para que nos sintamos mais plenos, menos estressados e sem doenças. E ele usa em forma de árvore, a “Árvore do toque”! :)Arvore do toque_vaniacastanheira_Coaching

As Folhas – são os sintomas tais como: dependências, problemas de peso, dores físicas, autosabotagem, dificuldades financeiras e problemas cardíacos. São mais fáceis de reconhecer e são, geralmente expressões de um problema maior.

Os Ramos – são as emoções. O que sentimos em relação aos sintomas acima, às folhas….Podemos nos sentir envergonhados, com culpa, remorso, rejeitados, com raiva, ressentidos, tristes, deprimidos, impotentes, com medo, ansiosos, estressados, etc.

O Tronco – são os acontecimentos passados. Alguns ultrapassamos facilmente mas outros ficam conosco e continuam a nos afetar. Não os conseguimos processar emocional, energética e/ou fisicamente. Precisamos libertarmo-nos desta dor para seguirmos em frente.

As Raízes – são as crenças limitantes. Aquelas crenças que temos em relação a nós próprios. Crenças que geralmente aprendemos na infância. “Não consigo fazer nada bem”, “Não me sinto em segurança”, “Não sou digno de amor”, “Não sou suficientemente bom”, etc.

O autor sugere que criemos a nossa própria árvore. “A árvore do toque é uma fantástica representação visual do que está acontecendo em nossas vidas. É uma ferramenta maravilhosa para resolver de forma sistemática uma variedade de problemas. Também torna mais fácil ver a ligação entre um determinado sintoma e uma emoção, acontecimento ou crença – a forma como a “folha” se relaciona com o “ramo”, o “tronco”ou as “raízes”.

Faça a experiência. Reserve uns minutinhos e anote num papel:

  • os sintomas que tem em relação a determinado problema, sintoma que sente (as Folhas);
  • As emoções que você sente ao pensar nesses sintomas/problemas (Ramos);
  • Os eventos do passado (alguns vêm lá da infância, quando morava com seus pais) relacionadas a este problema (Tronco) – algumas frases que ouvia, por exemplo;
  • As crenças que você tem em relação a você ou à vida e que limitam a seguir em frente com este assunto (Raízes)

Se quiser escreva e envie para mim e trabalhamos juntas 😉 : vania@minhavidacomigo.com

Fazer este exercício vai ajudar a organizar as suas ideias, e pode vir a desbloquear determinados (ou todos) os assuntos que estão “truncados” na sua vida. Arrume a sua cabeça, arrume a sua árvore, arrume a sua vida. 😉

Beijinhos,

Vânia

Se quiser saber como um Coach Médico, de Saúde e Bem Estar pode ajudar a dar o próximo passo, ajudando a “desbloquear” e a equilibrar emoções, basta acessar esta página.

vania castanheira Medical Coach

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

6 Comentários to “Resolvendo a nossa cabeça”

Escreva um comentário

*