Estudo de Harvard – Solução para evitar o câncer – Linkagem

Recebi, em meu e-mail, um artigo que me chamou à atenção por esta combinação de palavras: “Harvard” + “evitar o cancro/câncer” + “solução simples”. Abri e tinha como resultado do estudo o lema que adotei na vida….

Fiz questão de copiar na integra a matéria, acrescentando apenas a palavra câncer ao lado de cancro e salientando o que, a meu ver, mais devemos reter.

“Uma pesquisa conclui que o cancro/câncer – que resulta do processo de renovação das células – pode ser evitado, bastando uma mudança de hábitos. A pesquisa, da autoria da Universidade de Harvard e com honras de publicação na JAMA Oncology – avaliou dezenas de milhares de homens e mulheres, saudáveis e em risco.

O cancro/câncer resulta de um processo da renovação das células e tem origem numa falha desse processo. As células saudáveis do organismo, vivem, dividem-se e morrem. No entanto, quando este ciclo não se cumpre, o sistema de renovação celular fica descontrolado e dá origem a tumores, que podem ser benignos ou malignos.

Em alguns casos, a razão do cancro/câncer é desconhecida. A doença pode ter origem em qualquer órgão do organismo, disseminando-se para outros órgãos por via da circulação sanguínea. No caso das crianças, resulta de um problema genético, muitas vezes originado ainda durante o período de gestação.

Compreendida a origem do cancro/câncer, o que não é novo, os investigadores da Universidade de Harvard partiram em busca de novas respostas, até porque a genética pode ser afetada pelo estilo de vida. De que forma pode então o estilo de vida determinar a origem de novos tumores?

Este estudo, que foi publicado na JAMA Oncology, conclui que a adoção de hábitos saudáveis pode ser determinante para evitar o surgimento de uma grande parte de tumores.

Na pesquisa foram analisados mais de 46 mil homens e quase 90 mil mulheres saudáveis, bem como 73 mil homens e 344 mil mulheres em grupos de risco.

Os investigadores determinaram, após a análise dos dados, que entre 20 a 40 por cento resultam de maus hábitos, como alimentação desregrada, sedentarismo, tabagismo, exposição solar desadequada, entre outros.

Acresce que a adoção de hábitos de vida saudáveis podem adiar ou prevenir algumas mutações nas células-tronco responsáveis pela origem dos tumores (malignos ou benignos).

Nesse sentido, o combate ao cancro/câncer pode ser feito na ausência da doença, através da prevenção. Uma vida saudável não depende de fatores genéticos e reduz significativamente as probabilidades de qualquer pessoa padecer da doença – quer em pessoas saudáveis, quer nas que pertencem aos grupos de risco.”

Agora que você tem esta informação, com mais um estudo que comprova a influencia do estilo de vida na prevenção de doenças, o que você pretende fazer com ela? Como esta informação pode ajudar você ou alguém que você conheça e quer bem?

Beijinhos e desejos de muita saúde e felicidade ao aproveitar a sua jornada :*

Veja a matéria completa aqui: http://ptjornal.com/evitar-cancer-cancro-harvard-estudo-82504

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*