12 dicas fáceis para ter uma alimentação mais “clean”

Cada vez há mais gente procurando uma alimentação “clean”, saudável, com menos produtos processados e cheios de coisas que nem conhecemos. Seja pelo aparecimento de mais e mais doenças, seja pela falta de energia que sentimos pelo ritmo demasiado acelerado em que vivemos, seja pela vontade de viver mais e com mais qualidade, o que é certo é que a forma como nos alimentamos tem um impacto enorme a médio e a longo prazo sobre a nossa qualidade de vida e a nossa saúde.

Como você quer viver a sua vida?

No entanto, querermos uma alimentação mais saudável, por vezes, não é o suficiente. Precisamos saber por onde começar. Por isso aqui vão algumas dicas que já pode começar a pôr em prática. O 1º pequeno passo para uma grande mudança. :)EatClean

#1 Prefira o natural

A ideia básica de uma alimentação “clean” começa por escolhermos os alimentos o mais natural possível, fugindo do refinado e do processado. Prefira produtos integrais e frescos que não têm adições de açucares, gorduras e outras coisas más. Fuja das “caixinhas” e dos alimentos prontos. Por exemplo, escolha a fruta e as castanhas ao invés de cereais em pacote ou das barrinhas, escolha o perú ao invés do peito de perú (mesmo para o café da manhã – desfiado é uma delicia), as uvas ao invés do suco de caixinha de uva, etc.

#2 Opte pelos integrais

Carboidratos refinados (ex.: pão, massa e arroz brancos) perdem nutrientes nutritivos  durante o processo de fabricação. Experimente substituir pelas opções integrais (atenção, veja nas letras miúdas da embalagem se são mesmo 100% integrais) e acrescente alimentos como a aveia, a pipoca (de milho orgânico), o bulgur ou o trigo sarraceno (não contém glúten), batata doce, mandioca, mandioquinha, batata yacon,….

Estudos mostram que uma dieta rica em grãos integrais pode reduzir o risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e câncer de cólon.arroz negro

#3 Aposte nas frutas e nos vegetais

Frutas e vegetais deveriam ser obrigatórias em todas as casas e em todas as refeições, incluindo café da manhã e lanchinhos. Tipo uma lei! :) De preferencia frescos e de produtores locais (quando os produtos são tirados da terra a “vida” começa a diminuir e os nutrientes a reduzir). Prefira as frutas ao invés dos sucos de fruta (pois têm mais fibras e menos açúcar).agricultura local

#4 Cuidado com o sal e com o açúcar adicionado

Crie o hábito de ler os rótulos dos produtos que compra. Ao evitar alimentos processados está evitando estas quantidades excessivas de sal e açúcar, totalmente nocivos para o nosso organismo (corpo e mente). Mesmo alguns alimentos que parecem saudáveis por terem escrito “light, “diet”ou “sem gluten”, por exemplo, são cheios de artimanhas e de produtos adicionados escondidos. Crie o hábito de ler os rótulos e ganhe controle sobre o que coloca dentro do seu corpo.

Para tempero, use flor de sal, sal rosa do Himalaia ou sal grosso e em quantidades reduzidas. Prefira as ervas para complementar o sabor em vez de se exceder no sal (também precisamos dele, mas não em excesso).

#5 Fique longe dos ingredientes artificiais

Corantes, edulcorantes, conservantes e outras coisas do género não sao naturais. Foram criados pelo homem e por isso não têm lugar numa alimentação “clean”. Leia os rótulos dos produtos e se o nome do ingrediente é complicado, geralmente é porque é artificial. Evite.

#6 Capriche na água

Prefira água aos refrigerantes, sucos de caixinha e mesmo aos sucos de fruta natural. Beba muita água e chás. Pode, inclusive, aromatizar a água, com pepino e limão ou gengibre ou hortelã, por exemplo. A água também ajuda a controlar a fome e ajuda a que você se sinta satisfeita, dá energia e combate a fadiga.agua

#7 Água com limão

Comece o dia, colocando para dentro do seu “templo”, um copo de água com suco de limão. Dá um “up” na imunidade, ajuda o intestino a funcionar melhor (estimula os movimentos do intestino), acalma o estômago, equilibra o PH alcalinizando o corpo (elimina a acidez do corpo e o ácido úrico nas articulações), limpa a pele, dá energia, melhora o humor, hidrata e dizem que ajuda na perda de peso porque modera a compulsão por comida e doces.

#8 Atenção ao alcool e à cafeína

Voce pode cortar completamente ou simplesmente consumir com moderação. Talvez não precise de tomar café o dia inteiro. Escolha qual/is o/s momento/os que mais tem prazer com o seu cafezinho e onde precisa da sua “tacinha” de vinho/cerveja. Ao tomar o seu cafezinho ou chá, tome puro, sem adicionar açúcar ou adoçante.

#9 Aposte nos sucos vitaminados sem coar

“Sucos Vitaminados” são baixos em calorias mas ricos em energia e super nutritivos graças ao teor de açúcar equilibrado fornecido pela mistura das frutas com os vegetais, cheios de fibras. Melhoram a nossa pele, cabelo, dentes, unhas e a saúde de uma forma deliciosa. Ajudam a acelerar o metabolismo e melhoram o funcionamento do intestino, fazendo com que reduza o inchaço e aumenta a queima de gordura visceral. Sugiro, logo pela manhã ou no meio da tarde: 1 folha de couve/brócolis/punhado de espinafre + pepino + cenoura/beterraba + maçã/abacaxi + linhaça + gengibre/hortelã + água.suco verde

#10 Prefira os orgânicos

Cabe a você decidir o quão importante é a sua dieta. Prefira os produtos organicos e de produtores locais. Mesmo que não sejam organicos, pergunte aos produtores que pesticidas usam. Os pesticidas geralmente ficam apenas nas cascas das frutas e dos vegetais. Você pode optar por comer organicos aqueles produtos em que consome a pele. Os outros, como banana e abacate, por exemplo, você pode optar pela agricultura convencional e retirar a casca.

#11 Escolha bem a fonte de laticínios, ovos e carne

Carne, laticínios e ovos que você compra no supermercado podem ser provenientes de animais que receberam hormônios de crescimento e antibióticos. Evite estes produtos se você quiser ter uma alimentação “clean” ou escolha consumir estes produtos orgânicos ou de fonte segura. Um mercado de produtores locais é um bom lugar para aprender mais sobre a origem de sua carne e laticínios. Quer uma fonte de proteína mais clean? Grão de bico, nozes, feijão, amendoim e lentilhas.

#12 Use gordura “boa” para cozinhar

Para cozinhar, acima de 90 graus, prefira usar fontes de gordura como a Manteiga Ghee/clarificada ou o Óleo de Coco. A manteiga ghee é considerada pela Medicina Ayurvédica, na cultura Indiana, como alimento curativo e rejuvenescedor.  Fortalece o sistema imunológico, bom para o fígado, para o trato gastrointestinal, melhora a memória, o funcionamento dos pulmões e ainda nutre os olhos.  Melhora a saúde intestinal. Rica em ácido butírico, CLA (ácido linoleico conjugado) – que tem ação comprovada no combate a células cancerígenas-, vitamina A e D). É feita a partir do leite de vaca mas sem as impurezas e sem a lactose. É o óleo purificado da manteiga e pode ir a altas temperaturas. O óleo de coco, como já é uma gordura saturada, aguenta temperaturas maiores sem oxidar. Potencializa a queima de calorias, traz sensação de saciedade, reduz o mau colesterol (LDL), previne doenças cardiovasculares e tem propriedades anti-inflamatórias.oleo de coco

Bom apetite :)

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “12 dicas fáceis para ter uma alimentação mais “clean””

  1. Verônica
    20 de junho de 2016 às 17:49

    Maravilha! Obrigada

  2. 19 de abril de 2016 às 11:45

    Muito bom, esclarecedor e cheio de dicas!!

Escreva um comentário

*