Hábitos saudáveis – Como fazer as mudanças que duram!

Continuando a falar de hábitos e de como muda-los….Se já leu o este post, neste link, talvez queira ler o de hoje também. Não é nada fácil mudarmos hábitos que já fazem parte da nossa rotina. E eu sei disso muito bem. Comecei a mudar os meus hábitos há 2 anos. Uns já se tornaram naturais (como a atividade física diária, as escolhas naturalmente saudáveis nas refeições principais e deitar e acordar cedo) e outros são mais difíceis e mais demorados. No entanto, tem sempre alguma coisa que queremos alcançar. Quando pensamos nela até nos parece fácil mas depois não conseguimos implementar no nosso dia a dia, na nossa rotina. E estamos na época de estabelecermos novas metas para o ano que entra…por isso, espero que estes posts possam ajudar você a conseguir alcançar a tão sonhada meta.

1. Partilhe o seu desejo de mudança

Não faça a caminhada sozinho. Chegue para alguém e fale. Se possível tenha um parceiro de treino, procure fazer aulas em grupo ou conte a um amigo ou familiar sobre o seu plano. Ter um apoio pode ajudá-lo a se manter na linha. Compartilhar seus desafios e sucessos torna o trabalho mais fácil e menos assustador, também.

2. Mude um hábito de cada vez

É difícil mudar muitas coisas ao mesmo tempo. Demora tempo a criar maus hábitos e também leva tempo a substitui-los por hábitos bons. Conquiste um hábito e depois avance para o seguinte.um passo de cada vez

3. Seja dono das suas estatísticas

Estudos mostram que menos de 40% das pessoas mantém as suas promessas de ano novo, feitas em janeiro, já no meio do ano. Com a atitude e a abordagem certas você pode melhorar as suas chances e fazer parte dos restantes 60%. 😉

4. Conte com um deslize

Faz parte do processo ter deslizes ao construir um hábito saudavél. Isto não significa que você falhou. Significa que você é humano. Se perdoe, não se martirize. Use o deslize como oportunidade para aprender quais são seus gatilhos e siga em frente.

5. Crie recompensas para quando atingir um objetivo ou uma meta

Pequenas recompensas podem motivar você. Elas lembram do seu progresso e tornam as coisas mais divertidas. Para objetivos a curto prazo crie recompensas simples (como ir ao cinema, arranjar as unhas ou comprar um par de sapatos). As recompensas devem ir aumentando conforme vai alcançando objetivos maiores, como umas férias, por exemplo.

6. Se não adquiriu o novo hábito em 3 semanas, não desista

Há quem diga que precisamos de 21 dias para que as mudanças sejam cimentadas no nosso cérebro, mas pode não ser assim tão simples. Inclusive já ouvi um Neurocientista dizer que não existe um mínimo de dias e que alguns hábitos nunca se esquecem por isso demandam um esforço maior para substitui-lo por outros. Para uns basta 21 dias, para outros 60 dias e para outros 180. O que importa é não desanimar só porque está demorando um pouco mais. Isso não significa que você não vai conseguir. Leva tempo para o cérebro estabelecer uma nova rotina de segunda natureza, de estabelecer um novo caminho neural.

7. Planeje-se de forma positiva

Quando você cria seus objetivos de forma positiva e usa termos que focam o comportamento que você quer construir, é muito mais provável que tenha sucesso. Muitas vezes é mais fácil construir um novo hábito ao invés de desistir de um mau…por isso substitua :)vida saudavel e planejamento

8. Ignore o mau hábito, pelo menos, 1 vez por semana

Ignorar o seu mau hábito por períodos curtos de tempo vai ajudar a construir a confiança de que você pode esquecer (ou ignorar) permanentemente. Por exemplo, tente cortar esse mau hábito 1x na semana, depois passe para 2, depois 3,… e por ai em diante. Sem “choque”.

9. Crie uma meta final com objetivos de curto prazo

Objetivos grandes podem frustrá-lo e podem fazer você desistir. Divida o objetivo grande em pequenos objetivos. Uma meta grande e pequenos objetivos. E liste as etapas de cada um.

Ao invés de querer, por exemplo, perder 10kg, escolha perder 2kg por mês e, para isso, talvez possa substituir a sobremesa do almoço por fruta. Vá controlando o que está fazendo e a chance de ter sucesso só aumenta.

Se quiser ajuda profissional para alcançar seus objetivos, suas mudanças, pode pensar em trabalhar com um Coach. Este profissional vai ajudar você a ampliar o seu autoconhecimento (valores, competências, talentos, capacidades, etc), o melhor caminho para gerar mudanças e transformações na sua vida. Clique neste link se quiser saber mais sobre este trabalho: Coaching!

Seja feliz!

Livro_MinhaVidaComigo_Venda-04

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Un comentário to “Hábitos saudáveis – Como fazer as mudanças que duram!”

  1. Miriam
    18 de janeiro de 2016 às 14:04

    Muito legal suas dicas Vânia especialmente essa dos hábitos.

    Obrigada.

Escreva um comentário

*