Mitos e Fatos do Câncer de Mama

Fala-se tanto de Câncer de Mama que parece que já sabemos tudo. No entanto, quando começamos a conversar e a ler alguns artigos, vemos que afinal não sabemos tudo e surgem sempre algumas dúvidas. E, por menor que sejam, é sempre bom esclarecermos. Podem fazer toda a diferença no nosso conforto e na nossa saúde. E, quanto mais atualizados estivermos, melhor. Mais preparados e mais ativos podemos ser na nossa vida. Afinal todos nós queremos ser atores nela e não vítimas, correto?

mitos e fatos cancer mamaDesodorantes causam câncer de mama?

Falso!

Você pode ter ouvido que os produtos químicos em antitranspirantes podem entrar em seu corpo através de cortes de navalha e causar câncer de mama. Aqui vai um pouco de paz de espírito: especialistas dizem que não há provas que isso seja verdade. Acho que ainda é uma área a ser mais explorada.

Todos os caroços podem ser câncer de mama?

Falso!

Não entre em pânico se você encontrar um caroço. A maioria não é câncer. Muitas mulheres têm nódulos causados por sacos cheios de líquido, chamados de cistos ou por um acúmulo de tecido de cicatriz. Um novo nódulo ou massa que é dura, indolor e tem as bordas ásperas é mais provável que seja câncer.

Cuidado com dor no peito, inchaço, ondeamento, mamilos machucados ou vazam líquido, ou qualquer vermelhidão ou espessamento da pele. Sempre consulte o seu médico se você notar qualquer coisa diferente.

Será que só preciso me preocupar se tiver alguém na familia que tenha tido câncer de mama?

Falso!

Qualquer pessoa com tecido mamário pode ter câncer de mama, mesmo os homens. Cancer de mama na familia, principalmente se for do lado materno, aumenta as chances mas não significa que vá ter nem que não vá desenvolver um.

Qual o maior fator de risco para vir a ter um câncer de mama?

Ser mulher!

1 em cada 10 mulheres, no Brasil desenvolve câncer de mama. 1 em cada 8 nos Estados Unidos, 1 em cada 5 no Uruguai e 1 em cada 11 em Portugal. O ca de mama é 100 vezes mais comum nas mulheres do que nos homens, a quem cabe 1% da estatística. A idade é outro fator agravante. 2 em cada 3 mulheres que desenvolvem câncer de mama invasivo tem mais de 55 anos.

Qual a melhor forma de detectar precocemente?

Mamografia! Ultrassonografia! AutoExame!

Mamografia para mulheres acima dos 35/40 anos. Até lá o ultrassom mamário. E, mesmo assim, fazer o autoexame mensalmente. Eu sou um caso que se não fosse o autoexame talvez não estivesse aqui. Lembro, para quem não sabe, que 3 semanas antes de descobrir o nódulo na mama esquerda, tinha feito ultrassom da mama, aos 31 anos, e não tinha nada. Só iria voltar na médica 1 ano depois. No entanto, 3 meses depois fiz a cirurgia e o meu câncer de mama, triplo negativo, já estava se espalhando…já estava com 2 tumores e um deles com mais de 3cm. E lembrando, estes exames detectam precocemente mas não são ferramentas para evitar câncer.

Na manhã da sua mamografia, você não deve:

Passar desodorante!

Alguns desodorantes ou antitranspirantes tem ingredientes como o alumínio, o que pode aparecer na imagem de raio-x como manchas brancas. Procure também não fazer o seu exame uma semana antes da menstruação, quando os seios, geralmente, estão mais inchados.

Qual era a cor do primeiro laço de conscientização do câncer de mama?

Pêssego!

Hoje em dia, é difícil não reparar que rosa é a cor oficial da conscientização do câncer de mama. Mas a primeira fita para a causa, desenhada por um sobrevivente de câncer de mama, era de cor pêssego.

A idealizadora anexou fitas a cartões que entregava em supermercados e pedia às pessoas que prestassem atenção à necessidade de pesquisa e de prevenção do câncer de mama.

Todos os cânceres de mama são iguais?

Falso!

Os dois exames que identificam o tipo de tumor e o seu sub-tipo molecular são: Anatomopatológico e a Imuno-Histoquimica. Só depois destes dois resultados é definido o tipo/protocolo de tratamento para combater a doença e evitar que ela volte.

O que você pode fazer para reduzir o risco de ter um câncer de mama?

Exercício! Alimentação! Gerenciar o Estresse! Cuidar do ambiente em que vive!

Aqui está mais um motivo para sair do sofá: caminhadas, natação, ciclismo ou outro exercício regular que você goste parece reduzir o risco de desenvolver um câncer de mama em 10% a 20%. A alimentação em 30%/40% e eu acredito que gerenciar o estresse em 50%/60% (este numero é meu). Por isso, encontrar um pouquinho de tempo para nos dedicarmos a nós, aos nosso prazeres e a reconectar o nosso corpo com a nossa mente, valem toda a pena. A receita está a cargo de cada um…yoga, tai chi, meditação,…experimente qual funciona melhor para você ou procure alguém que o ajude a enxergar novas possibilidades (ex. um Coach de Saúde e Bem Estar). tente evitar os ambientes que lhe fazem menos bem e as pessoas que considera tóxicas. Se não conseguir se livrar totalmente, crie estratégias para lidar com elas de forma a que não lhe façam tão mal. 

Viva! Não com medo da doença mais consciente de que podemos ter um papel ativo na forma como levamos a nossa vida. Eu, pessoalmente, cheguei à conclusão, com base nas pesquisas, estudo e formações, que nós podemos contribuir para o desenvolvimento ou regressão da maior parte das doenças em quase 90%.

Beijinhos e um ano cheio de saúde!

vania castanheira

Nota: este texto foi inspirado por um artigo que li no WebMD e acrescentei conclusões pessoais.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Un comentário to “Mitos e Fatos do Câncer de Mama”

  1. NELCI OBUGALSKI
    29 de janeiro de 2016 às 14:30

    Eu tbm estou com cancer de mama. Ja fiz uma parte da quimio e cirurgia de retirada total da mama. Agora vou voltar a fazer + 6 quimios e depois radio. Sem contar que tenho que fazer Fisioterapia e depois a reconstrução mamaria. Mas to assim muito tranquila, aceitei na boa. Fiz muitas mudanças na minha vida. Mudei td a alimentação, vou começar a fazer yoga e meditação. Faço alguns tratamentos alternativos como a Auto- hemoterapia, nao é reconhecido pelo a anvisa, mas to fazendo assim, mesmo porque confio nele e outros. É um pouco complicado, mas somos forte e a gente consegue. Agente muda muito. Percebi que to muito mais feliz, quando falo isso pras pessoas elas pensam: “ta doida ou fingindo rsrsrs”, mas só quem passa por isso e tem essa sensibilidade sabe que é verdade. Esse ano, costumo dizer que é meu, vai ser dedicado ao meu tratamento e a mim,mesma. Adorei seu blog. obrigado!! beijos

Escreva um comentário

*