O segredado da felicidade está em ter um intestino feliz – Pré e probióticos

PRÉ E PROBIÓTICOS – UM INTESTINO FELIZ

70/80% do nosso sistema imunológico está no nosso intestino. Ele e o estômago são a nossa primeira linha de defesa para tudo o que entra na nossa boca vindo do mundo exterior. Por isso é tão importante que mantenhamos o nosso trato gastrointestinal saudável e em equilíbrio (= Simbiose Intestinal). A medicina funcional, antes de qualquer outro órgão, olha para o nosso trato gastrointestinal (TGI) sempre que é constatada uma doença crônica.

No intestino habitam cerca de 100 trilhões de bactérias boas de 100 a 1000 espécies (exemplos conhecidos: Lactobacillus acidophilus e bifidus).

O que pode danificar a nossa flora intestinal e ocasionar a “comentada” disbiose (em oposição à simbiose):

  • Demasiadas preocupações com a higiene quando criança tentando afastar os germes, esterilizando demasiado o ambiente (justo quando a exposição aos germes ajuda a ensinar as células da imunidade o que é bom e o que é mau);
  • excesso de antibióticos e de antiácidos;
  • beber álcool em excesso;
  • demasiado estresse;
  • dieta pobre em fibras (tanto as solúveis quanto insolúveis) e;
  • pouca Hidratação

mal estar barrigaAs bactérias boas:

  • estimulam a produção de anticorpos (Imunoglobulinas) que têm a função de proteger o organismo da invasão viral ou bacteriana);
  • fazem a fermentação de ácidos graxos de cadeia curta, auxiliando no metabolismo do Cálcio, na eliminação do Colesterol e ainda mantém os níveis de açúcar do sangue em níveis mais constantes;
  • Auxiliam nosso organismo no processo de desintoxicação (nos defendendo de toxinas às quais estamos expostos diariamente (produtos de limpeza, pesticidas e aditivos na comida e no ar que respiramos), fazendo com que estas se tornem menos nocivas;
  • fabricam enzimas que ajudam a digestão;
  • Ajudam o corpo a metabolizar o glúten (segundo a medicina funcional, esta proteína encontrada no trigo e na cevada, por ex., pode ser tóxica a alguns indivíduos, e … causar reações alérgicas;
  • Ajudam o organismo no metabolismo de vitaminas como a vitamina B12 e a vitamina K.

Resumindo, ter uma flora intestinal saudável reduz a incidência de alergias, doenças autoimunes e outros mal estares.

Não vou entrar aqui, exaustivamente, com todas as formas de mantermos uma flora intestinal saudável, através da alimentação pois cada pessoa tem um organismo e uma necessidade diferente. No entanto, sugiro que releia alguns posts sobre que alimentos cortar e por quais substituir.

As sugestões abaixo são favoráveis a manter o bom funcionamento do nosso trato gastrointestinal:

  • Aumentar o consumo de fibras (pelo menos 30g por dia) através do adequado consumo de: legumes, vegetais, frutas variadas (entre 3 e 5 por dia), cereais integrais e oleaginosas ;
  • Manter uma boa hidratação ao longo do dia;
  • Comer alimentos prebióticos. Algumas pessoas podem ser sensíveis ao FOS e apresentar distensão abdominal e flatulência, como eu. Mas se você não for, aumente o consumo de cebolas, alho, alho poró, chicória, gergelim, mirtilos e bananas. E para a Inulina, coma chicória e alcachofra.

Qual a diferença entre probióticos e prebióticos?

Probióticos são as “bactérias do bem” que ao serem alimentadas por prebióticos produzem substâncias importantes para manutenção da nossa saúde. A função dos probióticos é colonizar e proteger o trato gastrointestinal, evitando, assim, que moléculas alergênicas e micro-organismos patogênicos façam mal à saúde.

Prebióticos são um conjunto de fibras que alimentam dos probióticos. Os mais conhecidos são: frutooligosacarídeos (FOS) e inulina. Mas o que interessa mesmo é que eles podem ser facilmente encontrados, como escrevi acima.

O objetivo aqui foi explicar a importância de termos o nosso sistema gastrointestinal em equilíbrio e com saúde. E não de passar uma dieta exclusiva.

Além da alimentação, que falo várias vezes no blog e nas redes sociais (e no livro), sugiro, pela minha experiência e de pessoas que tenho conhecido, que suplementar a nossa dieta com lactobacilos, diariamente, é sempre uma excelente opção e, se possível, com prebioticos também (eu não posso). Eu já não vivo sem os lactobacilos (probióticos). Nem sequer existe essa hipótese. E com isto (e algumas outras medidas) nunca mais tive problemas intestinais que eram um hábito um pouco incomodo para mim. Uma flora intestinal em equilíbrio (simbiose) trouxe-me mais qualidade de vida e uma sensação de bem estar e de felicidade que desejo também para você.

Livro_MinhaVidaComigo_Venda-01

Nota – texto escrito por mim e revisado pela Nutricionista Thereza Cristina Oliveira
Referências bibliográficas:
1. BLUM, SUSAN The Immune System Recovery Plan. ed. Scribner;
2. JUNGER, ALESSANDRO Clean. ed. Réptil.
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “O segredado da felicidade está em ter um intestino feliz – Pré e probióticos”

  1. ELIANE SILVA MARRA
    3 de fevereiro de 2016 às 18:44

    Oi Vânia, o que você consome que te suplementa dos probioticos ? COMPRIMIDOS OU ALIMENTOS ?

  2. Elizabeth Corrêa
    2 de dezembro de 2015 às 17:30

    Eu já tive um CA no intestino e confesso que tive muita culpa nisso. Consumia álcool em excesso, stress e má alimentação. Ainda tento me reeducar, mas não é um processo fácil, ainda mais por ter que tomar muitos remédios, antibióticos, e ter feito a quimio ano passado. Meu organismo está totalmente descontrolado, segundo os médicos, devido a esta soma de coisas…E ainda estou no aguardo de nova biópsia intestinal, desta vez com suspeita de SII: Síndrome do Intestino Irritado. O que também é causado pela falta de uma boa alimentação e stress. Bora cuidar da alimentação amigos!

  3. maria de lurdes lima
    2 de dezembro de 2015 às 09:07

    Desculpa Vânia, mas não percebi: os prébióticos alimentam-SE DOS próbióticos, ou alimentam OS próbióticos?
    Beijinhos e obrigada por tanta informção útil para a nossa saúde!

    • 2 de dezembro de 2015 às 16:58

      Olá Maria de Lurdes,

      os “pre” são alimento para os “pró” :)
      Beijinhos

      • Joana
        5 de dezembro de 2015 às 20:07

        Oi Vânia, então como você não pode comer os alimentos com “pre”, o que usa, suplementos?

Escreva um comentário

*