Bolinho de carne com Batata Doce – Receita funcional

Na semana passada participei no 1º de 4 workshops de receitas funcionais (Workshop Sabor & Saúde), sem gluten, sem lactose e sem açúcar refinado. Como diz a nutri Mariana Ferri d’Ávila, autora das receitas, “receitas feitas com alimentos de verdade”.

O tema do 1º dia foi “Recebendo os amigos em casa sem sair da dieta”. Amei o tema pois sempre que penso em convidar alguém já fico ansiosa em pensar que vou colocar em casa alimentos que só como ocasionalmente fora para agradar a visita. Alimentos que não “pisam” na minha cozinha há mais de 1 ano. E aprendi mais coisas que podemos fazer que agradem os nossos convidados sem prejudicar a saúde deles, nutrindo todo o mundo.

Fiz, até agora, uma receita e foi aprovada por mim e pelo maridão. Vai ter “repeteco”e por isso posto aqui para você. Experimente e se gostar me avise. Adoro receber o seu feedback.

Bolinho de carne com Batata Doce – Receita funcional

Bolinho de carne com batata doce

Tem cara de friturinha mas é assado e super saudável :)

Ingredientes:

  • 400g de lagarto (ou acém ou carne moída ou frango ou atum…) cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • 1 colher de sopa de manteiga ghee (clarificada)
  • 1 ovo
  • 500g de batata cozida amassada (tipo purê e com casca) (ou mandioca ou mandioquinha)
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 xícara de chá de farinha de amêndoas (eu fiz uma mistura. bati amêndoas, castanha do pará e de caju)
  • Sal do himalaia ou flor de sal (a gosto)

Modo de preparo:

refogue a cebola na ghee. Adicione a carne desfiada e mexa por 3 minutos. Desligue e reserve. Misture a carne com a batata doce, ovo e a salsinha. Faça bolinhas (ou hamburguinhos ou formatos de kibe) e passe na farinha de amêndoas. Coloque numa assadeira para assar em forno pré-aquecido a 200 graus por aproximadamente 30minutos.

Pode fazer em festinha de crianças ou de adultos. Outra opção é usar a mistura tipo empadão e colocar numa travessa em camadas alternadas com brócolos ou outros vegetais.

E pronto! Está feito. Eu fiz uma parte, levei como marmita para a praia e congelei a outra metade. Não foi para receber os amigos mas eu e o maridão ficamos muito bem alimentados :)

Bon appetit!

Ah! O workshop foi no Barbaresco em São josé dos Campos e ainda tem mais 3 módulos. Se quiser participar (e se houver vagas, não sei), pode entrar em contato com a organização: (12) 3924-5245

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*