Amsterdã / Amsterdão

Amsterdã é uma cidade que parece ser habitada por fadas e duendes de tão linda, charmosa, limpa e cativante que  é! Chegamos no dia 5 de Setembro atrasados (pois perdemos o voo das 7 da manhã e só fomos no das 13h), sob um frio de rachar (11graus – sou mega friorenta). Tiritava de frio e de emoção ao ver coisa mais bela. A cidade é antiga (data do século XII) mas nada tem de velho. Construída sob o lodo e suportada por estacas de madeira, vários prédios (todos baixinhos) estão tortos. Poderia dar um ar de descaso mas não. Dá um ar mais charmoso ainda porque tudo está cuidado. A manutenção é muito rigorosa.chegada a Amsterda

Na maior parte das ruas, às margens dos cerca de 100km de canais e das cerca de 1500 pontes, circulam mais bicicletas (muito mais) do que carros, ônibus ou trams. E nós, meros pedestres é que temos que tomar atenção. Seja para não andarmos nas ciclovias (sim as bicicletas respeitam as ciclovias), seja para atravessarmos as ruas. No inicio, como é tudo tão lindo a minha cabeça estava mais voltada para cima e para os lados ou para o mapa, do que para prestar atenção por onde andava e, facilmente pisava a ciclovia. O que não é legal nem cívico. Devemos respeitar as regras da cidade e todos que nela circulam.amsterda

Os Holandeses são mestres na construção de diques. Por nenhum momento sentimos a insegurança por estarmos abaixo do nível do mar. Afinal a cidade tem mais de 800 anos e mantém-se de pé! Dizem que são os Holandeses que vão salvar Veneza de ser tomada pelas águas do Mar Adriático. E eu acredito!

Em todos os momentos, em qualquer bairro e a qualquer hora nos sentimos seguros. Super seguros. Não vimos desigualdade social. E fomos sempre muito bem atendidos. A simpatia foi primordial e todas as pessoas falam inglês.

Para fazer: Fomos ao museu Van Gogh (lindo, incrível), Casa de Anne Frank (muito emocionante), à Heineken Experience (vale a pena principalmente para quem gosta de cerveja e da marca), fizemos o Hop-on Hop Off de bus, o cruzeiro pelos canais, fomos à biblioteca, visitamos a Estação central, o Begijnof, entramos em algumas igrejas, mercado das flores, comemos a melhor panqueca da cidade, museu do diamante Gassan e ao Red Light District mas…o que mais gostamos e com o que mais ficamos encantados foi: andar pelas ruas da cidade e observar TUDO. Dá vontade de entrar em todos os cafezinhos e barzinhos. Tudo é charmoso. Tudo é um mimo!ams

Tempo para conhecer: nós ficamos 3 dias mas bastam 2, se tiver pouco tempo. A cidade é pequena. Faz-se tudo a pé e/ou de bicicleta só para fazer aquele charme.

Estadia: nós alugamos um studio ao invés de hotel pois o preço era mais em conta e queríamos sentir um pouquinho da realidade de quem mora na cidade. Ficamos no Jordaan, um bairro transado e conhecido pelos seus mercados alternativos e lojas vintage. Aluguei no site http://www.amsterdamstay.com – antes de alugarem verifiquem apenas com o dono se o aquecedor está funcionando. No nosso dormi agarrada ao maridão as 3 noites. Mas de resto era perfeito.

Comida: Não comi nada que me arregalasse os olhos para além de:

• Sucos de frutas e vegetais organicos no Dr. Blend (pirei);
  • Panqueca de frango e queijo Gouda (os Holandeses comem queijo a toda a hora) na The Pancake Bakery, considerada a melhor Panquecaria de Amsterdã. Era incrível mesmo e vale a visita. E tem opção de panqueca integral ou sem gluten :) );
  • Crepe de Nutella na rua (há creperias de Nutella em cada esquina e no meio da rua – um terror para quem não tem maturidade para lidar com o chocolate, rsrs)
  • Cookie da Van Stapele (babo só de lembrar). Esta loja só vende estes cookies, assados na hora!
  • Pad Thai de camarão no Siripon.
  • De resto fui comendo sopinhas. Estava tanto frio e sinto necessidade de coisas quentinhas e saudáveis, já que tinha tantas tentações e se eu tenho vontade, eu cedo, principalmente quando estou de férias e viajando. E a comida não é muito barata também.

Como chegar: De trem se vier de outra cidade da Europa (perto, como Londres ou Paris) ou do aeroporto de Schiphol que fica a 15 minutinhos de trem da cidade. Maravilhoso não é?

Delicie-se com algumas fotos, a maior parte tiradas sob o olhar do maridão e, assim que puder, se não conhece, organize-se para ir. Vale muito a pena. Fiquei apaixonada!_MG_0054-2 _MG_0105 _MG_0151 (1) _MG_0156 _MG_0158 _MG_0164 _MG_0167 _MG_0182-2 _MG_0185-2 _MG_0188 _MG_0197-2-2 _MG_0203 _MG_0205 _MG_0209 _MG_0221-2 _MG_0223 _MG_0277-2 FullSizeRender 4 IMG_0030 IMG_0206 IMG_0215 IMG_9792 IMG_9849 IMG_9876

Próxima parada: Berlim :)

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Amsterdã / Amsterdão”

1. 30 de setembro de 2015 às 15:17

Belíssimas fotos que falam por si e que documentam bem o espirito de Amsterdão…
    Obrigada por partilharem!

2. 30 de setembro de 2015 às 10:06

Reportagem muito positiva e saudável!