6 dicas para antes de começar a Quimioterapia

Como se preparar para um diagnóstico de câncer? Não sei! Por mais informados que estejamos, é sempre um choque. No entanto, após a noticia e definido o tratamento, há muita coisa que você pode fazer para estar melhor preparada para o enfrentar e, assim, melhorar a sua sensação de bem-estar e de controle da situação. Seguem então algumas dicas para estar melhor preparada para o tratamento com Quimio e com Radioterapia.

1. Esclareça tudo com seu médico

medico-consulta

Antes demais tenha a certeza que você e os seus médicos estão esclarecidos sobre qual o seu protocolo de tratamento. Pergunte tudo o que achar necessário até que fique esclarecida/o de como vai ser. Não pense por 1 minuto que possa estar a ser inconveniente com o seu médico. É da sua saúde que estamos falando e quem tem o controle sobre ela é você. Sempre!

2. Planeje o que estiver a seu alcance

Seja qual for o seu tratamento, você não vai estar na melhor das suas formas nem sensações. Por isso pense em tudo o que poderá precisar nesse período. Antecipe-se. A maior ansiedade antes e durante a quimioterapia nada tem a ver com o câncer em si mas com uma série de preocupações práticas:

“Como vou e como volto do hospital?”

“Quem irá tomar conta do meu cachorro?”

“Quem vai levar meus filhos na escola?”

“Quem vai cozinhar para a minha familia?”

etc.

Esta é a hora de acionar a sua rede de contatos. Peça ajuda à sua familia e amigos para, juntos, decidirem no que eles podem ajudar, exonerando você das duas tarefas. Peça a pessoas de confiança que façam tarefas especificas: ir buscar as crianças, passear o cachorro, limpar a casa,….Deixe a sopinha pronta (se vc cozinhar, senão peça a alguém que o faça) para quando vc vier e não precisar cozinhar nos 3 dias seguintes.

A minha mummy, na minha última quimio...aproveitou e pôs a leitura em dia :). Convide alguém para fazer o mesmo ;)

Enquanto eu estava recebendo a “poção mágica” (quimioterapia), a minha mummy, na minha última quimio…aproveitou e pôs a leitura em dia :) e ainda deu folga ao maridão. Convide alguém para fazer o mesmo ;)

Jamais tenha vergonha de pedir ajuda. As pessoas à sua volta querem ajudar mas não sabem como se disponibilizar. Por isso, se você pedir, é um favor que você está fazendo a elas também. 😉

3. Escolha o seu local de recuperação

Depois que chegar do tratamento, você talvez precise se recuperar em algum local: na sala, no quarto,….Escolha já qual será o lugar e prepare-o:

  • Encha uma garrafa de água gelada e deixe do lado, acessível ao seu braço, sem grandes esforços;
  • Deixe os remédios que talvez possa precisar e os que já sabe que vai precisar, separados;
  • Deixe o carregador do celular pronto para ser utilizado;
  • Deixe no criado mudo/Mesinha/braço do sofá seu santinho ou anjinho que sempre ajuda nas horas difíceis;
  • Telefone do lado;
  • Precisa trocar a roupa de cama? Troque antes;
  • Se você estiver deitada/o ou sentada/o neste local, você gosta do que você vê? Decore com imagens que a/o fazem sentir bem e forte. Fotos de familia, de lugares que goste de ir, natureza,…;
  • Dependendo da época do ano que vai fazer o tratamento, se for possível, pense em colocar um ar condicionado ou um bom ventilador (se entrar na menopausa durante o tratamento, os afrontamentos não são nada agradáveis e o calor só piora);
  • Deixe preparados aqueles filmes ou seriados que ficaram sempre “para depois” por falta de tempo. Poderá assisti-los sem culpa e durante a semana, enquanto todos estão trabalhando! Este momento de recuperação é só seu e, fazendo coisas que gosta e que fazem passar o tempo rápido, melhoram muito a qualidade desta fase (há sempre algo positivo em cada desafio da nossa vida).

4. Tenha hábitos saudáveisvida saudavel

Nos dias antes do seu tratamento, procure cuidar da sua mente e da sua saúde física. Coma comida saudável (de preferencia siga a prescrita pelo nutricionista para aumentar sua imunidade), pratique atividade física leve como caminhadas, pilates,…Faça meditação, yoga e, se possível converse com um Terapeuta ou com um Coach Médico, de Saúde e Bem-Estar. A forma como você se sente quando começa o tratamento pode afetar a forma como você lida com ele durante todo o processo e os resultados dos seus exames. É uma boa hora para começar a ter aqueles hábitos que sempre quis implementar na sua vida e encontrar o seu propósito e missão de vida. E a boa coisa é que, além de fazer bem, neste momento tão difícil, você vai leva-los para o resto da sua vida.

5. Esteja preparada/o para mudanças na sua aparênciaA rainha de copas...cabelos

A quimio e a radioterapia podem causar perda de cabelo, perda ou ganho de peso, erupções cutâneas, unhas roxas (ou queda das mesmas), etc, como efeitos colaterais. Prepare-se psicologicamente (procure uma coisa positiva para cada um dos efeitos mais prováveis) e fisicamente (avise os amigos que vai perder o cabelo e peça de presente lenços lindos e maquiagem top e anti-alérgica).

Pergunte ao seu médico, no seu caso, quais os efeitos colaterais mais prováveis.

Depois veja os videos no meu canal do Youtube para a ajudar a ficar mais bonita durante este processo :) .

6. Fale com alguém que tenha passado pelo mesmo

Cada pessoa tem o seu momento de ouvir outras histórias. Se você se sente preparada, fale com alguém que tenha passado pelo mesmo. Tire suas dúvidas e peça dicas. Pode ajudar a reduzir a sua ansiedade e o medo do desconhecido. Afinal você está apenas entrando numa fase que tem principio, meio e fim, tal como tantas outras que você já passou. E você não está sozinha. 

Para uma lista sobre os principais efeitos da quimioterapia veja neste post aqui. 

E quando chegar a sua hora de começar o tratamento, provavelmente vai ser mais leve do que imaginou. Por já estar lidando com tanta informação, a minha sugestão é que se concentre naquilo que você pode ter o controle, tal como os preparativos para você passar melhor pelo tratamento. Quando você vai fazer uma viagem para um país desconhecido, não pensa no que pode dar errado mas sim no que irá precisar para aquela viagem correr o melhor possível. Tente encarar o tratamento como uma viagem em que você vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que corra da melhor forma possível. E, se Deus quiser, vai passar rapidinho (todo o mundo diz que passa- e eu faço parte desse “todo o mundo”). Por isso, aproveite a viagem :) .aproveite a viagem cancer

Se você está entrando nesta fase do processo, espero que ajude. Se quiser saber mais dicas pode escrever nos comentários ou via email. Se você já passou por este processo, que dicas da fase “pré-quimio” você gostaria de deixar para os leitores que vão ler o post depois de você? Escreva nos comentários abaixo :) . As suas dicas são importantes para mais gente do que você imagina. Compartilhe conosco. :)

Beijinhos e muita saúde!
Fonte de consulta onde me inspirei: WebMD e experiência própria.

Agende uma sessão e dê um novo significado à doença e à sua vida. Marque a primeira sessão gratuita:

vania castanheira Medical Coach

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

19 Comentários to “6 dicas para antes de começar a Quimioterapia”

  1. Viviane
    23 de março de 2016 às 14:45

    Boa tarde Vania! Já fiz a retirada do tumor de mama e o esvaziamento axilar. Tive algumas intercorrências na segunda cirurgia, mas agora estou melhor.
    Estou encarando tudo com muita positividade e agora que encontrei seu site, vou usar e abusar das suas dicas. Vou começar a QT vermelha no início de abril. Ainda estou realizando alguns exames, pois estou com uma forte anemia.
    Muito obrigada por compartilhar as suas experiências conosco. Que Deus te abençoe sempre!
    Beijo

    • 15 de abril de 2016 às 11:36

      Olá querida Viviane,
      obrigada pela sua mensagem e por compartilhar a sua dor. Como foi a primeira quimioterapia?
      Um grande beijinho

  2. 5 de outubro de 2015 às 16:36

    Te amo tanto minha princesa… só posso afirmar uma coisa: sou um homem de sorte por ter a conhecido e me apaixonado. Me emociono todas as vezes que venho aqui ler os depoimentos!

  3. 28 de setembro de 2015 às 22:37

    Fiz no dia 21/09 a 1ª de 6 QT vermelha (de 21 em 21 dias), e conforme disse a Soraya “a assombração não é tão feia quanto apresentada”.
    Estava uma pilha de nervos, mas pouco a pouco fui me acalmando. Passei à tarde na clínica, das 13h30 às 17h. Não fazia ideia de quanto tempo iria demorar, mas até que passou rápido. A equipe e os próprios pacientes foram muito receptivos. Quando acabou estava me sentindo bem, fui comprar remédios para enjoo e depois pra casa descansar.
    Fiquei preocupada de passar mal a 1ª noite, enfim passavam mil e uma coisas na minha cabeça, mas graças a Deus dormi bem. Depois que parei de tomar os remédios, fiquei meio embrulhada do estômago principalmente quando me levantava, mas não deixei de comer. Disseram pra eu ter o cuidado de não ficar de estômago vazio, assim evitava o enjoo. Agora não sinto mais nada.
    Li tanto as dicas da Vânia que já estão incorporadas na minha rotina. Nossa, foi muito bom ter achado na internet o “Minha Vida Comigo”, que benção!
    Vamos ver como serão as próximas.. Dia 13/10 tenho a 2ª QT, que vai depender do exame de sangue, se estiver bem farei, senão terei que esperar.. Estou torcendo pra dar tudo certo, e que acabe de vez.
    Cortei bem curtinho (já era curto) o cabelo pra quando começar a cair. Assim fica mais fácil.
    Vamos enfrentar essa fase, que é passageira, porque depois vamos olhar pra trás e dizer: foi difícil, mas venci!
    Bjão

    • 29 de setembro de 2015 às 16:18

      Olá France, vc vai conseguir, de certeza. Veja aqui no blog o suco pro-leucocitos. Vc vai ficar tipo Popey e super forte para todas as quimios. Um grande beijinho e muita força nesta fase. Beijinhos e muita saúde

      • France
        2 de outubro de 2015 às 18:23

        Obrigada, Vânia! Já estou seguindo a risca as receitas, pode deixar.

        Bjão

  4. Dani
    28 de setembro de 2015 às 20:44

    Olá!

    Que matéria esclarecedora! Quarta inicio meu tratamento, farei minha primeira químio. Estava um pouco perdida, mas as dicas foram valiosas.

    Já venho me preparando para esse grande momento, perucas, lenços, sobrancelhas, enfim, firme e forte para encarar esse novo desafio.

    Hoje fiz minha primeira aula de pilates e estava em dúvida se daria continuidade devido ao tratamento. Fiquei feliz que uma das dicas é manter-se em movimento.

    Vamos que vamos, mais uma etapa e experiência de vida.

    Grande beijo!

    Dani

    • 29 de setembro de 2015 às 16:15

      Boa sorte para amanhã querida! Uma nova fase, uma nova etapa! E ela tem principio, meio e fim! Um grande beijinho

    • Verena
      9 de outubro de 2015 às 08:13

      Ola Dani,estou na fase de descobrir o câncer e finalizar os exames para iniciar a quimio. Estou confiante mas umas das coisas que mais me preocupa é a perda das sobrancelhas e cílios….como VC faz??? Beijos e boa sorte sempre!!!

  5. SORAYA
    28 de setembro de 2015 às 10:10

    Ola carissimas!!!
    Preparadas para dar inicio a esta nova viagem…
    Pois sim quanto mais nos preparamos para esta etapa melhor.
    Tambem estou passando por esta experiencia e posso dizer…
    “a assonbracao nao e tao feita quanto apresentada”.
    Podemos “tirar de letra” esta fase.
    Afinal estamos fazendo uma preparacao para nos tornarmos guerreiras
    em um alto grau de forca.
    Como ja informado e muito bem a alimetacao, atividade fisica e o descanso em seu momento sao nossos melhores aliados.
    Nesta semana tenho mais uma sessao e tenho certeza vai ser mais uma etapa de sucesso.
    Forca isto tudo vai passar…

    • 29 de setembro de 2015 às 16:14

      Força querida Soraya! Esta semana menos uma quimioterapia para vc! Beijinhos e muita saúde

Escreva um comentário

*