10 sintomas que podem ser câncer e que ignoramos

Este é o título do artigo publicado pela revista Women’s Health e que eu farei um resumo e uma tradução livre abaixo, com alguns comentários meus. O texto original foi escrito pela Jornalista Jillian Kramer.

De acordo com um estudo da Cancer Research de Inglaterra, mais de metade dos adultos sentem alguns sintomas alarmantes que podem significar que têm um câncer. No entanto, apenas 2% é que desconfiam que possa ser algo grave como tal.

Como resultado deste estudo (desenvolvido no artigo), aqui vão 10 sintomas que os pesquisadores consideram como sinais alarmantes. Eles podem não significar nada mas a questão é que podem ser um câncer. Por isso, por via das dúvidas, é melhor consultar o seu médico.sintomas cancer

1.Tosse persistente ou rouquidão

Enquanto uma tosse aqui e ali é nada para se preocupar, uma cacofonia consistente ou uma tosse acompanhada de sangue definitivamente é causa para preocupação.”Mas certamente uma tosse persistente deve ser avaliada para ver se pode ser câncer de pulmão.”, afirma a Dra. Therese Bevers.  Seu médico deve recomendar um raios-x ou uma tomografia para descartar o câncer.

2. Mudança constante nos hábitos intestinais

Quando as suas fezes começam a ficar estranhas de forma constante, seja no tamanho ou formato, este poderia ser um sinal de câncer do cólon. Pode ser que exista uma massa impedindo a passagem. O correto é ir ao médico e fazer uma colonoscopia.

3. Mudanças persistentes nos hábitos da bexiga

Se aparecer sangue, provavelmente é apenas uma infecção. No entanto, verifique com seu médico se é realmente isso ou se pode ser algo mais.

4. Dores persistentes inexplicáveis

Uma dor isolada geralmente não é sinal de câncer mas “uma dor persistente no peito pode ser um sinal de câncer de pulmão. E a dor no abdómen pode ser câncer de ovário.”, diz a Dra. Therese Bevers.

5. Alteração na aparência de uma verruga

Uma verruga nova ou a mudança na aparência de uma já existente, são motivos suficientes para ir a um Dermatologista.

6. Uma ferida que não cicatriza

Se você tem uma ferida que não cicatriza há mais de 3 semanas, está na hora de ir no seu médico. O seu corpo não já deveria ter-se curado por ele próprio.

7. Sangramento inesperado

Sangramento vaginal fora do seu ciclo pode ser um sinal de câncer de colo uterino. Sangramento do reto pode indicar câncer de cólon. Mesmo que não seja um câncer, é necessário tratar de alguma forma.

8. Perda de Peso inesperada

Vivemos (a maior parte da população) tentando perder peso. É uma verdade. No entanto, uma grande perda de peso, sem esforço da sua parte, pode ser indicativo d eu problema sério, tal como um tumor, por exemplo.

9. Um nódulo

Um nódulo/caroço, seja onde for, deve ser olhado, de imediato, pelo seu médico. Provavelmente é um cisto benigno mas também pode ser um câncer. Um caroço no peito, é claro, é um sintoma muito comum de câncer de mama.

10. Dificuldade em engolir

Dois tipos de câncer podem estar associados a este sintoma: câncer de esôfago e pescoço. Antes de alterar a sua alimentação para alimentos mais suaves, procure um médico e veja todas as possibilidades.

Aqui estão 10 sintomas mas, na minha opinião (Vânia), seja qual for o sintoma persistente que esteja sentindo – dos acima citados ou outro qualquer-, procure o seu médico. Mais vale gastar um tempinho no médico se prevenindo do que depois, se curando de uma doença que tomou proporções graves.

A desculpa que “não tem tempo” não é válida. imagine que você é um carro e que ele precisa de combustível. Se você não parar no posto para abastecer, ele vai parar.

Um beijo no coração e cuide da sua saúde. Este é o seu maior bem e o seu maior investimento :)

*Nota - o artigo original e sem as minhas anotações está aqui.
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*