Exames pós câncer- como manter a calma?!

Depois de um diagnóstico como um câncer, a vida não é mais a mesma. Em vários aspetos, claro. Mas o que quero relatar aqui hoje é relativamente aos exames rotineiros (trimestrais que em breve serão semestrais e depois anuais). Principalmente quando estamos perto daquela data decisiva…os 2 anos sem “bichinho” depois de um câncer muito agressivo cujas chances de voltar nos primeiros 2 anos são acima de 50% (o triplo negativo).  Não vivo com medo de metástases ou de uma recaída. Não mesmo. Mas, sempre que entro num aparelho de tomografia, de ressonância magnética ou de cintilografia, por exemplo, existe sempre uma certa tensão. É inconsciente mas ela está lá. São exames demorados (entre 20 a 45minutos) e que pedem contraste (injeção na veia com uma solução iodada nos casos de tomografia e ressonância ou injeção de preparação 4h antes, no caso da cintilografia óssea) e imobilização (no caso da cintilografia fica um aparelho “colado” no rosto). Nestes momentos, há que ter muita paciência e resiliência. E, o que me ajuda bastante a não pensar no que estão fazendo comigo, em toda a radiação que estou recebendo e em qual será o resultado, é meditar.exames trimestrais

Respiro, pela barriga ( encho o diafragma ao invés do pulmão) profundamente e falo, mentalmente, o meu mantra. Ontem até me assustei quando a “máquina” falou comigo perguntando se estava tudo bem. Assim, o tempo passa rapidinho, eu quase que durmo. E não ocupei a minha cabeça com pensamentos que possam ser “sabotadores” ou nocivos para o meu bem-estar.

A vida pode nos trazer dramas todos os dias, nas mais pequenas coisas. Cabe-nos a nós criar pequenas técnicas de defesa para que o nosso foco não resida nestes dramas e sim nas coisas boas que temos. É tudo uma questão de foco e de perspectiva 😉 .

Namastê!

Vânia

Nota: resultados só na semana que vem e vão estar ótimos 😉
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

6 Comentários to “Exames pós câncer- como manter a calma?!”

  1. Mariana
    12 de setembro de 2015 às 22:02

    Acho que o maior presente que encontramos nesse blog é saber que não estamos sozinhas. Também luto um pouco com essa ansiedade nos exames e acho ate normal, afinal foi nessas maquinas que a maioria de nos percebeu que tinha algo que não andava muito bem com a gente, né?
    Mas atualmente o que eu sinto mais falta é de poder conversar com pessoas, principalmente jovens que tambem passaram por tudo isso.
    Você tem alguma dica de chat, Vania? Ou posso dar a sugestão de criar um aqui mesmo no seu blog. Teria como?
    E fé nos exames que já deu tudo certo!

Escreva um comentário

*