Aplicativos que nos ajudam a movimentar

Hoje em dia, só não se mexe quem não quer. Não digo ir na academia todo o dia mas fazer atividades ao longo do dia que façam com que o nosso corpo se movimente. Desde uma corrida na rua até varrer a casa, passear o cachorro, sair do ônibus duas paradas antes ou estacionar o carro mais longe e seguir andando até ao trabalho.

E, para nos ajudar a saber se estamos nos mexendo o suficiente para sairmos do sedentarismo, existem inúmeros aplicativos para o celular que só faltam soltar choquinhos elétricos para fazer com que levantemos a bunda do sofá :) . Vá, sofazar é válido mas só depois de ter praticado alguma atividade física ou se movimentado, ok? Eu adoro domingão de tarde no sofá assistindo seriados e filmes mas de manhã, pedalei ou dei uma caminhada na praia ou pelos parques da cidade :) . Cada pessoa tem a sua preferência e o que importa é mexer o nosso corpo de 30 a 60 minutinhos por dia.

Como sou fã de acessórios e apps que nos possam ajudar (estou louquinha para ter um Apple Watch) a ter mais saúde, bem-estar e satisfação com isso, preparei algumas informações, com base na minha experiência.

Durante um tempo usei o My Fitness Pal, onde colocava a minha alimentação (incluindo pré e pós treino), a água que bebia e também os exercícios que praticava. Ajuda a ter foco e alguma organização, até criarmos o hábito, onde tudo sai naturalmente. O Moves está sempre ligado e todos os dias me diz os km ou metros que andei (ou pedalei ou corri). Em Nova York bati o record com ele…25km de “bater perna” num só dia! Existem aplicativos de corrida (tanto para amadores como para atletas), de ciclos do sono (só o sono dá um post inteirinho de tão importante que ele é para a nossa vida – quantidade e qualidade de horas – “a vida é muito mais gostosa depois de uma boa noite de sono” ouvi eu este fim de semana de um amigo que é “super elétrico”), de posições de yoga e até de poucos exercícios diários, que pode fazer onde quiser (7 Minutes Workout), personal trainer,…Enfim, a lista é quase infinita!apps personal trainer

Isto para não falar nas pulseiras e nos relógios (já disse aqui que quero muito um Apple Watch?? :) ).

E quanto aos APPS que são “verdadeiros” personal trainers e que nos dizem que treino devemos seguir? Foi aqui que a minha Personal Trainer Dani Facádio me ajudou para testar o que é valido e o que pode colocar em risco a sua saúde.

“Alguns aplicativos são educativos para ajudar a sair do sedentarismo  (7-Seven, Sworkit treinos de 5 minutos etc…), o que é uma boa para a sua saúde. Então, se você percebe que não movimenta muito seu corpo ao longo do dia pode ser um bom começo usar um aplicativo como auxilio.

Outros prescrevem treino de musculação. Desde iniciante, passando intermediário e até o avançado (integral médica, glúteos, push up trainerX, fitness point, etc…). Para cada nível ele seleciona os exercícios. Por isso, aqui, seja honesto com seu corpo. Comece sempre do mais fácil para o mais difícil, pois uma lesão pode impedir seu objetivo final.

E alguns aplicativos montam também seu treino aeróbio. Nos de corrida (Nike Running, Runtastic, Runkeeper etc), uns calculam a distancia semanal de acordo com seu objetivo, e prescrevem assim sua semana de treino, organizando os dias e a distancia a percorrer! Além disso registram o seu rendimento em cada quilometro da corrida.personal apps_Minha vida comigo

Além disso, muitos ainda servem como um arquivo de treinos, podendo posteriormente gerar gráficos e demonstrar sua melhora e desempenho no período de treino registrado por você.

É uma alternativa muito interessante para quem quer começar ou se motivar a mexer o corpo, pois você consegue se exercitar de forma muito econômica. Mas nem tudo são flores, infelizmente preciso alertar também que tudo isso é de maneira generalizada, e nós somos indivíduos, cada um tem uma anamnese (histórico de saúde). Logo, eu indico sim usar aplicativos, mas com ajuda de um profissional que veja sua postura, que corrija sua corrida, e indique os melhores exercícios para suas necessidades. Só assim é possível adaptar quando preciso  (algumas pessoas têm contra indicações indicadas pelo médico ou fisioterapeuta). Observei também que alguns aplicativos não estavam demonstrando os exercícios corretamente. E, muitas vezes, o que para a sua amiga foi ótimo para você pode ser traumático, fique ligada!”

Quer usar os Apps use. Eu mesma adoro testar novos. Mas antes de começar qualquer atividade, os especialistas aconselham passar por um médico, para verificar suas condições de saúde. E os aplicativos não substituem um educador fisico que está ali, presencialmente, corrigindo a nossa postura e a forma como executamos os exercícios. Mas podem ser bons aliados para os dias que quer treinar sozinho/a.

Beijinhos e mexa-se um pouquinho por dia. Seu corpo e sua mente agradecem. E a conta gasta para cuidar da saúde diminui 😉

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Aplicativos que nos ajudam a movimentar”

  1. Cristiane
    5 de novembro de 2015 às 22:40

    Oi Vânia, estou na terceira sessão de quimio e tenho algumas dúvidas, você conseguia fazer exercícios durante o período da quimio? Por quanto tempo? Quantos dias após a infusão? Eu era muito sedentária, mesmo assim comecei, mas agora não consigo fazer nem quinze minutos, sinto muitas dores, fraqueza e cansaço. Minha médica disse que poderia me exercitar até meu limite, evitando sentir tonturas, etc.

    • 6 de novembro de 2015 às 13:48

      Olá querida Cristiane,
      a minha atividade fisica durante a quimio foram essencialmente caminhadas. Como eu não estava praticando atividade física antes, eu não tinha muita força nem resistência durante a quimio. Por isso fiquei pelas caminhadas e alongamentos. So comecei a treinar musculação (de leve) quando já estava na radioterapia.
      respeite seu corpo. Faça caminhadas de 15/20m quando conseguir. Tente umas 3x na semana que já ajuda mas não vá além das suas capacidades físicas. E coma antes e depois das caminhadas.
      Espero ter ajudado.
      Beijinhos,
      Vânia

Escreva um comentário

*