Você já mentiu para seu médico?

Um dia destes, falando com uma amiga Nutricionista ela me disse que muitas pacientes mentem sobre a forma como se alimentam em casa. Achei aquilo estranho e acabei comentando com um outro amigo médico, de outra especialidade (cardiologista). E ele me disse que sim. Infelizmente é normal pacientes mentirem para os seus próprios médicos! Achei aquilo estranhíssimo e pareceu-me bizarro inclusive. Até que parei para pensar e comecei a entender o porquê de, em algumas situações, algumas pessoas, acabarem por mentir para seus médicos sobre os seus hábitos, seu estilo de vida.shutterstock_218980975

Se o médico ou nutricionista nos dizem que precisamos mudar a nossa alimentação seja para emagrecer, equilibrar o colesterol, etc, não é só parar de comer o que nos dizem e substituir pelos alimentos indicados. Nós vivemos em sociedade, em familia e a nossa vida tem uma dinâmica (com muitos anos de funcionamento). As refeições para os filhos e marido, os eventos sociais, as jantaradas na casa de familiares e na casa de amigos, os happy hours no boteco, o churrasco do fim de semana (quando não são 2 ou 3), etc. Nós não queremos ser diferentes. E nesta dinâmica, o que prevalece é a alimentação desbalanceada, rica em gorduras saturadas, açúcares e industrializados. E, pobre em verduras, proteínas magras e alimentos cozinhados de forma mais saudável. No inicio, além de ser difícil dizermos que não às “delicias” que nos aparecem na frente e que sempre comemos, parecemos umas alienígenas por querermos nos alimentar melhor (seja por questão de saúde ou pelo desejo de sermos mais saudáveis). Parece que, de repente, declaramos que vamos até Recife caminhando, com uma melancia na cabeça, ou algo assim. Parece que ninguém entende. Mas depois vamos nos acostumando e as pessoas ao nosso redor também. E quando começam a ver a diferença em nós, respeitam e começam a mudar os hábitos também. Ou seja, fazemos bem a nós e a quem nos rodeia.

Adquirir novos padrões de comportamento requer esforço e persistência. No entanto, uma vez estabelecidos, eles substituem os hábitos antigos e temos um novo padrão. :)

Quando mentimos para o profissional que nos acompanha estamos mentindo para nós próprias. Se o médico souber a verdade ele não vai ficar chocado e nem vai deixar de se preocupar com você. Ele vai poder ajudar, motivando a fazer escolhas mais inteligentes. Um profissional que pode ajudar a fazer estas escolhas é o Coach que o acompanha, semanalmente, na sua luta por uma vida/dieta/hábitos (seja qual for o seu objetivo) a chegar lá. A construir uma ponte entre o lugar em que está e o lugar onde quer chegar.maçã ou doce?

Seja como for, com Coach ou sem Coach, lembre-se que quando estiver mentindo para seu médico está, na verdade, mentindo para você mesma.

Um beijo no coração,

Vânia

 

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*