Sucos Vitaminados – porque devemos incluir na nossa alimentação?

Sucos vitaminados? Sim, depois de aprender tanto sobre sucos (e suas polêmicas e modas) resolvi dar este nome para diferenciar dos sucos cuja polpa é removida/coada e que tanto estamos acostumadas a ver e a tomar (eu também fazia isto). No entanto, quando feitos corretamente, os “Sucos Vitaminados” podem oferecer nutrição pura para o nosso organismo.

sucos vitaminados

Quando processados (no liquidificador ou na processadora), muitas frutas e vegetais perdem algum valor nutricional pois as polpas são removidas. Tal como nos sucos prensados a frio: mantém mais propriedades (vitaminas e enzimas) mas perdem a fibra tão importante para o nosso intestino e para balancear os níveis de açúcar no sangue. E, por vezes, os valores são inviáveis de sustentar diáriamente. Os “Sucos Vitaminados” devem ser feitos com a fruta e os vegetais inteirosgarantindo assim que beneficiemos a 100% dos ingredientes!

“Sucos Vitaminados” são baixos em calorias mas ricos em energia e super nutritivos graças ao teor de açúcar equilibrado fornecido pela mistura das frutas com os vegetais, cheios de fibras. Melhoram a nossa pele, cabelo, dentes, unhas e a saúde de uma forma deliciosa. Mas lembrando que eles não substituem a água. Devemos tomar, pelo menos, 8 copos de água por dia.

E para perder peso? Estes sucos ajudam a acelerar o metabolismo e melhoram o funcionamento do intestino, fazendo com que reduza o inchaço e aumenta a queima de gordura visceral. Legal não é? Só não vale encher de frutas num mesmo suco. A fruta é cheia de açúcar.

Aqui em casa todos os dias começam com um “Suco Vitaminado” verde (sim, deixei de coar) para mim e para o maridão. Frutas, vegetais e raízes misturados.

Querem aprender mais receitas além das postadas AQUI?

Então vamos lá, começando do inicio, antes de receitas, 10 dicas:

  1. Reforce o seu “suco vitaminado” acrescentando couve ou espinafre;
  2. Invista num liquidificador power (se usar um Juicer ou uma processadora vai perder muito mais vitaminas e minerais que vêm da pele e das polpas das frutas e vegetais);
  3. Tome o seu “suco vitaminado” assim que ficar pronto para uma melhor absorção de todos os benefícios;
  4. Se quiser que fique mais grossinho e geladinho, congele algumas frutas antes e coloque, mesmo congeladas, para bater junto – gosto;
  5. A melhor água para adicionar é uma cujo PH seja acima de 7.48 (mais alcalinizada) – em casa tomo a Bioleve que é a que vende de galão de 20L mas a que prefiro é a Minalba);
  6. Em vez de água, pode usar água de coco também (mas não o de caixinha que tem adoçantes. Tem que ser pura. Eu gosto da “Obrigado” quando não consigo comprar a pura, direto do coco);
  7. Se o seu suco estiver com gosto “verde demais”, acrescente uma banana, uma fruta mais doce, um pouquinho de mel ou uma maçã verde (sempre com casca);
  8. Acrescente sementes de chia e pólen para aumentar a quantidade de proteína, cálcio, fibra e ferro;
  9. Prefira ingredientes orgânicos e frescos (com aquela cor bem forte com cara de saudável, sem pesticidas);
  10. Para maximizar os beneficios de seu “suco vitaminado”, beba-o sozinho e não como parte de uma refeição. Assim, o seu corpo vai metaboliza-lo mais rapidamente. E espere, pelo menos, 30minutos até comer algo mais. Bom como desjejum ou no meio da manhã ou da tarde.

Aqui estão as dicas, conforme a minha experiência, e agora é só começar ou caprichar no que já faz em casa 😉

Nota: se procura mudar os hábitos alimentares, emagrecer ou outro foco, a minha dica principal é que procure um nutricionista para o acompanhar 😉 . Cada pessoa é única e cada corpo tem as suas necessidades.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

4 Comentários to “Sucos Vitaminados – porque devemos incluir na nossa alimentação?”

  1. ROSA UNISSE MOTTA NUCCI
    19 de fevereiro de 2017 às 16:55

    tirei um nódulo na mama esquerda e terminei a radioterapia faz uma semana, durante o tratamento não senti nada, achei até que não ia acontecer nada, pois até o final minha pele não apresentava nada de vermelhidão, mas agora está tão vermelha e arde tanto. estou usando um creme que o médico receitou (trofodermin). O que mais eu poderia fazer pra aliviar esse desconforto.
    Meu nome é Rosa, tenho 68 anos, nunca tive nada, nunca passei por uma cirurgia, essa foi a primeira.

  2. Tatiana Valente
    22 de julho de 2016 às 09:55

    Olá Vânia, descobri um câncer de mama a cerca de um mês, e semana que vem irei começar a quimioterapia, estou amando seu site. Sempre tive uma alimentação saudável, sou inclusive considerada natureba pelos amigos, mas falando com a nutri e vendo suas postagens percebi que cometo muitos erros ainda. Tenho peguntas específica sobre os sucos: tenho dificuldade de tomar logo cedo, pois aqui em Curitiba é muito friooo a gente só pensa num café quentinho quando acorda. Acho uma hora ideal para tomar o suco no meio da manhã, mas como estou no trabalho precisaria levar pronto. será que perde muitas propriedades? e qual a diferença de tomar em outros horários? antes de dormir, por exemplo? outra coisa, alguns ingredientes mais difíceis de conseguir como couve ou abacaxi, podem ser congelados para bater junto? obrigada.

  3. Ana Macedo
    2 de julho de 2015 às 16:35

    Olá Vania
    .Agradeço por você ser uma pessoa tão positiva e isso nos inspira muito no tratamento do câncer .
    Tenho dúvida sobre como fazer estes sucos .Estava lendo sobre o tratamento Gerson e lá fala muito no modo que deve ser feitos os sucos , de uma forma prensada.Como vc faz estes sucos ? Vc usa algum aparelho específico ? E em relação as frutas , vc acha com facilidade em encontrar as orgânicas ? Vegetais e legume são mais fáceis .
    E qual a sua experiência de vários modos de prensar, centrifugar , ou bater em liquidificador ?Vc sentiu diferença nestes tipos de sucos ,com fibras ou sem ….com sumo ou sem….com casca …. ???

    Att, Ana Macedo.

    • 2 de julho de 2015 às 16:52

      Olá Ana,

      obrigada pela sua mensagem.
      Vamos lá esclarecer suas dúvidas. Eu faço da forma que digo acima: 2. Invista num liquidificador power (se usar um Juicer ou uma processadora vai perder muito mais vitaminas e minerais que vêm da pele e das polpas das frutas e vegetais);

      uso liquidificador.

      Dou preferência às orgânicas e não tenho dificuldade em achar. São sempre as frutas da estação. Dou preferencia aos produtos organicos que vou consumir com casca. Tais como: maçã, pepino, couve, cenoura, abobrinha,…

      é dificil escolher a “forma mais acertada”. Cada uma das formas tem as suas vantagens e desvantagens. E uma coisa que conta também é a praticidade. E incorporar este hábito no nosso dia a dia funciona melhor quando tomamos a opção mais prática, dentre as mais saudáveis. Antes o “meu sonho” era ter uma centrifuga. Hoje já sei que é mais saudável se usar o liquidificador para não perder as fibras. Tudo tem seus prós e contras. :)

      Beijinhos

Escreva um comentário

*