Comer alimentos orgânicos?!

Porque devemos priorizar os alimentos orgânicos? E os produtores locais, onde ficam nesta história?

Segundo o Dr. Alejandro Jung, devemos escolher da seguinte forma:

  1. Consuma produtos locais. O ideal é que sejam orgânicos, mas o mais importante é que a fonte seja local. isto porque, em geral, a maior parte dos pequenos agricultores não usa produtos químicos, então, mesmo que não sejam certificados, estão situadas em terrenos que foram cultivados organicamente por gerações. Tudo o que você precisa é olhar em seus olhos, puxar uma conversa, talvez até mesmo visitar suas fazendas, e realmente saber de onde vem sua comida.

Desta forma estamos sendo responsáveis conosco, com a nossa família e com a nossa comunidade, apoiando a produção destes pequenos produtores. Quando trocamos os produtores locais pela comida orgânica certificada dos supermercados, estamos pagando por alimentos muitas vezes transportados mundo afora e perdemos alguns nutrientes importantes no processo, ao mesmo tempo em que contribuímos para a intoxicação de nosso planeta por meio do uso de combustíveis fósseis.

Se você tem a sorte de poder cultivar seus próprios vegetais ou de pescar e caçar sua própria comida, isso é maravilhoso. Você sabe que está obtendo alimentos de altíssima qualidade, e se responsabilizando diretamente pelo que come.produtores locais

        2. Em seguida, vêm os orgânicos. Os locais são melhores, mas os orgânicos de outros lugares ainda são uma escolha melhor do que os alimentos produzidos tradicionalmente (com agrotóxicos). Os produtos são mais nutritivos, saborosos, livres de substâncias químicas tóxicas e ainda contribuem com o meio ambiente, evitando a erosão do solo e poluição da água.Produtos organicos minha vida comigo

        3. Pescados: opte por peixes selvagens aos cultivados, pois estes são criados com muitos produtos químicos, antibióticos e rações artificiais à base de grãos.

        4. Carne: Procure animais criados localmente, em pastos que você possa ver. Assim saberá que eles não estão sendo sufocados em cativeiros, jamais vendo a luz do dia, alimentando-se de grãos transgênicos e antibióticos e imersos até os joelhos em seus próprios dejetos – ou pior. Orgânica, caipira, de animais criados em pasto: estas são as informações a se procurar na escolha da carne, em especial a já embalada. (eu costumo comprar Korin – não é propaganda nenhuma. É a que realmente eu consumo diariamente)vaca feliz minha vida comigo

Tente primeiro com agricultores locais, depois nas lojas de produtos naturais (hoje em dia existe uma em cada esquina, pelo menos no Brasil, no Estado de São Paulo, para ter certeza de que poderá seguir sua lista.)

Por que procuramos estas coisas? Se um animal pasta o máximo de tempo possível, e depois come grãos orgânicos pelo resto do ano, a carne, o leite ou os ovos que ele produzirá serão muito mais nutritivos, os níveis de proteína, mais altos, e as gorduras, mais saudáveis. É o que muitas pessoas chamam de “carne feliz”. Quando os animais são bem cuidados e sua morte é o menos estressante possível, a carne e seus derivados têm gosto melhor e são mais salutares para nós. Ainda mais importante é termos a responsabilidade de cuidar de todos os animais, mesmo que sejam destinados para nosso jantar. Somos todos parte do círculo da vida, e o respeito é uma parte importantíssima deste círculo. Muitas pessoas perguntam se é melhor consumir produtos de origem animal ou não. “Pessoalmente acredito que somos onívoros por natureza, e creio que é necessário praticamente um doutorado em nutrição para tornar- se um vegano ou mesmo um vegetariano saudável. Acredito que adotar uma dieta sem produtos de origem animal por motivos de saúde, morais ou ecológicos, é algo que deve ser feito gradualmente, sob a orientação de um especialista ou ao menos por meio de livros muito bem pesquisados (escritos por alguém como o Dr. Gabriel Cousens). Lembre- se de como somos todos diferentes e de que estamos evoluindo continuamente.”- diz o Dr. Alexandro Junger em seu livro “Clean”.

Abaixo, está um pequeno video com um teste que fizeram com uma familia Sueca. Tem apenas 1m30s e vale muito a pena. 1 exame antes e 1 exame depois de 2 semanas consumindo apenas produtos orgânicos. A diferença é enorme. E foram só duas semanas. Imagine depois de 1 ano, 2 anos, uma vida!

Seguirmos uma alimentação 100% com estes quesitos não é fácil. Isto porque são raros os restaurantes (e os amigos) que têm esta preocupação. Para não viver com “neuras” eu fiz a opção de fazer a melhor escolha possível nos produtos que utilizo em casa. Dentro das minhas possibilidades. E relaxo sobretudo nos eventos sociais mas sem deixar de fazer escolhas inteligentes. Se por exemplo não estamos na época da manga rosa e está uma linda, brilhante, reluzente, na minha frente para eu me servir, eu prefiro não comer. Escolho outra coisa pois para ela estar ali, provavelmente estará cheia de agrotóxicos.

Beijinhos e boas escolhas. Informação é poder e nós temos o poder de decidir o que queremos colocar para dentro de nós, na maior parte do tempo 😉 .

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*