Esporte beneficia quem teve câncer de mama

Li esta matéria no site da CBN e resolvi compartilhar na íntegra. Um estudo que prova que atividade física durante a quimioterapia reduz a fadiga, aumenta os músculos e a autoestima e, depois dos tratamentos, reduz a mortalidade em quem continua praticando exercícios como caminhada, tênis, etc.atividade fisica quimioterapia

“Até alguns anos atrás, acreditava-se que a prática de exercícios físicos era prejudicial para a saúde dos pacientes que foram diagnosticados com câncer de mama, pois poderia agravar sintomas do processo de tratamento, como o linfedema, por exemplo, um inchaço nos braços que pode ocorrer após a cirurgia.

Agora, porém, um estudo publicado no Journal of Cancer Survivorship revela que os benefícios das atividades físicas superam os riscos à saúde.

A pesquisa foi feita por profissionais da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, e acompanhou cerca de 600 pacientes que passaram pelo tratamento de câncer de mama. Segundo o resultado do estudo, foi observada uma redução na mortalidade das mulheres que se mantiveram fisicamente ativas após terminar a quimioterapia. A conclusão da pesquisa foi que, mesmo em pessoas que se recuperaram da doença, o sedentarismo é mais prejudicial do que a prática de exercícios físicos.

Os benefícios
O estudo apontou ainda que praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana ajuda a melhorar o bem-estar físico durante o tratamento e reduz o incômodo causado pela quimioterapia. Além de reduzir a fadiga e controlar o pelo, os exercícios também aumentam a capacidade funcional, a restauração muscular e melhora a autoestima do paciente.

Entre os esportes mais recomendados estão caminhada, corrida, tênis e outras atividades físicas ao ar livre, como jardinagem, por exemplo. Porém, antes de começar, é preciso tomar alguns cuidados.
Os cuidados
Para iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso consultar um médico para que ele avalie o estado do paciente e recomende o exercício ideal. Praticar esportes sem o consentimento de um profissional da área pode não ter o efeito esperado e também prejudicar a saúde.

Além de fazer a avaliação com o médico, também é preciso realizar o exercício de maneira segura e seguir as recomendações. Pratique a atividade apenas durante o tempo estipulado, não se esforce mais do que o corpo aguenta e escolha o vestuário ideal, como um tênis com bom amortecimento, que você pode encontrar aqui, e roupas que ofereçam boa respirabilidade.”

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*