Nanopartícula ‘ninja’ que combate tumores

Já imaginou, precisar de quimioterapia mas…ao invés desta ser injetada na sua corrente sanguínea como um todo e matar as células saudáveis em crescimento, matar apenas as maldosas, os tumores?!?!? Pois é! Parece que isto vai ser possível em breve, graças a uma empresa da Universidade de Coimbra, em Portugal!!! Viva à medicina!!! Viva aos tratamentos menos agressivos!!!!
(não vejo a hora de dar um viva à cura do câncer :))

Tive acesso a esta noticia ontem e o compartilhamento no Facebook foi tão grande que resolvi postar também no blog, para quem não viu ou não tem facebook. É importante e esperançosa demais para alguém ficar sem saber. :)

Coimbra cria nanopartícula ‘ninja’ que combate tumoresnano

É uma nanopartícula inteligente que reconhece os tumores atuando diretamente nos alvos cancerígenas, sem afetar as células saudáveis do organismo. A PEGASEMP já tem duas patentes nos EUA e, se os testes em humanos forem bem sucedidos, pode estar disponível no mercado dentro de três anos.

por Sara Cunha

Foi a TREAT U, uma empresa spin-off da Universidade de Coimbra criada em 2010, que desenvolveu esta nanopartícula revolucionária ao nível dos tratamentos de quimioterapia.

“A PEGASEMP é 80 vezes mais pequena do que uma célula. Quando administrada na corrente sanguínea do paciente, reconhece tumores e liberta o tratamento de quimioterapia como se de uma granada se tratasse”, explica ao Boas Notícias a investigadora Vera Dantas Moura (na foto), sócia fundadora da TREAT U.
Além de atuar de forma mais dirigida e inteligente, outra característica desta nanopartícula que promete aumentar a eficácia das terapias oncológicas é o facto de “reduzir os efeitos nas células saudáveis ao diminuir a acumulação do fármaco nos órgãos que não têm lesão, o que não acontece com outros tratamentos de quimioterapia convencionais”.

Este tratamento, que é administrado por via intravenosa, já foi testado com sucesso em ratinhos com cancro da mama. Os bons resultados da equipa da TREAT U foram reconhecidos nos EUA, onde a PEGASEMP já conquistou duas patentes. Uma situação que “valida o potencial desta nanopartícula no mercado das terapias oncológicas em que se insere”, defende a investigadora, de 33 anos.

Testes em humanos dentro de dois anos

Dentro de dois anos, a TREAT U deverá começar os testes em humanos pelo que, em caso de sucesso, a nova terapia deverá entrar no mercado já em 2017.
A concretização do projeto da empresa de Coimbra contou com a colaboração da equipa da Bluepharma – João Nuno Moreira, do Sérgio Simões, do Luís Almeida, do Amílcar Falcão – e com o apoio financeiro da Portugal Ventures.

Fonte: Boas Noticias

Sensação: muitas respirações profundas, leveza e esperança.!

Amém!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Nanopartícula ‘ninja’ que combate tumores”

  1. Maria Araújo
    13 de abril de 2015 às 18:07

    Fico tão feliz com estas notícias.
    Obrigada, Vânia.

    Beijinho

  2. filomena miguens
    13 de abril de 2015 às 15:07

    UAHUAU!!!
    Que excelente notícia!
    Viva Coimbra, Viva Portugal!

Escreva um comentário

*