Porque precisamos de Enzimas, Gorduras saudáveis e de Fibras?

Para termos um corpo saudável, precisamos de nutrientes que fazem o nosso organismo funcionar em sincronia. E entre eles estão as Enzimas (essenciais para manter o funcionamento adequado do corpo, digerir alimentos e ajudar a regeneração dos tecidos), as gorduras saudáveis (Sem as gorduras em nossa dieta, algumas vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) não poderiam ser usadas pelo nosso organismo) e as fibras (excelentes estimulantes das paredes intestinais, favorecendo o movimento do intestino e contribuindo contra a prisão de ventre. ). Existem também as vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes e  as proteínas. Mas estes nutrientes ficam para um outro post 😉

Sempre que possível coma alimentos crus (frutas, legumes, sementes, oleaginosas, óleos não processados) e o mais próximos possível da fonte (produtores locais). Desta forma consegue obter uma ingestão ideal de enzimas, além de uma grande quantidade de alimentos fermentados.

alimentos crusEstes alimentos vivos – como mel cru, iogurte ou quefir não pasteurizado, missô,  kombucha , kimchi e chucrute – contêm probióticos naturais que são essenciais para uma digestão saudável (embora mel, iogurte e quefir não sejam ingredientes detox, se estiver num programa de desintoxicação).

Procure incorporar bastante gordura saudável para manter os sistemas de seu organismo operando tranquilamente, incluindo o cérebro. Sim, precisamos de gordura…mas boa!

Abacates, manteiga crua de ovelhas ou vacas alimentadas em pasto, carne de animais criados em pasto, oleaginosas, sementes, azeitonas, azeite (crú) e óleo de coco são excelentes fontes de gordura saturada que o corpo usa como energia e que também ajudam na digestão. Se você estiver ingerindo muitas frutas e legumes frescos, você terá níveis adequados de fibra, o que ajuda sua excreção e o mantém saciado, ao mesmo tempo em que equilibra seus níveis de insulina.

“Que o teu alimento seja teu remédio e que teu remédio seja o teu alimento” – Hipócrates, pai da medicina

Fonte: Dr. Alejandro Junger – “Clean”

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*