Como mudar o estilo de vida

Como mudar o estilo de vida?! Por que parece difícil mudar o estilo de vida? Hábitos novos e mais saudáveis (pois os menos saudáveis a gente acostuma-se rapidinho) parecem algo de outro mundo e isso tem uma explicação. No entanto, lembre-se: não é o nosso cérebro que nos controla. Somos nós que, através da nossa mente, controlamos o nosso cérebro e podemos ser do jeito que nós quisermos ser.

Vamos ouvir um pouquinho a Dani Facadio, Personal Trainer, que ouve todos os dias os desafios que suas alunas têm ao mudar os seus hábitos, no inicio.

“Como profissional percebo que as pessoas não só acham difícil como também muitas vezes querem mudar, mas não se engajam de verdade nisso por que não têm a motivação psicológica para tanto.

Não, não é fácil! Mas é possível, e diria até que não é tão ruim como se imagina fazer algumas mudanças.

Quando você muda um hábito, você muda também a pessoa que você era antes de comer alimentos saudáveis e praticar atividades. Na maioria das vezes é preciso mudar lugares que você frequenta, por exemplo: mudar os restaurantes que você frequentava, ou pelo menos você terá que mudar a escolha do prato. No mercado as compras serão diferentes, é preciso ter mais atenção ao rótulo… E alem disso você adicionou alguns horários de compromisso com a atividade física.

Uma pessoa pode ter essa motivação naturalmente, quando se propõe a mudar o estilo de vida. Outras conseguem estabelecer metas e são determinadas a alcançar o objetivo do corpo sarado. Outras mudam por motivo de saúde. Dentre todos os motivos nem todos conseguem manter um novo hábito ao longo da vida. Enquanto na verdade deveria ser uma mudança para uma longevidade saudável e não apenas para “perder os quilinhos a mais”.

Mas, por onde começar?

Primeiro coloque metas, como você quer estar daqui 6 meses, 1 ano e 5 anos?

cuidar da mente1. Então, a primeira mudança precisa acontecer psicologicamente:

  • Comece por priorizar sua saúde;
  • organize sua semana – Marque um tempo para a atividade física na agenda, como se fosse um compromisso tão importante quanto o do trabalho.
  • Comprometa-se:  que faltar só em ultimo caso!

 

2. Precisamos movimentar o nosso corpo. Exercício físico regular funciona como prevenção: evitar muitos problemas futuros nas articulações, evitar diabetes, melhorar nosso sistema cardiovascular, exercer tarefas cotidianas sem dores, e para mulheres que tem maior incidência de osteopenia e osteoporose ajuda a prevenir e melhorar o quadro quando apresentado. Entre outros benefícios. Poderíamos ficar aqui o dia inteiro escrevendo os benefícios da prática de uma atividade física regular e sem excessos.atividade-física regular

Pessoas que treinam moderadamente com regularidade e continuidade, têm uma alimentação saudável e equilibrada apresentam uma postura mais adequada, mais saúde e bem estar. Conhece alguém assim?

3. Para além de inserirmos a atividade física na nossa agenda, devemos cuidar do que colocamos para dentro do nosso corpo: os alimentos! A qualidade dos alimentos que escolhemos é de fundamental importância para a manutenção de uma boa saúde. Um determinado alimento deve ser considerado em função dos nutrientes que contém, mas, também pela ausência de substancias potencialmente nociva ou tóxica. Olhe os nutrientes antes de olhar as calorias.aliment saudavel

A seleção de uma boa alimentação e o desenvolvimento de hábitos saudáveis é uma responsabilidade pessoal. Após a consulta com o nutricionista e aprender o que te proporciona mais saúde as escolhas serão sempre pessoais.

Uma dica pessoal: mesmo que, no inicio, não siga 100% da dieta (como estilo de vida e não temporária) certa, o importante é fazer pelo menos 70% certo. Dar prioridade a diminuir o açúcar refinado, farinhas brancas e gorduras de carnes gordas, manteiga, de leites gordos, e as trans (prefira as gorduras saudáveis e que tanto precisamos), claro.

E aí sim nós, Educadores Físicos vamos fazer toda a diferença na sua saúde, no estimulo e incentivo para continuar sua mudança de hábito e imagem. Com um bom treino e disciplina você consegue ter saúde, perda da gordura corporal e logo definição muscular.

Depois dessas mudanças, não desista nunca, você pode errar, escorregar, desistir por um final de semana, mas não desista para sempre. Após o erro, acerte retomando aos hábitos saudáveis e retome com foco na sua saúde. Sem paranóias mas com consciência.

Lembre-se, é melhor 30 minutos de exercício do que nada, também é melhor acertar três refeições e errar duas, do que errar todas as cinco ou seis refeições no dia. Ao longo da sua vida, isso fará diferença.

Mas seja humano, e entenda seus momentos de tristeza, de estresse e de fraquezas, sem precisar desistir e continuar a se cuidar.Vida é movimento e, alimentar-se de forma saudável, é fundamental para prevenção de muitas doenças.”

Eu su exemplo vivo de que é possível mudar os hábitos. Fico até meio tensa quando fujo em demasia deles…:) tensa e inchada rsrsrs.

Beijinhos,

Vânia e Dani

Livro_MinhaVidaComigo_Venda-01

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*