Suplementos para a vida

Depois que descobri o câncer, descobri também todo um mundo de saúde, prevenção e performance humana que nem me passava pela cabeça! Me apaixonei por esta nossa máquina, este nosso templo e gosto de ver as reações que ele tem aos diversos estímulos.

Assim que fiz a 2a cirurgia (na primeira ainda era uma ingénua neste mundo de inflamações e agressões subtis) comecei a tomar 2 suplementos que levarei para o resto da vida. Podem mudar as marcas, porque vão aparecendo melhores mas, hoje em dia, com a vida que levamos, precisamos destes 2 aliados que nos ajudam a combater as agressões externas (ambientais, emocionais e alimentares). São eles:

1. Ômega 3

Omega 3Um ácido graxo essencial (o nosso organismo não produz) e faz parte das gorduras polissaturadas ( gordura boa e que é liquida em temperatura ambiente). O O-3 vem das algas, do plâncton e de algumas folhas, incluindo grama. E chega até nós, na alimentação, através dos peixes, mariscos e frutos do mar.

A falta do ômega-3, na nossa alimentação, tem uma relação direta com o nosso comportamento. Podemos ficar mais ansiosos, podemos entrar em pânico mais facilmente frente a situações estressantes, temos mais dificuldade em aprender novas tarefas e ainda, reduz a capacidade de sentir prazer. Já o contrário, uma dieta rica em Omega-3 (até 16gr diários, como os Esquimós) resulta num bom humor e previne doenças cardíacas.

Uma das opções para que consuma a quantidade diária correta (entre 1 e 10 gramas por dia de DHA (ácido docosahexaenóico) e de EPA (ácido eicosapentaenoico)), é através de suplementação (deve ter EPA/DHA ≥200mg, ser livre de metais pesados e ter vitamina E. Para isso é necessário olhar na composição e verificar que o EPA (dizem ter mais efeito antidepressivo) é mais elevado que o DHA (dizem que pode bloquear o efeito antidepressivo, se este for superior ao primeiro).

Outros beneficios:

  • Reduz triglicerídeos;
  • Promove a boa saúde do coração;
  • Reduz stress oxidativo;
  • Preserva a função endotelial;
  • Reduz a aterosclerose;
  • Desempenha ação antiinflamatória;
  • Reduz sintomas de depressão;
  • Importante para a formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e retina;
  • Promove a boa saúde materna e do feto;
  • Promove boa saúde dos olhos.

Se quiser saber um pouco mais sobre o Omega 3 veja o Post que escrevi aqui há uns tempos.

Antes eu tomava da Vitafor. Agora eu tomo o OmegaPure. 2 cápsulas por dia, depois do café da manhã. Tomo este por ser o que tem mais Omega3 do mercado (90

5 em cada cápsula), contém 470mg de EPA, 330mg de DHA e 100mg de outros Ômega-3, as cápsulas são pequenininhas, é livre de metais pesados e tem vitamina E.

2. Glutamina

glutaminaA “Gluta”, como carinhosamente a apelidei, é um aminoácido abundante no tecido muscular. Sendo sintetizada a partir de aminoácidos de cadeia ramificada – BCAA ( valina, leusina e  isoleucina ) – e do glutamato. Atua como nutriente energético para as células imunológicas, afastando as infecções oportunistas. Promove o crescimento muscular e estimula a síntese das proteínas, além de exercer forte atuação no estado de hidratação celular e função intestinal. Legal né? Dá-lhe glutamina!

  • Fortalece imunidade;
  • Combate radicais livres;
  • Ajuda a metabolizar a glicose depois do exercício fisico – evita a ação catabólica, poupando o consumo de BCAA e a massa magra, não prejudicando a saúde e o desempenho esportivo.

A recomendação sugerida para uso da glutamina é de, no máximo 30g/dia e pode ser adicionada em sucos de frutas, água, chás, vitaminas e até mesmo em combinação com outros suplementos orais como forma de aumentar o aporte proteico da dieta.

Durante o tratamento eu tomava: 10g em jejum, com água + 10g antes do almoço + 10g antes de dormir. Hoje, eu tomo 10g em jejum em dias que não treino (nos dias que treino, tomo depois do treino) + 10g antes de dormir.

Onde compro? Na Farmácia Terapeutica. Peço por WHATSAPP (12996363337) ou e-mail e entregam em casa…Cómodo, bom preço (e já pesquisei em vários lugares) e produtos de qualidade – fiz até visita às instalações onde manipulam os medicamentos. Depois que passamos por um susto com a nossa saúde, tomamos cuidados que antes nem nos passavam pela cabeça! #SemNeurose mas #ComConsciencia

Nota Importante: Embora seja indiscutível a vantagem do uso de suplementos, é imprescindível que consulte um nutricionista e/ou médico para saber o que melhor se adapta às suas necessidades.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Un comentário to “Suplementos para a vida

  1. pamela
    23 de abril de 2015 às 02:42

    glutaminas dessas de suplementos para quem faz academia, existem marcas boas também?

Escreva um comentário

*