Dia Mundial do CâncerDia Mundial do Câncer

Até Janeiro de 2013 tudo o que estava ligado ao câncer, principalmente ao câncer de mama, passava do meu lado e eu fingia que não via. Parecia que se eu não me envolvesse com “essas coisas”, elas não me atingiriam. Uma perfeita falta de noção e de conscientização da minha parte.

Hoje, depois de viver a doença na primeira pessoa, participo e crio iniciativas que ajudam as pessoas a se prevenirem e tento ajudar as pessoas que caíram na teia da doença, a passarem melhor por ela. A viverem cada etapa dolorosa e a tirarem sempre algo positivo dela. A enfrentarem cada efeito colateral dos tratamentos penosos, com mais leveza (e muitos truques). E a tirarem o máximo de positividade de todo este processo. Afinal mente e corpo são como universos paralelos. Tudo o que acontece no universo mental necessariamente deixa sinais no físico. “Antes, a ciência declarava que somos máquinas físicas que, de alguma forma, aprenderam a pensar. Agora, desponta a ideia de que somos pensamentos que aprenderam a criar uma máquina física.”, como diz o Deepak Chopra. Ou seja, o nosso papel é fundamental no processo de cura.

E os ensinamentos e partilhas de informação não dizem respeito apenas ao câncer. Existem doenças tão ou mais graves (doenças degenerativas ou auto-imunes, por exemplo) e que não têm tantas ações de conscientização, tanto para prevenção como para tratamento crônico.

Como diz o INCA (Instituto Nacional do Câncer): “Todo mundo deveria falar abertamente sobre a doença. Debater sobre o câncer é desafiar ideias, atitudes e comportamentos negativos que perpetuam mitos que causam medo e estigmatizam. Falar de câncer é alertar as pessoas da necessidade de busca por detecção precoce e tratamento.”

E você, o que enxerga para além do câncer?

E você, o que enxerga para além do câncer?

Utilize estes dias, de conscientização, para pensar. Pensar em você e em como você quer ser. E pense nos outros e em como pode ser ativo e ajudar. Sensibilize-se e não fique indiferente!

O que você pode fazer? 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Escreva um comentário

*