MammaGene, Oncotype, MammaPrint e Symphony- O que são? E quando valem a pena?

Os nomes são legais. Demonstram alta tecnologia e medicina avançada. Para muitas é até uma solução milagrosa que pode ditar quem vai e quem não vai fazer quimioterapia. Ambos analisam o tumor que foi retirado da mama. Não são cobertos pelo convênio médico nem realizados pelo SUS (ainda!).

Mas afinal o que são estes exames?

Oncotype (dos Estados Unidos e representado no Brasil pelo grupo Fleury)- é um teste genético que analisa 21 genes contidos no tumor retirado da mama. Funciona apenas para os tumores positivos para estrógeno (quem dita isto é a histoquímica – veja AQUI) e que não tiveram a necessidade de fazer esvaziamento axilar (não é o meu caso – o meu é triplo negativo – explico melhor estas designações AQUI), ou seja, mulheres que estão no início da doença. Ele vai verificar a probabilidade de o tumor voltar nos próximos dez anos, tendo em conta uma base de dados preexistentes de outras mulheres que tiveram o mesmo tipo de tumor. E, consonante ao resultado, o médico decide pelo uso, ou não, da quimioterapia, para além do tratamento hormonal. Muitas vezes, a quimioterapia não se justifica, tendo em conta que não vai trazer nenhum benefício para o tratamento da paciente.

MammaPrint (Holandês) – foi desenvolvido pela empresa Agendia e é comercializado pela Gencell Pharma. Ele avalia o perfil de expressão de 70 genes para avaliar o risco de recorrência do tumor e indicar a necessidade de realização de quimioterapia. É o único teste deste tipo que possui nível 1A de evidência. Seu resultado pode indicar baixo risco e neste caso não há indicação molecular para a realização de quimioterapia ou alto risco, indicando a necessidade de quimioterapia.

Blueprint – é um teste que indica o subtipo molecular do tumor através da análise do perfil de expressão de 80 genes e auxilia o médico na tomada de decisões sobre o melhor tratamento para a paciente. Também comercializado pela Gencell Pharma, como o Mammaprint.

Symphony (Holandês e representado no Brasil pela Gencell Pharma) – Era uma combinação do MammaPrint, TargePrint e BluePrint mas não existe mais.

genes cancerDesvantagens:

  • o preço;
  • se o resultado der entre 40 e 60% é dúbio, o que significa que vai ter que fazer quimioterapia de qualquer jeito (e já gastou os tantos mil);
  • o teste é baseado em casos de mulheres que já passaram por isto. No entanto, cada vez está mais provado que cada caso é um caso;
  • Só funciona para as mulheres que tiverem o sub-tipo de câncer de mama Luminal A (positivo para estrógeno e negativo para HER2). Ou seja, HER2 positivo, triplo negativo  e axilas doentes com mais de 3 linfonodos positivos não têm indicação para realizar qualquer um destes exames pois precisam realmente de quimioterapia. No entanto, nos casos do Luminal A, fazer o Mammaprint (o mais indicado atualmente) pode ajudar muito.

De qualquer forma, fale com o seu médico e discuta as possibilidades que você tem, no seu caso especifico. O seu médico é o mais indicado para sugerir o melhor tratamento para a paciente. A medicina está cada vez mais avançada e devemos usufruir do que ela nos traz de bom. No entanto, não precisamos nos sujeitar a tudo e mais alguma coisa. Afinal não somos “ratos de laboratório” e nem dispomos de tantos recursos financeiros.

Um beijo no coração e bom fim de semana,

Vânia

Nota - Post atualizado em Julho de 2017.

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

31 Comentários to “MammaGene, Oncotype, MammaPrint e Symphony- O que são? E quando valem a pena?

  1. VALESK REBOUÇAS
    14 de outubro de 2015 às 07:25

    Olá,

    Quando o meu médico me indicou um teste gênico sai pesquisando a respeito e este blog me ajudou muito!

    Fiz o Symphony que além de ser o mais completo, também era o mais barato (R$ 12.500) e ainda parcelava em 12 vezes. Na verdade era o único em real, pois os demais eram um dólar.

    Fiz o teste para ter certeza se a quimioterapia realmente seria imprescindível no meu tratamento, para com essa informação ter mais força para enfrentar a químio. Mas graças a Deus o resultado foi o melhor possível. O teste gênico me classificou como Luminal A.

    Fiquei tão radiante que até iniciei um abaixo-assinado digital para que a ANS insira testes gênicos em seu rol de procedimentos para que assim os planos de saúde venham a custear esses exames.

    • 19 de outubro de 2015 às 18:30

      E começou muito bem!!! As próximas mulheres a serem diagnosticadas com câncer de mama Luminal A vão agradecer muito. Beijinhos

    • 17 de dezembro de 2015 às 14:10

      Por favor,qual o contato do laboratório para saber o valor atual do exame? Obrigada!

      • Christiane F
        18 de abril de 2016 às 17:45

        Miriam Viana
        Larissa (Simphony )019 3849-9525/019 996947069.
        Espero te-la ajudado

    • 14 de abril de 2016 às 12:26

      Valesk, Boa Tarde! Poderia indicar onde fez os exames, estou pesquisando e está difícil localizar, como você disse os Oncotype, só aparace os de alto custo, internaiconal

      • Christiane F
        18 de abril de 2016 às 17:40

        Jutelice,
        Eu fiz o Mammaprint e vou passar o contato pra vc , agora o Oncotype não sei, converse com o seu médico e pergunte se vc pode fazer . No meu caso meu médico disse que eu poderia fazer um ou outro.
        Larissa da Symphony 019 3849-9524/019 99694-7069. Espero tê-la ajudado, no meu caso não precisei fazer quimio, esse exame confirmou.

  2. 9 de dezembro de 2014 às 14:42

    Buenas tardes quisiera sabar dond eme comunico para realizar el examen mammagene , hace dos meses que me operaron y el oncologo me aconsejo realizar este estudio , pero no consigo donde lo realizan , desde ya muchas gracias

  3. Margarete
    4 de dezembro de 2014 às 10:13

    Por gentileza alguém´pode me informar o custo desse exame?

  4. Cleide
    30 de novembro de 2014 às 11:48

    Fiz o mamma gene, não fiz quimio, agora, após 3 anos, recidiva axilar!

    • VALESK REBOUÇAS
      14 de outubro de 2015 às 07:43

      Como você está?

      Se você teve recidiva é porque ainda tinha tecido mamário. Então pode ser um outro câncer e não metástase do que você retirou.

      Já fiz mastectomia radical bilateral mesmo com indicação para retirar só um quadrante da mama direita. O resultado da biópsia foi uns surpresa pois havia câncer também na mama esquerda.

      Sei que realmente só estarei livre de metástase depois de 5 anos. O meu resultado do Symphony deu assim com relação a não ter recidiva em 5 anos:

      Hormonioterapia + quimioterapia -> 99%

      Hormonioterapia -> 93%

      Isso significa que o ganho com a químio seria 6%. E que mesmo com a químio não seria 100%.

      • Cleide de LIma Rodrigues
        19 de outubro de 2015 às 20:18

        Boa noite Vania!
        Hormonioterapia? O seu câncer nao era triplo negativo?
        Nao havia cancer nas mamas agora, no momento do esvaziamento. Foi feito ressonancia nas
        mesmas. O medico nao sabe explicar o que aconteceu.
        Quanto a cura apos 5 anos meu mastologista disse que no cancer de mama nao é assim, pode
        aparecer metastases muitos anos apos. Ele tem paciente q teve metastases apos 20 anos.
        Abç
        Cleide

      • Cleide de LIma Rodrigues
        19 de outubro de 2015 às 20:30

        Boa noite Vania!
        Hormonioterapia? Seu cancer nao era triplo negativo?
        Nao havia cancer nas mamas agora, qdo foi feito o esvaziamento. Foi feito ressonancia das mesmas.
        O medico nao sabe dizer o porque desta recidiva axilar.
        Qto a cura apos 5 anos meu mastologista disse q no cancer de mama nao é assim , existe mestastase s mesmo apos muitos anos. Ele mesmo tem paciente com metastase apos 20 anos
        Abç
        Cleide

        • 4 de novembro de 2015 às 15:50

          Olá Cleide,
          eu nao fiz hormonoterapia porque meu câncer foi triplo negativo.
          beijinhos e muita saude

  5. 28 de novembro de 2014 às 16:41

    Oi Vânia
    Tudo bem?
    Fiz o oncotype no ano passado e meu resultado foi excelente, não precisei de quimioterapia e nem de radioterapia. No meu caso foi muito legal poder ter realizado o exame! E por esse motivo criei a Rapunzel Solidária!!! beijos

    • anacanomeira
      29 de novembro de 2014 às 08:36

      Que delicia Rapunzel

    • 29 de novembro de 2014 às 08:37

      Voce era Luminal A?

    • stella maris freitas
      29 de junho de 2015 às 17:37

      boa tarde Elizabeth,

      Vi sua informação e gostaria de saber onde fez o oncotype, pois preciso fazer.
      Fiquei feliz em saber dos resultados.

      sds

      stella

Escreva um comentário

*