Biotina e os cabelos
Biotina – o que você precisa saber para diminuir a queda de cabelo 😉
A beleza e a saúde começam de dentro para fora. Não adianta usar os melhores produtos para o cabelo se a sua alimentação não está adequada. Esta pode levar a uma carência de vitaminas, entre elas a Biotina (faz parte das vitaminas do complexo B).
A nutricionista Mariana Ferri d’Ávila vai nos falar um pouco mais desta vitamina e como devemos consumi-la:
“Ela é absorvida pelo intestino e levada aos tecidos através da circulação. E precisa ser reposta diariamente porque o corpo não pode armazená-la – o excesso é eliminado pela urina. A biotina é essencial para o bom funcionamento das células do nosso corpo, metabolizando as gorduras, os açúcares (transforma o açúcar em energia) e as proteínas. Assim sendo, ela tem um papel muito importante quando se fala da manutenção da pele, dos cabelos e das unhas, pois através dos carboidratos e proteínas ingeridos, ajuda na construção destes tecidos.
Produtos ricos em biotina:
- leveduras;
- nozes;
- ovos (gema);
- carnes;
- leite;
- laranja;
- iogurte;
- espinafre;
- abacate;
- melancia;
- morango, etc.
Por produzir ácidos gordos que ajudam na manutenção cabelos, a biotina é muito usada em tratamentos para a queda de cabelo. A dieta com Biotina pode atrasar a queda de cabelo quando esta está ligada à idade e não a fatores genéticos.
Estudos comprovaram que suplementação de 500 mg por dia têm ótimos resultados com relação à queda de cabelo e também com a reversão de cabelos grisalhos.
Uma boa alimentação é capaz de suprir a necessidade de Biotina e os casos de carência desta vitamina são raros, mas quando acontece, os principais sintomas são cansaço, depressão, falta de apetite, retardo no desenvolvimento, conjuntivites, dermatites, erupções cutâneas entre outros sintomas.
A suplementação desta vitamina pode ser feita através de comprimidos, multivitamínicos e cápsulas (procure um profissional).”
Como anda a sua biotina?
Tenho que tomar urgentemente biotina