Atividade Física durante a quimioterapia

Recebo muitos e-mails e mensagens perguntando que tipo de exercicios podemos fazer enquanto estamos em quimioterapia. É importante ressaltar que, cada caso é um caso e, o tratamento faz com que nos sintamos melhor uns dias e menos bem em outros. Como tal, pode ser dificil estabelecer uma rotina e devemos respeitar o nosso corpo. Lembre-se que é uma fase e que o mal estar que sentimos não é a doença que o provoca mas siam a CURA!

Mas vamos lá, sempre que possível, para a nossa recuperação e bem estar, devemos nos exercitar, nos mexer. A professora de educação física responsável pelos meus treinos e que me acompanhou na recuperação pós tratamentos, Danielle Facadio, fala sobre a atividade física durante a quimioterapia. Se devemos ou não praticar e quais exercícios e com qual intensidade.

“Muitos estudos científicos demonstram os benefícios do exercício físico durante a quimioterapia. Mas é muito importante levar em conta a individualidade de cada um, a intensidade e a duração dessa atividade aeróbia ou exercício com força. No entanto, estes estudos não são precisos quanto aos momentos mais apropriados na prescrição do exercício para cada tipo de câncer. O médico oncologista é que deve avaliar cada caso. Atualmente são recomendados para pacientes em tratamento de câncer: exercício aeróbio, de resistência e de flexibilidade.atividade fisica quimioterapia

Praticar exercícios durante este período melhora a qualidade de vida e a saúde geral do corpo e da cabeça.
Para que os efeitos sejam positivos, antes de começar qualquer atividade física durante e após tratamento do câncer, fale com o seu médico. Se necessário, consulte um cardiologista para conhecer e avaliar os seus limites cardiológicos e a pressão arterial, até porque algumas quimios e radios afetam o nosso coração. Em seguida procure orientação de um Educador Físico para ajudar no programa de exercícios mais apropriado à sua condição. Pelo menos no inicio para não correr o rico de se machucar.

Quais atividades devo praticar??
• Exercícios Aeróbios (caminhar, pedalar e quando possível nadar -depende da quimio e se tem cateter)
• Exercícios Resistidos: Pesos livres, maquinas de resistência ou exercicios funcionais (como sentar-levantar.) Isto trabalha os grandes grupos musculares.

Frequência:
• Exercícios Aeróbios: 3-5 dias/semana
• Exercícios resistidos (com carga) 2-3 dias/semana com, pelo menos, 48hrs de descanso entre sessões e nào se procupe em fazer nada pesado. É só para manutenção da massa magra que se vai com a quimioterapia (a chamada sarcopenia – veja mais efeitos da quimio aqui)

Intensidade:
• Exercícios Aeróbios 40-60% da sua capacidade máxima (procure um cardiologista para orientação).
• Exercícios Resistidos: 40-60% de 1RM (cargas leves a moderadas)
Tempo:
• Exercício aeróbio: 20-30min por dia.
• Exercícios Resistidos: 1 a 3 series de 8-12 repetições por exercício.”

Atividade fisica Cancer-de-mama

Considerações ao praticar alguma atividade física durante tratamento:

1. A Fadiga relacionada ao câncer é evidente nos pacientes que recebem quimioterapia e radioterapia e pode restringir a capacidade de se exercitar. Em alguns casos a fadiga pode persistir por longos períodos após completar o tratamento. É normal.
2. O osso é um local comum de metástases em muitos canceres, particularmente no câncer de mama, próstata e pulmão. Por isso evite esportes ou atividades de alto impacto e esportes de contato, para minimizar o risco de fratura.
3. O desgaste muscular acontece em indivíduos com câncer incurável e pode limitar a capacidade de se exercitar.
4. Os pacientes que receberam transplante de medula óssea e aqueles com baixa contagem de leucócitos devem evitar exercícios em locais públicos que comportam alto risco de contaminação microbiana. Estes estão com a imunidade mais baixa e por isso precisam de cuidados extra.
5.  A natação não deve ser prescrita aos pacientes com cateteres, linhas centrais, tubos alimentares, nem para os que estiverem recebendo radiação.
6. Os pacientes que recebem quimioterapia podem experimentar períodos flutuantes de enfermidade e fadiga durante os ciclos do tratamento que exigem modificações frequentes na prescrição do exercício, como reduzir a intensidade e a duração da sessão de exercícios. Respeite o seu corpo

Espero que tenham gostado :) e bons exercicios!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

12 Comentários to “Atividade Física durante a quimioterapia

  1. MARISOL MENDEZ DA SILVA
    6 de outubro de 2014 às 20:13

    oi VANIA, estou com CANCER DE MAMA E COMEÇO A QUIMIO AGORA DIA 09 DE OUT, SEMPRE CORRI NA PRAIA AS 0530 DA MANHA, VOCE ACHA QUE EU CONSIGO NÃO NA MESMA INTENSIDADE, MAS CONTINUAR CORRENDO, PQUE PERGUNTEI PRO MEU ONCO E ELE DEIXOU UM POUCO NO AR, OU SEJA, NÃO FOI CLARO, ACHO ATÉ QUE ONCOLOGISTA NUNCA PODE DAR CERTEZA DE NADA, ASSIM COMO A MEDICINA, ESTOU DOIDA PRA VOLTAR A CORRER, SEI QUE ISSO ME FARÁ BEM.

  2. Fabiana
    12 de agosto de 2014 às 17:05

    Tenho uma pergunta. O meu médico hematologista fica desesperado com os tais germes e bactérias e não quer que eu faça nada na rua ou lugares fechados. As pessoas com câncer em geral saem e fazem exercícios numa boa? Em academias? Ou ao ar livre? Gostaria de entender como vocês fazem pois vou conversar com ele outra vez.

    • 12 de agosto de 2014 às 17:08

      Ola Fabiana, o lugar deve ser arejado e evitar os horarios de maior pico. Na rua, no parque, eu sempre dei minhas caminhadas. O meu médico também era muito preocupado com isso e nunca me proibiu de ir no parque. Apenas determinou as horas do dia, sempre com protetor solar(bloqueador) e repelente se o lugar tiver insetos. Bjs

  3. Rosangela
    12 de agosto de 2014 às 12:25

    Acho atividades fisicas muito importantes, mas acho que SEMPRE se deve ter o acompanhamento de um personal qualificado para casos como pacientes com cancer.Tenho receio de fazer exercicios com carga, pq faço sózinha,, então , a solução são as caminhadas longas nos dias que estou bem , e nos dias quenão estou muito bem , faço pouca ou nenhuma! O acompanhamento do personal é importantissima!

  4. carmen meira
    11 de agosto de 2014 às 17:53

    Actividade física é sempre muito importante mas é preciso lembrar que cada pessoa é seu caso e…não há receitas! Obrigado pelas dicas e nunca é demais o relembrar de falar com o médico.

Escreva um comentário

*