Cuidados com a pele na quimioterapia e depois!

Já falamos aqui algumas vezes sobre os efeitos colaterais da quimioterapia. A pele fica muito sensível e muitas vezes ressecada. Eu sentia que a minha pele parecia “bumbum de neném”. Uma fina camada que precisava de cuidados constantes. E como o tratamento é cumulativo, quanto mais quimioterapia “levamos” mais frágeis vamos ficando.

Durante a quimio, o Dr. Érico di Santis (Dermatologista que tirou as minhas pintas no meio do tratamento e outra depois) sugere Hidratação, proteção solar e cuidados com traumas. Hidratação para manter a pele integra, saudável e resistente. Proteção solar (acima de 60 – mesmo andando na cidade) pois algumas medicações podem reagir com o sol e levar a alergias foto-dependentes ou seja que surgem com a exposição solar, além dos malefícios diretos do sol na pele sem proteção. Em relação aos traumas, podem virar uma porta de entrada de microorganismos e como a imunidade esta rebaixada pela quimio uma infecção banal pode se tornar um grande inimigo.”pele ressecada quimioterapia
Vale a pena ter estes cuidados. Afinal já estamos passando por um processo tão difícil, longo e, por vezes penoso, que não precisamos arranjar mais nenhum probleminha.
Seria bom que, após a última quimioterapia, como num passe de mágica, tudo voltasse ao normal. Temos conversado bastante sobre isso e já sabemos que não é assim, não volta do dia para a noite. A recuperação é demorada. Temos que ter paciência, só mais um pouquinho. ☺
Como tal, depois dos tratamentos precisamos continuar tendo os mesmos cuidados e procurar um especialista, caso surjam situações como inchaços, manchas vermelhas, alergias, nódoas negras….Eu tive tudo isso. Na verdade ainda me aparecem algumas nódoas negras. E já lá vão uns meses.
O importante é que se estamos com todos estes cuidados, mesmo depois do tratamento, significa que superamos, estamos vivos e, melhorando a cada dia que passa. E este é o melhor presente! Vamos valoriza-lo.
beijinhos.

Siga também:

Instagram e Twitter @minhavidacomigo

Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo

Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “Cuidados com a pele na quimioterapia e depois!

  1. Vivian
    25 de julho de 2015 às 10:49

    Oi qual hidratante voce usava? o filtr solar e para depois do hidratante, ne. Qual vc usava durante a quimio Obrigada

  2. luciana
    21 de outubro de 2014 às 14:39

    ola vania eu fiz quimeo semana passada gracas a Deus nw tive reacoes *vomitos*mas sairam um monte de machucadinhos no corpo e cabeca e cocam muito sera normal isso.

  3. Rosário Silva
    7 de agosto de 2014 às 20:11

    Olá Vânia! Que cuidados tinha com as nódoas negras? Gelo? ou um creme específicio?

    • 7 de agosto de 2014 às 20:13

      Ola Rosario, na verdade apenas hidratava bem. Nunca foi necessario nenhum cuidado extra. Bjs

  4. anacanomeira
    7 de agosto de 2014 às 08:40

    Por vezes as pessoas descuidam de pequenos pormenores que mais tarde se tornam significativos. Por isso é importante jogar com a prevenção.
    A nossa pele é o nosso primeiro contato com o mundo. Há que cuidar de todos os nossos sentires.

Escreva um comentário

*