Cromo – acabe com a compulsão por doces

Conhece aquela vontade louca, quase descontrolada de comer um, aliás TODOS os doces do supermercado? Isto pode ser o seu organismo avisando que está com falta de um mineral chamado cromo. Ele potencializa os efeitos da insulina no metabolismo da glicose, aminoácidos e lipídeos. Se ele está na quantidade certa no nosso organismo, regula a quantidade de açúcar no sangue, evitando picos de insulina.

O texto abaixo é da nossa nutri Mariana Ferri d’Àvila que vocês já conhecem.

COMO ELE ATUA E QUAIS BENEFÍCIOS?
A presença de cromo reduz os níveis de gordura no corpo e também tem efeito positivo sobre as taxas de colesterol e lipoproteínas. Esse mineral faz com que o carboidrato seja aproveitado como fonte de energia, impedindo que este fique armazenado sob forma de gordura, sendo assim, quando consumido na quantidade diária necessária o cromo diminui a vontade de comer doces e também controla o apetite.
Quando associado à atividade física o cromo aumenta a absorção de glicose pela célula muscular, fornecendo assim mais energia para a execução dos exercícios e melhorando o desempenho.
Sendo assim, dentre os inúmeros benefícios do cromo, destacam-se a ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, alivio dos sintomas de depressão, melhora do cansaço e fadiga, auxilio no tratamento do diabetes tipo 2, redução e controle de manutenção de peso, controle da vontade de comer doces, principalmente em mulheres na fase de TPM, melhora do desempenho esportivo, entre outros.

QUAL A QUANTIDADE ADEQUADA DE INGESTÃO DE CROMO?
A ingestão recomendada pela ESAD-DI (Estimated safe and adequate daily dieteary intake) é de 50 a 200 microgramas por dia.

POR QUE OCORRE FALTA DE CROMO E QUAIS OS SINTOMAS E CONSEQUÊNCIAS?
A falta de cromo pode ocorrer tanto pela baixa ingestão de alimentos ricos nesse mineral, quanto também pelo aumento da eliminação de cromo através da urina. Isso se dá tanto pelo excesso quanto também sob ação do estresse, exercícios fatigantes, dietas hipoproteicas e vegetarianas restritivas desequilibradas, infecções, entre outros. Por esses motivos, é muito comum observar baixa de cromo no organismo das pessoas atualmente.
O principal sintoma de que o cromo está em baixa no organismo é a compulsão por doces e/ou carboidratos em geral.
Essa falta de cromo pode levar ao aparecimento de diabetes, uma vez que a produção de insulina é reduzida, ocorre uma redução no metabolismo de lipídios, glicose e aminoácidos. Alguns estudos ainda relacionam a baixa crônica desse mineral a insuficiência renal, câncer pulmonar, doenças cardiovasculares, distúrbios cerebrais entre inúmeras outras doenças.

COMO MANTER O CROMO EM NÍVEIS NORMAIS?
Manter uma dieta com alimentos ricos em cromo é a melhor forma de obtê-lo, já que este não é produzido pelo organismo. O cromo pode ser encontrado principalmente em levedo de cerveja, banana, carnes, batata, fígado, ovos, ostras, pimentão verde, espinafre, queijo, grão integrais, cogumelos, nozes entre outros. Caso os níveis estejam muito baixos e não obteve sucesso com o aumento de alimentos ricos em cromo, recomenda-se a suplementação dosada individualmente.

Alimentos Ricos em Cromo

SUPLEMENTAÇÃO
A suplementação só é recomendável se o organismo estiver realmente com falta de cromo, para isso é imprescindível que se procure ajuda profissional capacitado para que este possa solicitar um teste de sangue que indicará se o organismo precisa ou não do suplemento.
Atletas e praticantes assíduos de musculação podem precisar de suplementos alimentares contendo cromo devido aos benefícios para essas pessoas.

CARACTERÍSTICAS DO EXCESSO DE CROMO
O organismo só absorve a quantidade que necessita de cromo, sendo que o excesso é eliminado. Esse excesso, a longo prazo, pode trazer problemas como perda de apetite, náuseas, dor de cabeça, tontura, alterações na urina, urticária e sangramento nasal.

Obrigada Nutri, mais uma vez, pela participação.

Siga também:

Instagram e Twitter @minhavidacomigo

Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo

Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Alimentos Ricos em CromoAlimentos Ricos em Cromo

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

2 Comentários to “Cromo – acabe com a compulsão por doces

  1. anacanomeira
    7 de agosto de 2014 às 08:46

    Excelentes dicas. Obrigada

  2. Eliane
    4 de agosto de 2014 às 22:42

    Excelente informação. Vou procurar ingerir mais alimentos com cromo, principalmente porque meu metabolismo está abaixo de zero. Obrigada . Abç. Eliane.

Escreva um comentário

*