Exames Câncer de Mama

O tratamento para o Câncer de Mama evoluiu muito nos últimos anos. Hoje em dia, o diagnóstico da doença, quando feito precocemente, ajuda muito o médico a proporcionar a cura do câncer. Com o conhecimento certo, o câncer de mama não se torna uma ameaça, visto que há muitos procedimentos e exames que identificam e ajudam no diagnóstico mais correto e amplo do real problema, seja um nódulo precoce ou um tumor em fase avançada. Exames e procedimentos que detectam Câncer de mama:

Mamografia

Mamografia: Pode ser identificada como um raio x das mamas e é capaz de detectar o câncer ainda precoce. O exame é muito importante para toda mulher e se torna um processo obrigatório aos 35 anos, idade onde a mulher começa a ter mais propensão a adquirir a doença.Ecografia mamaria

Ultrassonografia/Ecografia: Diferentemente da mamografia, a ecografia reproduz imagens do interior do corpo sem o uso de radiação. Ela reproduz imagens digitais de alta definição para a tela de um computador, facilitando a percepção e visualização até das mínimas alterações. Exame adequado para mulheres antes dos 35, quando a mama é mais densa.Tomossíntese

Tomossíntese: Considerado um dos mais avançados exames para a avaliação das mamas, a tomossíntese é capaz de reproduzir imagens 3D (tridimensionais), captando imagens sequenciais. Logo após, o sistema é capaz de reconstruir imagens tridimensionais na mama em altíssimas resoluções facilitando a visualização até das menores alterações.Core Biópsia

Core Biopsia: Com uma agulha grossa que é capaz de aspirar pequenas amostras de tecidos sólidos do interior da mama, no procedimento da core biopsia o médico pode analisar as amostras e identificar se a doença é benigna ou maligna.

Punção Mamaria: Trata-se de um procedimento invasivo. Consiste na localização do nódulo através da ultrassonografia e, logo após, uma agulha fina é introduzida através da pele, posicionando no interior do nódulo. Quando posicionada, a agulha aspira parte o conteúdo do nódulo, que vai posteriormente, para análise. Eu, com o aconselhamento da minha ginecologista sugiro: mulher, se tem menos de 35, faça ultrassom da mama anualmente. A partir dos 35, comece a fazer mamografia. É apenas um controle, como tantos outros que já fazemos. E se sentir algo diferente, ao toque, procure um profissional. Este conselho vale para mulheres e HOMENS também, já que 1% dos casos de ca de mama são masculinos. 😉 Se ame, se cuide!

 Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

O tratamento para o Câncer de Mama evoluiu muito nos últimos anos. Hoje em dia, o diagnóstico da doença, quando feito precocemente, ajuda muito o médico a proporcionar a cura do câncer.

Com o conhecimento certo, o câncer de mama não se torna uma ameaça, visto que há muitos procedimentos e exames que identificam e ajudam no diagnóstico mais correto e amplo do real problema, seja um nódulo precoce ou um tumor em fase avançada.

Exames e procedimentos que detectam Câncer de mama:

MamografiaMamografia: Pode ser identificada como um raio x das mamas e é capaz de detectar o câncer ainda precoce. O exame é muito importante para toda mulher e se torna um processo obrigatório aos 35 anos, idade onde a mulher começa a ter mais propensão a adquirir a doença.

EcografiaUltrassonografia/Ecografia: Diferentemente da mamografia, a ecografia reproduz imagens do interior do corpo sem o uso de radiação. Ela reproduz imagens digitais de alta definição para a tela de um computador, facilitando a percepção e visualização até das mínimas alterações. Exame adequado para mulheres antes dos 35, quando a mama é mais densa.

TomossínteseTomossíntese: Considerado um dos mais avançados exames para a avaliação das mamas, a tomossíntese é capaz de reproduzir imagens 3D (tridimensionais), captando imagens sequenciais. Logo após, o sistema é capaz de reconstruir imagens tridimensionais na mama em altíssimas resoluções facilitando a visualização até das menores alterações.

Core BiópsiaCore Biopsia: Com uma agulha grossa que é capaz de aspirar pequenas amostras de tecidos sólidos do interior da mama, no procedimento da core biopsia o médico pode analisar as amostras e identificar se a doença é benigna ou maligna.

Punção MamariaPunção Mamaria: Trata-se de um procedimento invasivo. Consiste na localização do nódulo através da ultrassonografia e, logo após, uma agulha fina é introduzida através da pele, posicionando no interior do nódulo. Quando posicionada, a agulha aspira parte o conteúdo do nódulo, que vai posteriormente, para análise.

Eu, com o aconselhamento da minha ginecologista sugiro: mulher, se tem menos de 35, faça ultrassom da mama anualmente. A partir dos 35, comece a fazer mamografia. É apenas um controle, como tantos outros que já fazemos. E se sentir algo diferente, ao toque, procure um profissional. Este conselho vale para mulheres e HOMENS também, já que 1% dos casos de ca de mama são masculinos. 😉

Se ame, se cuide!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

3 Comentários to “Exames Câncer de Mama

  1. anacanomeira
    30 de julho de 2014 às 20:30

    Tanta informação que desconhecia.
    Hoje fiquei feliz, pois soube que o nódulo de uma amiga afinal não era um nódulo e foi algo que desapareceu.
    Vou marcar já já os meus exames. Está na altura.

  2. Aline Ortega
    25 de julho de 2014 às 15:07

    Eu tenho 35 anos, e no auto exame descobri um nódulo, o meio mais confiável, para o meu caso, foi o médico pedir a Puncão Mamária, onde não teve erro, pois depois do diagnóstico ele também pediu a mamografia, onde não aparecia nem a sombra do nódulo, sendo que este já tinha 5,5 cm :(

  3. Ilcione
    25 de julho de 2014 às 09:44

    Bem colocado Vânia! as vezes tem mulheres que tem medo de ir ao médico ou até de fazer tais exames. Não se deve ter medo pois, quanto mais cedo o diagnóstico mais certo a cura.
    Você sempre com suas publicações importantíssimas. Obrigada e
    um grande beijo.
    Ilcione.

Escreva um comentário

*