Namoro e Expectativas

Como hoje é dia dos namorados, resolvi escrever sobre algo que fui aprendendo. Na tentativa erro, claro. E para complementar a minha opinião fui falar com a Cris, Psicóloga e terapeuta sexual. Vem ver ;).

Namoro, casamento, relacionamentos andam sempre com as “malditas” expectativas atreladas. Porquê malditas? Porque são elas que nos frustram, que nos desanimam, que nos fazem pensar que não existe “tampa para a nossa panela”, “metade para a nossa laranja” nem “chinelo para o nosso pé cansado”.  Acabamos assim por pôr de lado relacionamentos que até poderiam ter um bom futuro.

E de que depende esse nosso futuro, com o nosso “príncipe /princesa encantado/a”?

De honestidade e paciência.

Isso de ser tudo 100% logo no inicio- seja sexo, orgasmos em todas as transas, seja afinidade no dia a dia, adivinhar o que o outro está pensando, fazer o outro feliz e conseguir que o outro nos faça felizes-  não vem do nada. Não acontece no primeiro encontro, no amor à primeira vista! Isso é química apenas. Não é como o beijo do príncipe na bela adormecida. A vida real é diferente. Nós podemos enfeita-la e deixa-la super colorida (aliás devemos faze-lo). No entanto, temos que ter a real consciência que para sermos felizes, sozinhos ou num relacionamento, depende, unicamente, de NÓS!

Cris Borges é Psicóloga e Especialista em Saúde Sexual (já falei dela outras vezes). Ela é entendida no quesito relacionamento entre duas pessoas. Então, porque sou muito curiosa, perguntei-lhe qual era a maior queixa dos pacientes dela. E ela, sempre prontamente, respondeu:

“Mulheres – falta de desejo e dificuldade em ter orgasmo;
Homens – desinteresse da companheira em relação à atividade sexual.

O que acontece nesse descompasso é que o ciclo de resposta sexual do homem e da mulher são diferentes e somado a isso, se os dois não estiverem “sintonizados” na relação, sendo honestos consigo mesmos e com o companheiro, as expectativas geralmente resultam em frustração.”NAMORO frustracao

Será que se o casal conversasse sobre as suas expectativas, receios, interesses e desinteresses, não poderia ser mais feliz em todas as áreas do relacionamento? Seja na cama, seja nas atividades do dia a dia, seja na lide da casa, na organização com as crianças, etc?! Quando esperamos que a outra pessoa adivinhe o que nós estamos pensando ou querendo, já estamos pedindo para nos frustrarmos, ficarmos tristes e pensarmos que o nosso “plus one” não gosta verdadeiramente de nós porque “não nos conhece”.  Ao invés disso podemos dizer realmente o que queremos/esperamos e assim,  poupamos o nosso sofrimento e um desgaste desnecessário na nossa relação.

Como a Cris refere, “Somos singulares e nossas relações devem ser também. Dividir a intimidade com uma pessoa é diferente de dividir com outra. Deve-se, portanto, sempre respeitar os vínculos formados e as novas possibilidades de cada contexto. Uma regra muito significativa para um casal pode ser estranha para outro. Tal como o amor e o respeito, a honestidade e a percepção do outro são fundamentais para que uma relação seja saudável e prazerosa.”migo e tigo

Aproveite o dia dos Namorados, hoje, e o dia de Santo Antônio amanhã, para pensar que tipo de pessoa quer ser no seu relacionamento amoroso, que tipo de relacionamento você quer ter…e “dê um tempo” à expectativa 😉

Ah! E seja feliz, muito 😉 !!! E namore….muito!

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira
Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

7 Comentários to “Namoro e Expectativas”

  1. 24 de outubro de 2018 às 18:25

    Obrigado pela informação foi muito útil. Estou ansiosa para o seu próximo artigo, parabéns.
    Sthefany

    apaixonada por finanças e restrição interna,

    um abraço

  2. 26 de maio de 2018 às 18:26

    Excelente seu post. Já está marcado nos meus favoritos, irei recomendar para a redação do nosso jornal…

    Renata Araujo apaixonada por decoração e Cortinas para Sacada,.;.

Escreva um comentário

*