Frequência cardiaca – Aptidão cardiorespiratória

Para avaliarmos a nossa aptidão cardiorrespiratória, é necessário fazer um teste de esforço. Este pode ser feito na esteira/passadeira ou numa bicicleta ergométrica e sempre acompanhado de um médico.

Eu fiz numa esteira com um Cardiologista.  O médico fez um teste de esforço em que ia aumentado velocidade e inclinação. E eu ia correndo até ficar com os “bofes de fora”. Como diz a minha personal Danielle Facadio, “este teste permite a obtenção dos principais índices de limitação funcional cardiorrespiratória, o consumo máximo de oxigênio (VO2max) e o  limiar anaeróbio (LA), sabendo-se assim a frequência cardíaca máxima de esforço.” Basicamente, depois do teste ficamos sabendo qual a nossa FCM (frequência cardiaca máxima) para não nos dar um “piripaque”.  “Bofes de fora” valem mas “piripaques” não!

De resultados na mão, a Dani prepara os meus treinos. Sejam eles corrida, spinning ou musculação. “O objetivo é mensurar a intensidade do treino, melhorando seu autoconhecimento e permitindo uma organização de treino apropriada ao seu objetivo. Além de  manter seu treino com uma intensidade segura minimizando a ocorrência de prejuízos funcionais.”, diz a Dani.

Com estes resultados também podemos achar “o  limiar anaeróbio, que representa uma intensidade de esforço em que ocorre o estado estável do exercício. Isto possibilita a manutenção do exercício de longa duração, grande utilização de ácidos graxos (gordurinhas indesejadas) como energia e um aumento da aptidão física cardiorrespiratória.” Se isto não é incrível então não sei o que possa ser!!! Descobrirmos como funciona a nossa máquina é a melhor coisa que podemos fazer conosco próprios.

“Nota: O teste de esforço  com o Cardiologista é diferente da Avaliação Física. Ele avalia a sua frequência cardíaca máxima, para ser usada durante os exercícios físicos. Portanto, procure um profissional de educação física para saber qual usar com segurança.”

Obrigada Danielle Facádio, mais uma vez, por nos fazer entender a importância de cada etapa importante quando praticamos atividades físicas. E por cuidar do meu <3, do meu #coxãomole e por por o meu #bumbumnalua. 😉

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

Un comentário to “Frequência cardiaca – Aptidão cardiorespiratória”

  1. 12 de junho de 2014 às 07:53

    Vânia, está com uma barriguinha incrível…muitos muitos parabéns pelos resultados!!! E, claro, por essa força de vontade enorme!

    http://ocadernodeardnas.blogspot.pt/

Escreva um comentário

*