Academia e CâncerAcademia e Câncer

O #desafiovidasaudavel que lancei em Janeiro não veio do nada. Não implementei uma série de mudanças na minha vida sozinha. Fui, como sempre, em busca de profissionais que me auxiliassem nas minhas escolhas, com foco no meu objetivo. Nutricionista, cardiologista, endocrinologista e claro, educador físico, personal trainer. Afinal eu queria mais saúde, dar um “xô” nas gordurinhas e ganhar massa magra. Não queria uma dieta, queria um estilo de vida. E assim conheci a Dani Facadio (@danfacadio), na Cia Athletica, que  se tornou indispensável na minha vida. Entendeu-me de primeira e montou-me treinos que começaram a ter resultado muito rapidamente.

No 1o exercicio nem conseguia agachar...

No 1º exercício nem conseguia agachar…”pudim” “franga”!

Com a palavra a Dani: “Quando a Vânia me procurou para fazer o Programa de Resultados da Cia Athletica, veio com um brilho no olhar e uma história de coragem, e superação. Fiquei feliz em vê-la cheia de vida e vontade de retomar uma rotina saudável e ativa!  Mas nunca imaginei o tão assídua e dedicada ela ia ser. A meta era eliminar gordurinhas, modelar o corpo e voltar a ser como antes, eu diria até melhor que antes! Por que não!? Para toda a mulher, se cuidar é fundamental para autoestima, vontade de viver e qualidade de vida. Não é tão simples, após tratamento oncológico retomar a atividade física. Primeiro que tudo é necessário ter a liberação do médico. Pois de acordo com tipo de câncer e a fase do tratamento, é preciso ter alguns cuidados especificos. E ainda assim, após o tratamento tem que buscar um apoio profissional, de um Educador Físico, que se interesse em Atividades Físicas adaptadas! Segundo as diretrizes do American College no que toca a  Sports Medicine: O Câncer e a terapia para o câncer comportam o potencial de afetar os componentes relacionados à saúde da aptidão física (aptidão cardiovascular, força e endurance musculares, composição corpora, flexibilidade, marcha e equilíbrio). Em condições ideais os pacientes com câncer deveriam receber uma avaliação abrangente de sua aptidão, envolvendo todos os componentes da aptidão relacionada à saúde: História médica, exames físicos e os testes de laboratórios como hemograma completo, perfil lipídico e provas de função pulmonar. Os componentes recomendados pelo American College,  compatíveis com as recomendações da American Câncer Society são: de 30 a 60 min. de uma atividade física de intensidade moderada a vigorosa pelo menos 5 dias/semana. Com a liberação médica obtida antes, claro. Principalmente para exercícios vigorosos ter em atenção atenção a PA (pressão arterial) e a FC (Frequência cardíaca). Isto porque devem ser interrompidos no caso de serem observados sintomas incomuns (p.ex., vertigem, náuseas ou dor torácica). No caso da Vânia começamos um treino do jeitinho que ela queria e adequado a ela: Exercícios funcionais sem cargas, e alguns aparelhos para fortalecer grandes grupos musculares que estavam sem resistência. Uma “gelatina”,  um “pudim”, como ela dizia. O condicionamento Cardiovascular da Vânia também estava mais fraco e cansava-se rapidamente.vania castanheira e dani facadio No total eram 60 minutos de atividade já incluindo a caminhada. Começamos com exercícios mais simples e a cada troca de treino (2 meses em média) íamos progredindo e avançando! E com muito prazer vou participar do “Minha Vida Comigo” para contar um pouquinho do #desafiovidasaudavel da Vânia, com dicas de cuidados e atenção ao praticar atividades mesmo após tratamento com liberação médica!”

Danielle Facádio – Personal Trainer  – CREF

 

 

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

5 Comentários to “Academia e CâncerAcademia e Câncer

  1. Evandro
    4 de junho de 2014 às 17:18

    Sou testemunha do esforço diário e aplaudo de pé! Bravo, bravíssimo!

  2. 4 de junho de 2014 às 17:12

    Você é minha maior motivação!!!

  3. anacanomeira
    4 de junho de 2014 às 15:29

    Qualquer treino tem que ser com calma e tem o seu tempo.
    Parebéns pela persistência

  4. Alessandra
    4 de junho de 2014 às 13:21

    Vânia estou sonhando com meu retorno as atividades físicas, falta pouco logo após o Transplante q farei no próximo mês, e xô gordura de mim !! Você está linda Parabéns Beijos

    • 4 de junho de 2014 às 13:24

      Isso mesmo querida… Logo logo vc estara na ativa!!! O transplante vai ser so mais uma etapa

Escreva um comentário

*