Dicas para não engordar na quimioterapia

Continuando o assunto da relação entre a quimioterapia e o aumento de peso, hoje o profissional que fala é a minha querida nutri oncológica (que me acompanhou durante o tratamento), a Andrea Pinchelli que vocês já conhecem. Vejam as dicas. Ela é ótima.

“Os estudos científicos, demonstram que o ganho de peso durante o tratamento quimioterápico, se deve ao aumento da gordura e água corporais sem aumento massa muscular (Vânia comenta: sabe aquele efeito gelatina?!).

A causa do ganho ponderal durante a quimioterapia tem vários aspetos, como os descritos no post anterior aqui.

Em um estudo conduzido com mulheres submetidas a tratamento para câncer de mama, constatou-se que as mulheres que ganharam peso tiveram uma atividade física significativamente menor sem alteração na dieta. Apontam-se ainda como causas do ganho ponderal durante a quimioterapia as alterações emocionais associada a estresse psicológico, ao início da menopausa durante a QT, além do uso de corticoides.

Um outro fator que não pode ser esquecido seria a frequente associação de hipotireoidismo com câncer de mama, (presente em aprox. 16% das pacientes).

Como evitar então o ganho de peso durante a quimioterapia em mulheres com câncer de mama? Devem começar por um aconselhamento com nutricionista e com um programa de exercício físico.

Quanto à alimentação, é muito importante ter algum controle!

Seguem algumas dicas:

1. Faça um diário alimentar:

Registrando tudo o que comer e também o “porquê” de ter ingerido cada coisa. Estudos demonstram que o simples fato de registrar a alimentação (após um período de 30 dias) leva a uma perda de peso quando comparado aos indivíduos que não o fizeram, pelo simples fato de terem percebido os “porquês” e ganho um autocontrole em relação à comida;

2. Planeje suas refeições;

Não adianta querer manter bons hábitos, senão houver planejamento. Costumo comparar que quando precisamos de resolver qualquer coisa em nossas vidas planejamos, mesmo que seja minimamente, e assim não deve ser diferente na alimentação. Portanto planeje a compra, e assim envolva a sua rotina diária com a sua rotina de hábitos alimentares.

3. Mantenha sempre snack’s e/ou alimentos saudáveis na sua geladeira;

Tendo coisas saudáveis, prontamente fáceis fica mais fácil resistir as tentações!

4. Antes de comer algo que já sabe que não deveria estar fazendo PENSE: estou com fome? com vontade? vale mesmo a pena??? Se disser NAO a qualquer uma dessas respostas… não COMA. Se disser sim, coma mas não se martirize depois, não vale a pena. Aproveite.

5. Hidrate-se muito. Mesmo pensando já estar se hidratando, acredite, ainda pode ser pouco. Não faço uso de necessidade hídrica (contas por kg de peso, entre outros), pois pode estar muito longe da sua realidade e frustar-se… A primeira coisa a fazer é medir o quanto realmente esta ingerindo. Coloque o líquido em uma garrafinha graduada, e tente dia a dia, aumentar a ingestão. A sensação de fome muitas das vezes é confundida devido a falta de líquidos no organismo.”

Instagram e twitter: @minhavidacomigo)

Página do Facebook: https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo

quimioterapia engorda

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

3 Comentários to “Dicas para não engordar na quimioterapia

  1. Bettina Kligerman
    3 de agosto de 2014 às 00:13

    Oi Vania, achei seu site super instrutivo. Fui diagnosticada com câncer de mama em 12 de maio deste ano. Resolvi por uma mastectomia dupla pois ja tinha duas próteses e não queria passar esse sufoco de novo. Fiz a reconstrução imediata e coloquei um expansor na mama atingida por farei radio após a quimio. A quimio foi indicada por ter três linfonodos axilares totalmente comprometidos. Já fiz a ultima vermelha, fiquei careca, mas coloquei uma prótese bacana pois tenho dois filhos gemeos de 12 anos e queria amenizar o trauma, mas fiquei uma carequinha bem legal. Sou psicóloga, atleta amadora ( maratonista for fun) e moro no Rio de Janeiro com meus meninos. Começo a quimio branca em 10 dias. Já soube que tem o lance da retenção de líquidos e careca e gorda não dá!!!! Vc inchou muito? Eu já inchei na quimio vermelha por causa dos corticoides. Pedalo indoor em casa ao três vezes na semana e me alimento super bem, orgânicos, frutas e peixe pois nunca fui pé na jaca. Anda mais com o sabor alterado. Alguma outra dica. Chá de hibisco e 3 litros dagua ajudam a drenar. Desculpe a mensagem longa. Last question, nas brancas o cabelo aponta ou é lenda? Meu ciclo serão 4 quinzenais de dose densa. Radio um mês depois e seis meses depois a troca do expansor. Adorei seu blog, super sincero e informativo. bjs cariocas

  2. 28 de maio de 2014 às 07:05

    O interessante destas dicas é que são válidas para todas nós, carequinhas ou cabeludas!!!

    Ás vezes é mesmo difícil resistir à tentação…mas vou aderir ao diário alimentar xD Acho que é uma forma de fazer uma evidência das porcarias que como (uma evidência para além dos resultados das análises) xD

    Obrigada pelas dicas Vânia xD

    beijinho

    http://ocadernodeardnas.blogspot.pt/

  3. 27 de maio de 2014 às 22:07

    Realmente o crime não compensa, depois pra perder aja paciência.

Escreva um comentário

*