Carta ao Cateter

Querido amigo do peito,

Obrigada por você ter facilitado a minha vida.

Quando soube que iria ter que colocar um objeto dentro de mim, não achei nada legal. Iria ter um “plug” no meu peito, mais uma cicatriz, mais uma cirurgia, mais anestesia, mais dor, mais recuperação…e seria algo que não era natural. E tudo isto seria na véspera da 2a quimioterapia. Afinal iria estar menos forte para receber a 2a dose da “poção mágica”.

O nosso inicio não foi muito fácil. Você me machucou um pouquinho na primeira semana e durante um mês sentia “bem” a sua presença. Fiquei dolorida. No entanto, valeu a pena. Você me ajudou muito. Foram 15 quimioterapias em que você poupou as minhas veias. Deixou-me mais confortável para eu me poder “aninhar” enquanto recebia a “poção mágica”. Tive liberdade de movimentos e não sentia nada.  Apenas respirava fundo quando a enfermeira puncionava você. E quando tinha vontade de fazer xixi, era só avisar as enfermeiras. Uma delas tirava o aparelho da tomada e eu levava a quimioterapia, qual cachorrinho, que estava “plugada” em você, em mim. E depois, era voltar para a minha poltrona, voltar a aninhar-me, cobrir-me e….dormir. O sono da bela adormecida até a dose acabar.

Você esteve dentro de mim entre o dia 1 de Abril de 2013 e o dia 19 de Maio de 2014. Foi mais de um ano de relacionamento. Primeiro a cada 21 dias e depois semanalmente, você me ajudou. Quando a quimioterapia terminou (fim de Agosto) foi a minha hora de retribuir. A cada 40 dias ia “dar banho” em você. Voltava à temida (mas aconchegante) sala de quimioterapia para “limpar” você.  A enfermeira puncionava, tal como quando ia administrar a quimioterapia, tirava um pouco de sangue para ver se estava tudo funcionando direitinho e depois injetava o soro. Dava um “chuveirada” em você. Mas acabou. Não preciso mais de você e nem você de mim.

Obrigada por facilitar todo este processo. Hoje tiro você do meu peito e levo diretamente para uma gaveta. Sim, vou guardar como recordação de uma etapa da minha vida. Não vou esquecer você mas também não vou sentir a sua falta.

retirada cateter Bye bye Cateter.

Com carinho,

Vânia

Nota – veja a explicação do que é o cateter e de como funciona a quimioterapia com ele (tem video!!), neste post aqui: O CATETER. Acompanhem o Instagram (@minhavidacomigoe a página do Facebook(https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo)

 

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

22 Comentários to “Carta ao Cateter

  1. Marlene dutra
    3 de setembro de 2016 às 20:44

    Oi amiga .gostaria de saber se dúctal infiltrante grau 3 duplo negativo,termina o tratamento com herceptil,no meu caso 17.tomei 6 durante as químio branca ,fiz cirurgia deu tudo morto ,sem comprometimento da axila,tinha antes das químio dois centímetros quando terminei químio estava com 0.3. Meu médico do Sus,diz-que termina o tratamento com o herceptil..Minha pergunta se positivo para hormônio faz tratamento por 5 anos mais ou menos ,eu duplo negativo termina.NAO EXISTE MEDICAÇÃO PARA PREVENÇÃO AZQUEM É DUPLO NEGATIVO PARA HORMÔNIO.Li que volta em dois anos quem é duplo negativo. Me dá uma luz Vânia és tão culta e informada. Bjs

Escreva um comentário

*