Quimioterapia engorda?!

Recebo esta pergunta quase todos os dias nas minhas caixas de entrada: “Quimioterapia engorda? Como evitar? Não quero ficar gorda. o que é que eu faço?”

Saber que vamos ficar carecas já é um processo extremamente doloroso e sofrido. No entanto, os rumores de que a quimioterapia pode engordar, começam a atormentar as nossas “cabecinhas”, ainda com cabelo, sobre enfrentarmos os nosso maiores medos: ficar sem cabelo e gordas!

Eu sempre imaginei as pessoas em quimioterapia (vulgo com câncer pois hoje sei que existe uma diferença, mas o estereotipo é este) assim: carecas e muito, muito magrinhas e com a cabeça um pouco inchada. Nunca tinha associado a um possível aumento de peso. Até que tive a consulta com a nutricionista oncológica, a Andrea Pinchelli.

Perguntei-lhe se já que a quimioterapia matava todas as células em crescimento, se também mataria as da celulite e, assim, a quimioterapia ia ter um “efeito estético” em mim (esta sou eu procurando aspetos positivos até nestes momentos – precisamos nos agarrar a tudo!). Ela disse que não, que essas células a quimio não matava e que até poderia acontecer eu aumentar de peso, inchar e ter retenção de líquidos! (dentro da minha cabeça eu estava de olhos esbugalhados e sem respirar). Ela disse para não me preocupar com isso. Nós iríamos fazer de tudo para o meu peso se manter. Eu não poderia, de forma alguma, emagrecer, e também não convinha engordar muito. Mais 2 ou 3 kg eram aceitáveis mas grandes mudanças NÃO!!!

O meu pensamento foi “ai que eu não sei nada disto, não estou minimamente preparada! O que será que me vai acontecer!”.quimioterapia engorda? Mas vamos lá então esclarecer: Isoladamente, através dos quimioterápicos e dos anticorpos monoclonais, a QUIMIOTERAPIA NÃO ENGORDA. “O problema é que, em geral, essas drogas requerem outras medicações em simultâneo, por exemplo os corticosteroides ou antiinflamatorios esteroidais. Tais como, a famosa dexametasona (Decadron). Essa medicação, usada para quem faz Taxol ou Taxotere, pode, ao longo do tempo,  provocar aumento de apetite e retenção hídrica.” Esclarece-nos o Dr. Fernando Moura*, o meu Oncologista querido. “Outra coisa que acontece – continua o Oncologista – é o aumento do apetite ocasionado por ansiedade. Algumas pacientes em quimioterapia, por ansiedade, acabam aumentando a ingestão de alimentos (muitas vezes alimentos mais calóricos – doces e gorduras), o que resulta num aumento do peso.”

Eu que nem sou muito de frituras, tinha vontade de comer batatas fritas a toda a hora! Controlar a mente e os efeitos colaterais de tanta medicação não é fácil, mas é possível. Ter uma alimentação com orientação nutricional ajuda muito e, se necessário, procurar um acompanhamento psicológico ou de um Coach Médico.

Um dos truques que usei durante o período que tomava os corticoides semanais era quase não colocar sal na comida. Substituía por ervas aromáticas. A água mineral que tomava era apenas a Minalba ou a Bioleve. As águas com menos sódio do mercado. Controlava a vontade de frituras e doces, que baixam tanto a imunidade também. Tomava muito chá (gelado pois quente dava ânsia) de hortelã e hibisco. E punha gengibre em quase tudo.

Vamos aprendendo a lidar com as vicissitudes da vida. Hoje é um câncer, uma quimioterapia, e amanhã é outra coisa qualquer. A vida é assim, cheia de altos e baixos e só dependemos de nós para vencermos. Não adianta por a culpa na quimioterapia que engorda e sair comendo todas as “jacas” do supermercado. Se está numa fase vulnerável à retenção de líquidos, faça pequenas substituições na alimentação. Um aumento de peso muito grande num período tão frágil, diminui a sua autoestima e como consequência vem o desanimo e outras coisas piores. Lembre-se, é apenas uma fase e, de cada uma das fases da nossa vida, temos que tirar as melhores lições, os aspetos mais positivos, os aprendizados e crescer com eles. Mesmo quando parece que tudo é cinza e que não há nada de bom para aproveitar. Existe sempre! E depende de nós encontrar a “cereja” que vai enfeitar o nosso bolo.**

Beijo no coração.

*Dr. Fernando Moura – Especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC). Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cancerologia. Graduado em Medicina pela PUC de Campinas e doutor pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador e médico com atuação em vários Institutos de Oncologia e hospitais de São Paulo, como IBCC, Hospital das Clínicas (FMUSP – INCOR) e Instituto Avanços em Medicina, entre outros.

** Se quiser buscar esta e outras “cerejas” com a ajuda de um profissional, marque uma sessão gratuita comigo, aqui: Coaching Médico.e-mail-vania-2

Siga também:
Instagram e Twitter @minhavidacomigo
Facebook https://www.facebook.com/MinhaVidaComigo
Youtube https://www.youtube.com/user/vaniacastanheira

29 Comentários to “Quimioterapia engorda?!

  1. 24 de outubro de 2016 às 23:21

    Iae clã

    Eu não sou menina, sou menino e não quero engordar não, na verdade nem queria ter leucemia (lla) mas suave.

    Eu comecei o tratamento tem pouco tempo, to com a quimio vermelha (VINCRISTINA)

    Alguma dica pra queimar a caloria? Vou poder me exercitar?

    • 26 de outubro de 2016 às 15:38

      Olá Cleber,
      obrigada pela sua mensagem. Como você está passando com a sua quimioterapia? O que o seu médico diz em relação a se exercitar? Pela experiencia que tenho é que o exercício ajuda a passar melhor pelo tratamento, desde que nào seja exagerado pois a sua imunidade pode estar mais baixa.
      Beijinhos

      • 5 de novembro de 2016 às 21:49

        Linda noite Vânia. Minha quimioterapia é aquele filme de terror/comédia (sim eu acho muito engraçado, me lembra os gibis e filmes de heróis) porém tem dado super certo, minha medula tem sido bem legal comigo. E eu me informei e descobri que posso sim me exercitar mas não agora pois ainda estou um pouco frágil e com a imunidade bem baixa, porém logo logo estarei fazendo caminhadas matinais e algumas curtas séries de abdominais. E o seu tratamento? Como anda? Muita paz pra todas vocês ♥♥♥

  2. dagmara lapinha
    20 de agosto de 2016 às 11:54

    ola….bom dia….eu começo a vermelha na segunda feira….sei q o vilão vai ser o corticoide….mas tudo bem vamos lá neh…..rsrs….se me permite um comentário….essa foto da boneca normal e depois gorda eh muito impactante….chega até a deixar desanimada….desculpa é só uma observação….bjssss….e força a todas….vamos conseguir…..

  3. Fernanda Navarro
    7 de agosto de 2016 às 04:34

    Cha de Hibisco pode?

  4. Rute
    29 de julho de 2016 às 07:55

    Ola colegas guerreiras.
    Tenho alteração do BRCA1 e em janeiro, numa ressonancia de rotina descobriram um pequeno e malandro nodulo de 9mm que apareceu do nada em apenas 1 ano. Em fevereiro fiz a mastectomia bilateral com reconstruçao, e comecei a quimio em abril.
    Estou a terminar os tratamentos, mas os meus globulos brancos têm vida própria e estão sempre a pregar-me partidas ehehehehe

    Até agora já aumentei 10Kg!!!!! O pânico!!! O drama e o horror!!!!
    Faço uma alimentação bastante equilibrada, raramente como doces ou hidratos e todos os dias ando 8kms de bicicleta. E cada vez peso mais… :( :( :(
    Bem sei que é uma fase temporária e passageira mas incomoda. Ja não tenho roupa que me sirva ehehehehehe

    Primeiro foi o choque. Depois o cabelo. E agora o peso!!!

    Estou desejando que chegue logo o dia do ultimo tratamento!!!

    Beijos grandes para todas!

  5. Márcia Queiroz
    7 de maio de 2016 às 16:44

    Boa tarde meninas guerreiras.
    Atualmente também enfrento a quimioterapia “branca”.
    Tive câncer de mama e fiz mastectomia no final de novembro de 2015.
    Estou super bem. Passei pela quimio “vermelha” sem intercorrências.
    Cada um reage de uma forma. Não se deixem impressionar. Até agora só
    engordei só 1,5kg. Faço caminhada e Zumba. Saio com amigos e familiares e
    faço faculdade. Minha vida social permanece praticamente a msm. Não desanimem
    e mantenham a cabeça boa. Nossa maior aliada!!Ainda,faltam 8 seções da branca pra,eu terminar, depois radioterapia e por fim a reconstrução mamária. Uso uma linda peruca, feita com meus próprios cabelos
    , pois eram longos.Minha peruca tem nome:
    Cinderela.Meus cabelos já estão crescendo desde a 4° seção da quimio vermelha. Estou feliz e faço todos ao meu redor estarem felizes comigo. Não admito tristezas ou sentimentos de pena.
    Espero que todas fiquem bem também. Cuidem da cabeça e da alimentação. Bjs pra todas
    Espero que meu relato ajude também.

Escreva um comentário

*